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Guia para desenvolver o planejamento estratégico de marketing para 2024

24 de janeiro de 2024


Você já pensou no que fará diferente no seu marketing este ano para destacar a sua marca no mercado?
À medida que a era de inovação e agilidade no marketing se torna cada vez mais presente, o sucesso do seu negócio em 2024 dependerá em grande parte do quão bem você planeja e executa suas estratégias de marketing.
Pensando nisso, criamos um guia completo para te ajudar no desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente, para que você e o seu time possam realizar todos os projetos que tem em mente.
Neste artigo, você encontrará um passo a passo, que vai te ajudar com dicas práticas, para que você esteja preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades.
Com ele, você poderá organizar suas ideias, estratégias e metas de forma clara e eficiente, estabelecendo um processo estruturado para o sucesso das suas ações de marketing neste ano. Vamos começar?

Passo a passo para desenvolver o planejamento estratégico de marketing

1. Alinhe marketing e vendas com metas comuns

A colaboração entre marketing e vendas é o que garante o sucesso das estratégicas tanto de vendas, quanto de marketing. Cerca de apenas 24% dos profissionais de vendas veem um forte alinhamento entre esses departamentos.
Para quebrar essa barreira, é fundamental envolver as equipes com objetivos alinhados, aumentando a eficiência e garantindo que todos estejam trabalhando na mesma direção.
Sarah Franklin, Ex-CMO da Salesforce, observa:

“Para ter sucesso em marketing, é essencial entregar resultados tangíveis em termos de pipeline e receita.”

Para alinhar efetivamente marketing e vendas, ambas as equipes devem:
  • Estabelecer indicadores claros, como faturamento ou contratos assinados, para que todos sigam o mesmo objetivo.
  • Alinhar-se sobre quem é o cliente ideal para direcionar melhor as ações de marketing e vendas.
  • Compartilhar os objetivos da empresa com todos para manter o foco e a responsabilidade de cada um.

2. Realize uma revisão de marketing

Faça uma revisão completa das atividades de marketing dos últimos anos. Seja o mais minucioso possível: analise anúncios, campanhas, eventos, parceiros, disparos de e-mails, redes sociais, abordagens, feedbacks, etc., e avalie o que foi eficaz. Isso proporcionará uma base sólida para a construção das suas próximas estratégias.

3. Defina metas viáveis

Estabeleça metas ambiciosas, mas alcançáveis!
Preencher a lacuna entre o estabelecimento de metas e a implementação é essencial para o sucesso do marketing – e os líderes podem resolver isso definindo metas de campanhas que sejam realizáveis.
Uma das formas de criar metas inteligentes é utilizando os Objetivos e Resultados-Chave (OKRs), que combinam metas com indicadores mensuráveis de progresso.
Os OKRs seguem este modelo simples, mas flexível: “Eu irei [objetivo] conforme medido por [resultado principal]”. Aqui, o objetivo é a meta que você deseja alcançar, e o resultado principal é a métrica que você vai utilizar para medir o progresso.

4. Faça uma pesquisa de mercado

O objetivo da pesquisa de mercado é entender a imagem realista do seu negócio, da comunidade em que você atua e da sua posição atual nessa comunidade.
Com a pesquisa, você pode fazer projeções bastante precisas sobre o crescimento futuro da comunidade, identificar fatores competitivos e explorar oportunidades não tradicionais.
Sua pesquisa pode até trazer à luz de algumas áreas de melhoria na sua empresa, bem como soluções que você pode implementar imediatamente.
Esta etapa costuma ser a mais demorada desse processo, mas é também uma das mais importantes. É a partir dela que você será capaz de descobrir o que sua empresa faz melhor e no que você precisa melhorar, quais são as necessidades da sua comunidade, quem o seu negócio deve atingir e como você deve fazer isso.

5. Defina seu público-alvo

Com a ajuda de sua análise de pesquisa de mercado, você poderá identificar o seu público-alvo, que é o segmento específico para o qual você direcionará seus esforços de marketing.
Pode ser um grupo etário, localização geográfica ou necessidades específicas. O objetivo é alcançar aqueles que o seu negócio pode beneficiar e servir melhor.
O grande acerto do marketing está em atingir o público que o seu negócio pode atender melhor do que a concorrência – e comunicar isso de forma criativa e consistente para esse público.

6. Estabeleça um orçamento

Antes de decidir quais estratégias de marketing deseja implementar para atingir os seus objetivos, você precisa analisar o financeiro do seu negócio e definir um orçamento de marketing.
As atividades iniciais podem ser mais custosas, mas algumas das melhores estratégias de marketing podem ser de baixo custo, ou em alguns casos, até zero.

