Balanced scorecard: o que é e como utilizá-lo na gestão da sua agência
21 de junho de 2018
Você tem a sensação de que está sempre apagando incêndio na sua agência e que nunca sobra tempo para planejar e praticar a gestão da sua empresa? Cuidado, porque esse é o primeiro passo para seu negócio desandar. A maioria das empresas brasileiras fecha as portas antes dos 5 anos de mercado. Tenha certeza de que a maior parte dessas não utiliza o balanced scorecard.
Se você não sabe o que é isso, não se preocupe. Um empresário não precisa saber de tudo, mas é indispensável que ele busque conhecimento e esteja disposto a voltar as atenções para o planejamento estratégico do seu negócio. E é nisso que consiste a metodologia balanced scorecard.
Ao entendê-la, provavelmente vai perceber que esse é o caminho para a solução dos seus maiores problemas, incluindo o de mensurar os avanços da sua empresa em relação às suas metas de longo prazo, a partir de objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
O que é o Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégica lançado em 1992 por dois professores de Harvard, David Norton e Robert Kaplan. Diferentemente dos métodos tradicionais de medição de resultados, em que os indicadores financeiros são o termômetro do sucesso da empresa, no Balanced Scorecard a coleta de dados e a análise do negócio são baseadas em quatro perspectivas diferentes. Conheça-as agora mesmo.
1) Perspectiva Financeira
É óbvio que a perspectiva financeira não ficaria de fora. O mundo é movido pelo dinheiro, e isso não é novidade para ninguém. Então, a lucratividade e o retorno financeiro precisam fazer parte dos objetivos estratégicos. Registrar e definir metas como “alcançar um retorno X sobre o valor X investido” pode ser um começo.
Estabilizar seu fluxo de caixa e garantir a saúde financeira do seu negócio é imprescindível, mas, de acordo com o BSC, esse não pode ser seu único foco como empreendedor, mas sim uma consequência do contexto de outras três perspectivas.
2) Perspectiva do Mercado
Em qualquer planejamento estratégico é necessário voltar os olhares para o mercado e para os clientes. O foco do cliente entra em jogo nesse momento, em que você precisa se perguntar: “meu produto/serviço atende às expectativas e necessidades dos meus cliente?” e “qual é o índice de satisfação dos clientes?”.
Trabalhe para implementar processos internos a fim de mensurar a satisfação do seu cliente e promover programas de fidelização para aumentar o Lifetime Value (LTV) deles — valor investido pelo cliente na sua empresa enquanto se mantém ligado a ela (período do contrato). Não se esqueça de estabelecer metas como “aumentar os resultados dos clientes em X%” e “crescer a cartela de clientes da empresa em X% no período de X anos”.
3) Perspectiva de processos internos
Esse costuma ser o item mais esquecido pela empresa, mas é a ponte para você conquistar melhor satisfação do cliente e consequente saúde financeira. Muitas agências perdem clientes ou deixam de abraçar oportunidades por desordem interna.
Seus processos são focados nas necessidades dos seus clientes? Há necessidade de criar novos processos para atingir os objetivos estabelecidos? Reduzir o ciclo de produção de determinado produto ou serviço, por exemplo, pode ser uma das suas metas nessa perspectiva.
Analise se todas as áreas da sua agência mantém relacionamento fluido, materiais organizados e facilmente rastreados quando necessário e se os prazos estão sendo atendidos.
4) Perspectiva de aprendizado e crescimento
A excelência técnica da equipe é uma das maiores aspirações dos donos de agência. Uma equipe excelente é a base de uma empresa de sucesso. Por isso, trabalhe constantemente a motivação do seu time, o alinhamento da cultura organizacional e a capacitação como forma de promover crescimento profissional dentro da empresa.
Assim, você aumenta a probabilidade de retenção da sua equipe, bem como a satisfação dos seus clientes. Considere a possibilidade de ofertar cursos internos e externos para seus colaboradores, incentivar o aprendizado de uma língua estrangeira e treinamentos de alinhamento comportamental.
Sabemos que qualificar a gestão da sua agência é um desafio, principalmente se você está ingressando agora no mercado. Para você saber se seu negócio está evoluindo ou não e para visualizar com mais clareza a sustentabilidade do seu negócio, o Balanced Scorecard pode ser seu grande aliado. Não se esqueça de estabelecer métricas, metas e KPIs (Indicadores de Desempenho) para os modelos de gestão adotados a curto prazo e a longo prazo, como o BSC.
Uma outra estratégia amplamente utilizada por agências de sucesso no mercado é a receita recorrente, que impulsiona a longa vida do negócio. Conheça esse modelo financeiro e implemente na sua agência para auxiliar no retorno positivo do seu investimento.