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Guia completo da automação de marketing com Neil Patel

21 de fevereiro de 2021


Faltava um guia completo de automação de marketing na sua vida? Então, já pode salvar este artigo nos seus favoritos e tê-lo sempre à mão para entender as melhores práticas sobre o assunto!

Nos tópicos abaixo, vamos estabelecer um paralelo com as dúvidas mais comuns dos usuários, além de desenhar uma estratégia de alto impacto e todas as questões pertinentes à automação.

Boa leitura!

Dúvidas respondidas neste guia completo de automação de marketing

De acordo com o próprio Neil Patel — uma das principais referências em marketing digital —, a “automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online”.

Só que muita gente acha que o trabalho apenas significa substituir o trabalho humano por um processo automatizado. E você deve saber que não é bem por aí, né?

Afinal de contas, é importante ter objetivos, ferramentas, recursos e conhecimentos para avaliar os resultados obtidos, não é simplesmente apertar um botão e acionar o piloto automático.

Essas são algumas das ações que podem ser enriquecidas com o auxílio do nosso guia completo de automação de marketing:

  • identificação de visitantes (anônimos ou não);
  • rastreamento das atividades de cada lead nas suas páginas;
  • entrega de mensagens personalizadas de acordo com a jornada de compra para nutrir seus leads;
  • coleta de dados e insights em tempo real;
  • otimização contínua do seu ROI do marketing.

E é isso o que veremos nos próximos tópicos deste guia completo de automação de marketing: os meios para potencializar esses recursos e garantir total alinhamento aos seus objetivos.

Benefícios da automação de marketing

Para começar, vale apontar os pontos positivos dessa prática. Entre eles, a automação de marketing gera dados precisos para o marketing nutrir seus vendedores e, assim, fechar mais acordos. E vice-versa, uma vez que o departamento de marketing vai receber feedbacks e ajustar, continuamente, suas estratégias.

Além disso, sobra mais tempo para ações analíticas e estratégicas, ocupando-se menos da análise crua de dados.

O guia completo de automação de marketing para melhorar o trabalho da agência

Primeiramente, é importante considerar a integração dos setores — especialmente, marketing e vendas —para investir em automação eficientemente.

De maneira complementar, dá para considerar o primeiro passo nesse tipo de solução quando você já tem uma persona definida, sua estratégia de conteúdo já foi desenhada e implementada e leads estão sendo atraídos e nutridos por meio de suas outras estratégias.

No entanto, vale reforçar esses processos. Vamos ver?

Criação da buyer persona

Entreviste os seus clientes, avalie quais foram as objeções que impediram uma venda e mapeie a jornada dos consumidores por meio de telefonemas ou envios de formulários. Esses são os principais elementos para dar o primeiro passo rumo à automação de marketing.

Compreendendo a jornada de compra

Em seguida, é importante avaliar todo o processo de compra dos clientes. Entender as rejeições, os desafios e os obstáculos que os impede de entrar em contato rapidamente com o seu tipo de solução.

Com isso, é mais fácil delimitar as estratégias de conteúdo, bem como o calendário editorial — que são elementos-chave desse processo.

A partir daí, é mais fácil atender às demandas geradas pela sua audiência ideal, estando sempre por perto independentemente de onde ela esteja em sua respectiva jornada de compra. E, claro, com a automação de marketing esse trabalho é feito com muito mais qualidade, precisão e agilidade.

Definição dos canais de aquisição

Hora também de avaliar quais são os melhores canais de aquisição a serem usados. Na automação de marketing e nas estratégias digitais de conteúdo, isso é fundamental para que você não esteja “falando sozinho” enquanto a concorrência dialoga efetivamente com o seu público.

Por isso, analise bem quais ferramentas são aquelas mais usadas e consumidas pela sua persona e concentre os seus esforços dentro delas.

Exemplos práticos

Para ficar um pouco mais claro como a automação de marketing vai se desenrolar no seu dia a dia. Vamos imaginar um exemplo em que você precisa entender melhor o comportamento dos usuários.

Para isso, soluções de automação conta com um recurso imprescindível, que é o lead score.

Por meio dele, a plataforma ranqueia os seus leads de maneira que fique mais fácil visualizar o momento em que cada um deles se encontra na sua jornada de compra. E com o calendário editorial e as estratégias de definidas, os melhores conteúdos são direcionados para eles, seja via e-mail, redes sociais ou por meio do disparo de conteúdos ricos, como e-books.

Além disso, o lead score oferece insights interessantes, como a visualização de quais leads ainda precisam de nutrição antes de serem abordados pela sua equipe de vendas. É um grande caso de análise estratégica para potencializar a venda e fazê-la acontecer no momento certo, de maneira orgânica.

De maneira complementar, dá para considerar o uso de recursos de segmentação avançada para estar sempre ao alcance de diferentes perfis de públicos conforme seus objetivos. É possível, por exemplo, filtrar destinatários mais ativos e receptivos a determinado tipo de comunicação.

Ou, até mesmo, criar listas de contato específicas de acordo com as interações prévias dos leads. Dessa maneira, fica muito mais eficiente a sua comunicação com cada cliente em potencial e também com os consumidores mais assíduos.

Com isso tudo, deve ter dado para perceber, em nosso guia completo de automação de marketing, que esse tipo de solução contribui, na verdade, com um processo contínuo de avaliação do comportamento dos usuários, e como isso pode se traduzir em resultados!

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