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Conheça os três obstáculos mais comuns da Automação de Marketing

14 de julho de 2016


A automação de marketing está cada vez mais em pauta quando se pensa em como aumentar as vendas de uma empresa sem precisar investir diretamente em funcionários para compor o departamento comercial. Graças à tecnologia, aliada ao conhecimento do comportamento de suas buyer personas, essa estratégia tem se mostrado extremamente eficiente em engajar o público e transformá-lo em clientes.

A automação de marketing realmente pode ajudar muito, porém, como em praticamente tudo na vida, para ser bem executada é preciso que alguns obstáculos sejam superados por quem a implementa.

Neste post vamos listar três das principais dificuldades que você precisa solucionar durante o processo de implementação e execução,

1) Uma estratégia de automação de marketing pouco efetiva

Muitas vezes a estratégia é mal fundamentada e acaba por não ser eficiente como deveria. Isso pode soar óbvio, mas é um erro muito mais comum do que se imagina. Uma estratégia de automação deve ser cuidadosamente pensada e, caso não esteja atingindo a meta, repensada.

Listamos alguns dos passos para um bom planejamento estratégico:

  • Definição de metas

Saiba quem são suas personas e defina quais são as ações que elas tomam em seu site e que determinam que esse lead está pronto para que sua equipe de vendas faça o contato.

  • Estruturação de um cronograma

Um especialista em implementação pode ser muito útil na configuração de recursos básicos da automação. Esse deve ser um dos primeiros passos a ser feito. Ele tem como resultado direto o funcionamento correto da automação, seguido do surgimento mais rápido dos resultados. Com isso acertado, você pode começar a configurar recursos mais avançados e específicos de sua empresa, tornando mais fácil o estabelecimento de datas para que suas metas sejam alcançadas.

  • Análise dos números e comparação

Quando começar a se familiarizar com a automação de marketing, você vai se deparar com uma boa quantidade de números. Absorva o máximo possível e faça um comparativo com estudos de caso de empresas com maior experiência na área. É lógico que cada caso é um caso, porém, você conseguirá ter uma boa ideia do que está funcionando e o que não está na sua automação – e terá a oportunidade de melhorá-la.

2) Vendas e marketing desalinhados

A falta de entrosamento entre essas duas frentes de uma empresa pode acarretar o fracasso da automação de marketing. Quando a equipe de vendas entende o marketing e este sabe o que passa na cabeça do vendedor, a empresa sai ganhando. Existem diversas maneiras de melhorar a interação entre eles. Podemos citar como exemplos: reuniões onde o marketing ouve as dores da equipe de vendas; criação de um canal de interação entre ambos, como um quadro de avisos com atualizações da empresa; criação de conteúdo simples e de fácil acesso, específico para a área de vendas, que guie seus representantes comerciais e os auxilie no processo de vendas, entre outros.

A abertura e a manutenção de um canal de comunicação efetivo entre ambas é o caminho para que essa barreira seja superada e seus clientes sejam bem atendidos. Afinal, ambos trabalham com um só objetivo: vender.

3) Banco de dados imprecisos

Outro problema grave e muito comum nas empresas é um banco de dados feito sem o devido cuidado. Dados repetidos, incompletos, desatualizados ou imprecisos são corriqueiros em um grande número de mailing lists de diversas empresas, comprometendo toda a automação de marketing. A pergunta é: Como limpar uma lista antes de começar a usá-la na plataforma de automação? Hoje existem ferramentas que executam essa tarefa, muitas vezes não são 100% efetivas, mas ajudam bastante. Os “higienizadores de mailing” trabalham diferenciando os endereços válidos dos inválidos, inativos ou inexistentes. Normalmente esse tipo de ferramenta também corrige domínios inválidos, descarta e-mails duplicados e elimina ativos e potenciais “spamtraps” (os e-mails armadilhas criados por provedores). É importante ressaltar que esse procedimento deve ser feito em uma lista que sua empresa construiu durante determinado período de tempo, não em uma lista comprada, o que não é recomendado em hipótese alguma.

Numa rápida busca pelo Google, você certamente encontrará uma alternativa que caiba no budget da sua empresa e que possa melhorar a qualidade de sua lista de emails, aumentando o sucesso de suas campanhas de venda e de sua automação de marketing.

Esse é apenas o começo de uma mudança muito positiva no marketing de sua empresa. A automação, como um braço do inbound marketing, se bem planejada e executada, irá proporcionar um aumento no lucro, com uma redução no investimento, além de um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Rodolfo Trevisan é publicitário, formado pela Cásper Líbero e também fez Escola de Criação na ESPM. Co-fundador da Agência Plenus, acompanhou a transição do marketing para a Era Digital e é o responsável pela área de criação da agência.

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