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Como usar o brainstorming no dia a dia da agência

11 de outubro de 2017


Você sabe mesmo o que é brainstorming? Pode parecer um conceito óbvio e “batido”, mas essa ainda é uma das principais ferramentas utilizadas por empresas de sucesso, pois assim como os 4Ps, que são a base da teoria do Marketing, o brainstorming é a base das dinâmicas do setor.

O que se vê, porém, é o brainstorming sendo realizado equivocadamente e até subutilizado por muitas empresas. Esse recurso pode e deve estar presente no dia a dia das equipes, principalmente nas agências, que “respiram” criatividade e novas ideias.

Vem com a gente, pois vamos te contar como incorporar essa técnica diariamente para a criação de peças e projetos ainda mais criativos e autênticos.

O que é brainstorming?

Essa palavra em inglês significa “tempestade de ideias”. Isso você já deve saber. O que nem todo mundo sabe e entende – e é aí que reside o principal mau uso da técnica – é que não se resume a isso: “conceber várias ideias”.

A propósito, o correto é brainstorming ou brainstorm? Você já deve ter visto as duas formas de escrita. Esclarecendo: brain = cérebro e storm = tempestade. O substantivo brainstorm, quando no estado da ação, leva o gerúndio –ing no final, se tornando brainstorming. 

O conceito foi proposto originalmente pelo norte-americano Alex Faickney Osborn, em 1939 e, de acordo com o publicitário, o braintorming não foi criado para ser apenas uma “chuva de ideias”, mas sim para atacar um problema, ou seja, descobrir uma solução para determinada situação por meio de uma colaboração criativa.

Neste momento, começamos a entender como ele deve ser realizado corretamente.

Como NÃO realizar brainstorming na minha agência?

Vamos primeiro falar sobre como não fazer até para você se certificar sobre os principais erros cometidos:

  • Condenar ou julgar ideias propostas;
  • Pedir as ideias e não registrá-las;
  • Dar brechas para discussões ou discursos longos dos participantes;
  • Interromper a dinâmica por qualquer distração (o fluxo criativo é consequentemente comprometido);
  • Não levar as ideias propostas adiante.

Como realizar um brainstorming INFALÍVEL na minha agência em 7 passos

A premissa para a dinâmica é que todos entendam realmente no que consiste a técnica e quais são as regras. Veja abaixo as principais:

  1. Defina o objetivo da dinâmica: qual é o tema em questão e por quê (qual problema estão buscando resolver) todos devem estar presentes? Deixe esses pontos  muito claros;
  2. Peça para a equipe se preparar: realizar leituras sobre o assunto, reflexões e uma imersão no universo em questão;
  3. Crie uma atmosfera favorável para a realização da dinâmica: um lugar longe de distração, arejado, descontraído e confortável é essencial. Dica: fazer ao ar livre ou em uma sala decorada ou de descompressão garante melhores resultados;
  4. Estabeleça um tempo máximo;
  5. Nenhuma, novamente, NENHUMA ideia pode ser descartada ou julgada;
  6. Registre tudo o que foi falado (conte com um facilitador para essa função);
  7. Realize um plano de ação após o evento e mostre à equipe como as ideias evoluíram e foram aproveitadas.

Sempre que for iniciar um projeto para seus clientes, pondere a necessidade de realizar um brainstorming. Busque uma equipe heterogênea para participar. Quanto mais diferenças nos modos de pensar, maiores as chances de se alcançar a solução ideal!

 

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