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Como montar uma equipe de inbound marketing?

1 de junho de 2016


Se sua agência está entrando agora no universo do inbound marketing e pretende montar uma equipe para oferecer o serviço aos seus clientes, este texto é para você. Agora que já sabe como funciona a estratégia, o funil de compras e já tem um software de automação de marketing que atenda as suas necessidades, chegou a hora de montar um time alinhado com a produção de conteúdos, captação de leads e o processo de nutrição. Mas é desafiador encontrar profissionais que trabalhem com conteúdo relevante e atentos às necessidades do seu cliente.

É preciso ter gente para pensar no processo de produção e edição dos materiais para que possam ser melhor aproveitados e garantir o impacto desejado. A partir daí, é necessário aplicar uma estratégia de distribuição, atenta ao momento certo para atrair a atenção dos usuários, captar leads e transformá-los em clientes tendo como meta atender às expectativas do cliente.

Mas como montar uma equipe conectada com o inbound marketing? Quem é fundamental para captação, conversão e nutrição de leads?

1 – Redator de conteúdo

A peça básica de qualquer estratégia de inbound marketing é um bom redator de conteúdo. Esse profissional é responsável por criar os textos dentro do funil de vendas. O redator dá corpo à ideia, transformando as informações em um material agradável e atrativo o suficiente para chamar a atenção do usuário no meio de milhões de dados na internet. A dica é sempre ter pelo menos um redator experiente, já que corta custos a longo prazo. Apesar de ser mais caro, ele dá velocidade na captação e configuração das informações, estabelecendo propostas gráficas para o material, além de dispensar a contratação de editores e revisores.

Do outro lado, também é importante ter profissionais juniores e mais baratos, dependendo do fluxo de postagens e da área de atuação do cliente. Há graus de exigência bem diferentes ao produzir um texto para uma empresa B2C, por exemplo, do que outra B2B, com uma persona mais exigente e complexa. Ter um grupo de redatores com experiências diferenciadas ajuda a sua agência oferecer uma variedade maior de serviços.

2 – Designers para criação

 

Resolvida a questão do texto, é preciso dar suporte para que o post fique mais atrativo aos usuários. É neste momento que entram em ação os designers. A partir das informações apuradas pelos redatores, é possível criar artes e infográficos para tornar o texto leve e fácil de ser entendido. É importante lembrar que estes profissionais criam soluções gráficas também para mídias sociais e e-mail marketing. Eles têm o melhor custo-benefício em comparação com as fotografias, já que as artes e os infográficos se tornam mais maleáveis para fazer, editar e passar pelo crivo de aprovação do cliente.

3 – Analista de marketing para campanhas de PPC

Tendo o conteúdo pronto, é importante pensar na maneira de distribuí-lo. Nesta fase, entra em campo o especialista em marketing para campanhas de PPC, o famoso pague-por-clique. Quando você atende um cliente que está entrando agora no inbound marketing e com canais de contato (blogs, redes sociais) ainda em fase inicial de comunicação, fica difícil atrair a atenção de maneira orgânica na internet. É preciso impulsionar o conteúdo, mas com estratégia para chamar a atenção para o seu cliente, sem perder recursos e dentro dos objetivos esperados.

4 – Especialista em inbound marketing

É fundamental ao oferecer o serviço de inbound marketing ter um profissional especializado na área. A agência precisa ter em seu staff esse especialista, responsável por traçar as estratégias e montar um pacote viável de entrega de resultados ao seu cliente, apontando as nuances em cada etapa do caminho. Esse profissional irá traçar os objetivos de conteúdo em cada fase do funil, assim como os pontos de conversão de lead. Também determinará o que será feito durante o processo de nutrição, levando o usuário para o ato de compra. Esse especialista precisa ter um fácil trânsito entre a produção de conteúdo, a equipe de marketing e o setor de vendas, fazendo com que todos trabalhem alinhados para cumprir os objetivos.

Vale a pena contratar?

Mostramos aqui os profissionais fundamentais para garantir um processo saudável de inbound marketing. Sabendo quem é necessário na sua equipe, o passo seguinte é decidir se vale a pena para a sua agência contratar. Se estiver ainda em transição para a nova estratégia, a dica é terceirizar.

Praticamente todas essas funções são oferecidas por empresas especializadas e o custo pode ser embutido no orçamento para o seu cliente. Mas a medida que a demanda cresce, é importante ter gente de confiança, montando um time forte para aceitar qualquer desafio.

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