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Como criar e-mail marketing com alta taxa de abertura e cliques

6 de junho de 2017


Você já deve ter visto esse filme antes: cria um e-mail marketing com todo o carinho, envia para a base, palpitação no coração para ver o resultado e… nada! Taxas de abertura bem baixas e, mesmo aqueles que deram uma moralzinha para a comunicação do seu cliente, não se sentiram interessados para clicar no link.

E nem dá para jogar a ‘culpa’ no seu cliente dizendo que ele que quis assim, sabe por quê? O Marketing Sherpa, empresa especializada em pesquisa de comportamento digital, conduziu um estudo que estima que 7 a cada dez consumidores apontam o e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

Dados de mercado também indicam que um e-mail é 40 vezes mais efetivo para a aquisição de novos clientes do que redes sociais (como Facebook e Twitter). Se os consumidores desejam ser contatados por e-mail, mas se a sua taxa de abertura e cliques estão aquém, dá para imaginar onde está o problema?

Um produto pode ser o melhor, ou um serviço ser o mais incrível, mas se a sua estratégia de e-mail marketing não for bem estruturada, não há nada que ajude o seu resultado a ser melhor!

Em outras épocas, encontrar o melhor caminho era bem difícil. Mas hoje em dia graças a softwares de automação de marketing digital de ponta, que oferecem demonstrações gratuitas a empresas e agências, saber o caminho das pedras ficou ainda mais fácil.

De olho nessas práticas, listamos 3 características essenciais que tornam a sua comunicação por e-mail marketing ainda mais efetiva (e com resultado comprovado). Vamos a elas!

 

3 características essenciais para o e-mail marketing

 

1. Seja direto e honesto

Na ansiedade de ser lembrado pelo cliente, há marcas que ficam lotando a caixa de entrada ou não sendo claras na forma de se comunicar com o cliente. Por isso, utilize esse recurso de forma inteligente e clara, para que o cliente tenha, já a partir do assunto, uma real ideia sobre o conteúdo.

Nada de estratégia 171! Ou seja: aquela que manda um título matador, para caçar cliques, e o conteúdo não tem nada a ver ou não tem qualidade. Honestidade e respeito ao consumidor é a prática número 1 de qualquer empresa que deseja aumentar a taxa de abertura e cliques do e-mail marketing. Deixe isso bem claro para o seu cliente quando for montar a estratégia de e-mail marketing.

 

2. Pense bem no assunto

Indicadores do mercado dão conta de que 35% dos destinatários abrem um e-mail levando em conta somente o assunto, ou seja, a chamada que chega na caixa de entrada. Nesse sentido, é preciso que seja uma frase curta e poderosa para que fisgue a atenção do leitor, entre tantos comunicados que ele pode receber.

Há dois caminhos que pode ajudá-lo nisso:

  • Uso do ponto de interrogação: trazer uma pergunta pequena e bem impactante, acrescentando o ponto de interrogação pode ser um meio eficaz para fisgar a atenção de seu cliente.
  • Elementos que diferenciem o título: outra estratégia que pode colaborar, se usada com moderação, são os elementos antes da frase, para destacá-lo ‘no meio da multidão’ de mensagens. Algumas possibilidades:
    • => Já se emocionou com esse vídeo?
    • // Já se emocionou com esse vídeo?
    • >> Já se emocionou com esse vídeo?

 

Afinal de contas, você tem de 3 a 4 segundos para chamar atenção do seu destinatário, conforme indicam estudos de comportamento de internautas na caixa de entrada.

 

3. Seja breve e agradarás

Numa sociedade com cada vez menos tempo, nada de textão no seu encaminhamento. No corpo do e-mail é essencial captar a atenção dele para o botão que vai levá-lo a uma página específica de conversão (como as landing pages, tema recorrente aqui no blog). Comunique de forma clara seu objetivo, agradeça e convide seu cliente a clicar no botão que encaminhará sua estratégia.

Importante: fuja do “clique aqui” como redação do botão. Segundo práticas de mercado, esse texto é o que atrai a menor taxa de cliques para o botão.

Alie essas três estratégias para estruturar seu e-mail marketing junto a templates incríveis e a layouts modernos, que se adaptem ao formato mobile. Afinal de contas, mais de 80% dos usuários dizem abrir a caixa de entrada em dispositivos móveis. Na hora de fazer testes, não ignore esse comportamento.

Boas ferramentas de automação de marketing digital darão a liberdade, inclusive, para você realizar testes A/B, variando assuntos ou estrutura de e-mails, para que compreenda qual formato melhor se adequa ao seu público.

 

Dica adicional: conteúdo dinâmico

Assim como em Landing Pages, na SharpSpring você consegue configurar o conteúdo dinamicamente nos e-mails. Você quem decide qual a imagem e/ou conteúdo aparecerá para o lead. Basta configurar na edição do e-mail marketing, o que deseja apresentar no corpo da mensagem. Esse tipo de recurso tem impacto direto no aumento das taxas de conversões.

 

Demonstração

A SharpSpring permite que você crie templates de e-mail 100% personalizados, permitindo que você mostre a customização como um diferencial da sua agência.

 

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