Como utilizar recursos telefônicos como call tracking no Inbound Marketing

23 de outubro de 2017


Você se recorda da última compra que fez em um estabelecimento físico ou a partir de uma central de atendimento telefônico de uma empresa? Invariavelmente, há um comportamento mais comum do que se imagina ao finalizar esse processo: pesquisa em páginas online e a compra é concluída na modalidade offline.

A comScore fez um estudo para tentar compreender o quanto esse comportamento é comum. E o resultado é de arrancar suspiros: 63% dos visitantes que foram a um site pesquisar informações de compra finalizaram suas operações offline. Isso mesmo: 6 em cada 10 consumidores que foram a um site visitar as especificações do produto acabaram efetuando a compra em uma loja ou telefone.

Como monitorar a eficácia de suas estratégias de marketing nesse contexto?

A resposta tem nome e sobrenome: call tracking. Em outras palavras, significa pensar em estratégias eficazes a partir de recursos telefônicos! Utilizando ferramentas com essa funcionalidade será possível, por exemplo, rastrear as origens das chamadas feitas, permitindo uma análise mais completa à sua estratégia de Inbound Marketing.

O que é e como funciona o call tracking?

É um serviço que vem ajudar (e muito) os departamento de marketing a mensurar a eficácia de suas campanhas, a partir de um controle simples e fácil. Essa funcionalidade pode ser configurada no aplicativo que gerencia o seu site. O primeiro passo é instalar um mecanismo de rastreamento de chamadas, acoplando a ele uma configuração bem simples de java script em sua página na internet. Na sequência, sinalize ao sistema os números de telefone que deseja acompanhar.

Como mapear as diferentes entradas do Inbound Marketing?

O próprio sistema fornece um número diferente para cada mídia da sua estratégia de comunicação. Ou seja: se dentro da sua estratégia de Inbound Marketing, você destinou ações offline para gerar conhecimento da marca, será possível inserir um número diferente do utilizado no canal digital, por exemplo. E, nesse caso, pode ser um número diferente para cada mídia selecionada.

Recursos eficazes do call tracking no Inbound Marketing

Não basta só uma ÓTIMA ferramenta, é preciso ter estratégias que realmente engajem o seu cliente, especialmente, aproveitando toda oportunidade para estreitar o relacionamento dele com a marca que você gerencia aí na agência. Nesse sentido, o mobile é um universo de possibilidades.

Quer ver só? Veja o que é possível fazer com esses recursos

  • SMS: apesar do crescimento de aplicações de troca de textos, a comunicação via SMS ainda abrange a estratégia de boa parte das empresas campeãs de performance no mobile. Só para se ter uma ideia, este ano no Brasil devem ser enviados mais de 6,6 bilhões de mensagens de texto por empresas a clientes no Brasil. Um quarto desses disparos deverá ser feito por empresas bancárias, líderes na utilização desse recurso para estreitar a comunicação com cliente final.
  • Landing pages mobile: uma estratégia eficaz por smartphone pede o desenvolvimento de páginas específicas dos clientes, com layout totalmente adequado às telas e às necessidades do consumidor, para ser campeã de conversão. Dados do mercado indicam que esse cuidado pode dobrar as chances de você atingir o objetivo em sua estratégia de marketing (bom para sua agência, melhor ainda para o seu cliente).
  • Ações nas redes sociais: outro passo que deve compreender a estratégia de Inbound Marketing para o seu cliente é a ativação de estratégias que atração e relacionamento nos canais nas redes sociais. A maioria esmagadora dos internautas que trafegam pelas gigantes de relacionamento social (Facebook, Instagram e Snapchat, por exemplo), estão majoritariamente no smartphone. Aproveitar essa força é praticamente um imperativo!
  • Fluxo de nutrição: com todo esse workflow funcionando plenamente, não dá para ignorar a necessidade de incorporar fluxos de nutrição na estratégia de interação pelo celular. Ao rastrear o comportamento de seus leads, será muito mais fácil compreender seus anseios, necessidades e motivações que podem levar a aumentar a taxa de conversão de campanhas. Tudo isso com uma comunicação simples e direta! Essa boa experiência (bem desenhada e executada) só poderá resultar em aumento de vendas e numa maior aproximação do consumidor com o seu cliente.

Facilidade no rastreamento de dados

Ao contratar um serviço de call tracking, ficará muito mais fácil monitorar a origem dos leads captados em sua estratégia de comunicação. Isso você já deve ter reparado, como falamos anteriormente.

“Mas como isso é possível?”, você pode se perguntar!

Bem simples: o sistema faz esse controle automaticamente, porque ao entrar em contato pelo número, o potencial consumidor é encaminhado para o setor de atendimento sem demora (e também sem sobrecarregar a rede).

Assim, é possível ter acesso a relatórios que ajudem no mapeamento e avaliação de desempenho das campanhas. Outra vantagem e tanto é que há soluções no mercado que tem recursos para gravar ligações e integrar a comunicação com mensagens disparadas por SMS.

Com esse mecanismo, a agência terá em mãos poderosas ferramentas para compreender o comportamento dos consumidores (cada vez mais conectados a smartphones), propiciando traçar métricas que sejam totalmente comprometidas com o crescimento de conversões para o cliente:

  • Mensurar a eficácia de diferentes campanhas por celular
  • Compreender o impacto de diferentes métricas
  • Traçar testes A/B para aumentar a performance das ações digitais
  • Mapear o perfil do lead que vem por esse canal

Call tracking potencializando o resultado no Inbound Marketing

Com as funcionalidades que destacamos, será mais fácil entender o caminho de seu cliente e quais mídias estão sendo mais eficazes, favorecendo o ajuste de campanhas e potencializando o alcance daquelas que estão se mostrando mais eficientes para o call-to-action.

Potencialize os resultado da sua estratégia de Inbound Marketing a partir do call tracking. Compreenda como essa tecnologia pode dar mais precisão no controle de suas campanhas e gerar resultados maiores para você!

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