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Como diferenciar sua Agência no mercado

12 de março de 2021


Hoje em dia, investimento em tecnologia, antecipação às tendências e um alinhamento profundo da sua marca com o perfil dos consumidores são elementos até que batidos para ser uma empresa de destaque. Mas, então, como diferenciar sua agência no mercado se a maioria está fazendo a mesma coisa?

Nós acreditamos que aí é que reside o aspecto mais elementar da questão: justamente, como fazer isso.

Neste post, vamos explicar um pouquinho a respeito das melhores práticas para colocar-se à frente da concorrência desenvolvendo a sua marca em múltiplas frentes simultaneamente. Confira!

Como diferenciar sua agência no mercado?

Atualmente, não vivemos mais em um momento de transição do analógico para o digital. Mas ainda nos deparamos com conceituações equivocadas a respeito dessa transformação digital tão necessária.

Bom exemplo disso é a insistência de empresas em acreditar em algum tipo de fórmula mágica que pode ser replicada em todos os clientes, da mesma maneira. E isso está longe de ser o diferencial do marketing digital.

Não tem essa de oferecer soluções padronizadas, mas de entregar soluções que agreguem valor àquela empresa em particular. Pois todo negócio tem as suas próprias características, necessidades e objetivos.

É seguro dizer, então, que o mercado em geral é mal educado para vender soluções padronizadas.

Aí, você só precisa perguntar o que um cliente em particular realmente deseja. Ou mesmo ir um pouco além e questionar os seus problemas, as soluções que ele tem para oferecer, o que ele busca com as estratégias de inbound marketing etc.

Com as respostas, você pode já perceber que grande parte das suas soluções engessadas apenas agregaram mais rigidez à tentativa de aprender como diferenciar sua agência no mercado.

Mas é claro que esse pensamento dedicado não é o único meio para alcançar um resultado positivo — como veremos adiante.

Entenda o inbound marketing

Agências, especialmente, têm que entender o DNA do seu negócio. Se vão trabalhar com inbound marketing, esse serviço tem que estar plenamente compreendido e envelopado em cada parte do trabalho desenvolvido para os seus clientes.

Pois isso é o grande meio para saber como diferenciar sua agência no mercado: especializar-se a ponto de ter uma solução focada em cada cliente, e da melhor forma possível.

“O inbound é um processo de vendas que inclui CRM, marketing de permissão, branded content, marketing de conteúdo e outras fontes. O inbound serve para processos de decisão complexos: produtos difíceis de comprar, de alto valor agregado ou que envolvem decisões complexas.”, aponta Rafael Rez, especialista em marketing. Perceba como a estratégia, como um todo, vai muito além da simples produção de conteúdo ou de um calendário editorial em redes sociais aleatórias.

Tenha soluções, e não pacotes de serviços

Outro ponto relevante, nesse assunto, é aquele já mencionado no início do artigo. Não existe uma equação matemática simples que leve as agências ao sucesso com os seus clientes.

Por outro lado, existe um pavimento de sustentação, no inbound marketing, que deve ser trabalhado e então repensado dentro da realidade, das características e dos objetivos de cada um dos seus consumidores.

Não à toa, assim gera-se experiências mais positivas e que repercutem, posteriormente, no valor agregado da sua marca. O que também compõe a reputação e a imagem de autoridade que o seu negócio pode transpirar no mercado.

Para tanto, vale a pena entender quais são os principais meios para começar a distanciar-se das empresas que oferecem “mais do mesmo”. Veja só as nossas orientações nesse sentido:

  • entenda qual é o core da sua empresa;
  • identifique, no mercado, as necessidades, os objetivos, as objeções e os problemas enfrentados pelo seu público-alvo;
  • mapeie toda a jornada de compra do seu ICP (sigla para perfil do consumidor ideal);
  • estabeleça uma solução para esse (ou esses) problema(s). Veja que, aqui, nem toda solução atende pelo nome de “inbound marketing”.

Deu para entender, aqui, porque um pacote de serviços rígido não é recomendado? Às vezes, o SEO é só uma pontinha de uma grande estratégia a ser desenvolvida. Em outras, o marketing de conteúdo é o único elemento que o seu cliente não precisa naquele momento em particular — ou porque ele já desenvolve algo nesse sentido por conta própria.

Aprender como diferenciar sua agência no mercado tem muito a ver com empatia, ouvir o cliente (e clientes em potencial) e em compreender como os seus serviços podem ser, efetivamente, uma solução.

Ao aplicar isso, a receptividade do mercado já pode servir como um impulsionador da sua reputação.

E quanto melhor (e personalizada) as soluções desenvolvidas, melhor vai ser a resposta do mercado como um todo para acomodar a sua empresa como referência e autoridade em inbound marketing.

Como dar o primeiro passo para ser uma agência diferenciada?

Como deve ter dado para perceber, a sua agência tem que ser tão dinâmica quanto o próprio mercado para atender às demandas do seu público-alvo. E isso também significa estar em contato com novos conhecimentos de maneira constante.

Por isso, para você que ainda deseja se aprofundar nos meios para saber como diferenciar sua agência no mercado, fica aqui o nosso convite: fizemos um webinar com Rafael Vez — que emprestou algumas aspas para este artigo — que trata justamente sobre essa questão.

Agora que você já sabe os meios sobre como diferenciar sua agência no mercado, quer ver como isso ocorreu na prática? Temos um case que mostra o passo a passo realizado por um de nossos parceiros, e como isso foi possível. Basta clicar aqui para assistir o webinar na íntegra e gratuitamente!

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