7. Desenvolva as estratégias de marketing

Com seu orçamento definido, você pode começar a desenvolver as estratégias de marketing específicas que atenderão aos seus objetivos, atingirão seu público-alvo e construirão/aumentarão sua base de clientes.
Lembre-se: foque suas estratégias em como a sua marca pode ajudar o cliente.
Destaque como os seus diferenciais podem tornar a vida do consumidor mais fácil, melhor ou como pode ajudá-lo a resolver um problema.

8. Crie um cronograma para executar as ações de marketing

Desenvolva um cronograma que mostre quais ações de marketing serão realizadas, quando e por quem.
O cronograma também deve incluir o custo de cada ação de marketing e como ela se enquadra nas estimativas orçamentárias para o período.
Ao criar o cronograma, considere cuidadosamente como as atividades afetarão as operações práticas atuais e se existem recursos suficientes (como pessoas, tempo e dinheiro) para realizar as tarefas necessárias.
Em alguns casos, pode ser necessário reduzir a lista ou adiar algumas atividades. Em outros casos, talvez seja melhor prosseguir com a implementação total do seu plano.
Se você deseja implementar totalmente o plano, mas não dispõe de recursos humanos, considere contratar uma empresa especializada para te ajudar a coordenar as atividades de marketing.
O cronograma de implementação te dará uma base para monitorar o progresso do seu plano de marketing.

9. Estabeleça um processo de avaliação

O valor de um plano de marketing é a sua eficiência, que requer uma implementação muito bem feita, monitoramento e avaliação dos resultados.
É importante medir seus resultados em relação aos padrões que você estabeleceu ao criar as suas metas.
Revise seu plano periodicamente (recomendamos bimestralmente – mas pode variar de acordo com a sua atividade) comparando seu progresso com o cronograma de implementação.
Existem várias maneiras de medir os resultados do seu progresso: pontuações em pesquisas, aumento de receita, novos clientes e feedbacks.
Se a qualquer momento você perceber que o progresso não corresponde às suas expectativas, você precisa determinar o porquê.
As ações – e mesmo as estratégias e objetivos – do plano de marketing não podem ser escritas em pedra!
Ao monitorar e avaliar regularmente cada ação, você sempre poderá mudar e experimentar novas abordagens conforme entender necessário.

10. Mantenha as equipes responsáveis

Definir, comunicar e monitorar metas é uma coisa, mas como garantir que o trabalho permaneça no caminho certo depois da distribuição pelo time?
Manter as equipes alinhadas e focadas nas metas estabelecidas ​​é um dos maiores desafios quando se trata de delegar trabalho, mas é possível com um pouco de estrutura.
Aqui estão algumas dicas que você pode usar para gerenciar pessoas, tarefas e prazos:
Metodologia Kanban: é uma excelente forma de garantir que as tarefas e projetos estejam progredindo conforme planejado. O Kanban ajuda a visualizar o panorama geral, limitar o trabalho em andamento e maximizar a eficiência (ou fluxo). Veja como fazer na prática:

1. Configuração do Kanban:

Crie um quadro para cada projeto ou campanha de marketing. Defina colunas que representem diferentes estágios do processo, como “Backlog”, “Em Progresso”, “Revisão” e “Concluído”.

2. Criação de cartões de tarefas:

Cada tarefa deve ser representada por um cartão. Os cartões devem conter descrições detalhadas, prazos e responsáveis. Inclua etiquetas para categorizar as tarefas por tipo, urgência ou qualquer outro critério relevante.

3. Gestão visual e controle de fluxo:

Mova os cartões através das colunas à medida que o trabalho progride. Utilize limites para o número de tarefas em cada coluna para evitar sobrecarga e garantir foco.

4. Atualizações e monitoramento constante:

Realize reuniões periódicas para revisar o Kanban e atualizar o progresso. Incentive o time a atualizar seus cartões regularmente.

5. Integração com outras ferramentas:

Se necessário, integre o Kanban com outras ferramentas e sistemas que a equipe está usando, como ferramentas de automação de marketing e CRM.
Para implementar a metodologia Kanban você pode utilizar ferramentas como: Trello, ClickUp, Bitrix, Notion e Jira, que possuem suas versões mais básicas de forma totalmente gratuita.
Teste e comprove!
Com o Kanban o gerenciamento do dia a dia fica muito mais fácil, e proporciona uma visão clara do andamento dos projetos, garantindo que cada membro da equipe esteja alinhado e contribuindo para o sucesso dos projetos.
Esperamos que este guia tenha tornado o seu caminho mais claro para estabelecer metas, alinhar sua equipe, entender seu público-alvo e muito mais.
E para te ajudar a colocar em prática tudo o que planejou, você pode contar com a Constant Contact Lead Gen & CRM. Uma plataforma completa e intuitiva que oferece as ferramentas necessárias para implementar, gerenciar e analisar suas estratégias de marketing com eficiência e precisão.
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