10 Vantagens ao terceirizar os serviços de marketing digital


Posted by: admin on 21 de maio de 2019 | No comments

O marketing já existe há mais de 50 anos. Mesmo assim, temas que já foram debatidos várias vezes – e podem se encontrar muitos casos de sucesso – ainda enfrentam muitas resistências. Terceirizar serviços de marketing digital é um dos temas polêmicos.

Mas não deveria ser assim. Isso porque a soma de experiências adquiridas ao longo do tempo se tornou benéfica. O que se pode aceitar é quando uma empresa está em estágio bem inicial (por exemplo, startups) e não tem verba para contratações. Nesse caso, analistas de marketing assumem todas as atividades técnicas até que a empresa cresça um pouco mais.

Neste post, ressaltamos as vantagens de trabalhar com profissionais terceirizados. É uma relação de ganha-ganha. Até para a evolução do mercado essa troca é benéfica.

Confira, a seguir, dicas para aproveitar os serviços contratados externamente.

10 vantagens ao terceirizar os serviços de marketing digital


1 – Produtividade

Um dos principais benefícios ao se buscar apoio externo é tornar sua equipe de marketing mais produtiva. Ao contratar um freelancer ou uma agência, os profissionais internos podem ganhar mais tempo para pensar na estratégia, entregar melhores planejamentos, mais criatividade nas campanhas e atenção nos resultados.

2 – Otimização de custos

Para aqueles que não tem muita experiência em marketing, parece que internalizar as tarefas técnicas (design, conteúdo, programação etc.) é uma boa idéia. Mas, como descrito no tópico anterior, quando se terceiriza, sobra mais tempo para ser estratégico. Com o tempo, os custos externos vão diminuindo e os resultados vão aumentando.

3 – Profissionais especializados

Certamente, em sua equipe, você não tem o melhor redator da cidade; ou o melhor designer de peças criativas; ou ainda um desenvolvedor de websites/aplicativos, concorda? Mas isso é um problema? Não. Você encontrará esses profissionais especializados altamente qualificados em agências digitais ou freelancers.

4 – Eficiência

Se você tem bons analistas, coordenadores, gerente e diretor de marketing. Provavelmente, os mesmos escolherão as melhores agências e/ou os melhores freelancers. Isso, consequentemente, torna toda a sua atuação em marketing mais eficiente. Cada um fazendo o seu melhor e todos direcionados.

5 – Escalabilidade

Um dos induzimentos da terceirização é a possibilidade de se produzir mais com menos investimento. Claro, esse é estágio posterior. Porém, quando se tem profissionais escalados nas posições certas, o processo fica mais ágil e escala se torna, até, natural.

6 – Foco nos resultados

O marketing desde que nasceu é cobrado por gerar resultados. Agora, entretanto, os envolvidos podem comprovar as métricas que proporcionam e impactam diretamente no negócio. Tanto o cliente-contratante quanto o fornecedor-contratado de marketing podem e devem comprovar o ROI (retorno sobre investimentos).

7 – Contratação e uso corretos de softwares

Estima-se, hoje em dia, que as áreas de marketing gastam mais com softwares de marketing digital do que, propriamente, em campanhas publicitárias. O que se vê, no entanto, é o uso incorreto dos mesmos. Agências digitais e profissionais especializados trabalham com vários tipos de softwares, eles pode. Ser fundamentais na escolha da adoção da solução ideal para o seu negócio.

8 – Conhecimento

Talvez, essa seja a vantagem que se dê menos atenção por ser, muitas vezes, imperceptível. Mas pessoas de fora da empresa, trazendo novas experiências e informações, são responsáveis por refrigerar o conhecimento e trazer muitos insights estratégicos.

9 – Benchmarking

Outra facilidade que se obtém ao ter contato com outras pessoas, é o recebimento de informações de experiências vividas por outras empresas que lhe ajudarão a tomar melhores decisões. Além disso, é possível que fornecedores conecte clientes para se falarem.

10 – Impacto no modelo de negócio

Os melhores casos de relação entre contratado e contratante são aqueles que ambos estão abertos às novas idéias. Já vimos várias empresas (principalmente, as pequenas e médias) modificando as suas ofertas após contribuição de sua agência ou do seu consultor. E, por outro lado, agências que, ao serem forçados por seus clientes para entregar novos tipos de serviços, também se reestruturaram. Ou seja: uma relação de ganha-ganha o tempo todo.


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