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Quatro passos para criar um fluxo eficiente de conteúdo

13 de setembro de 2016


Se sua agência que está chegando agora ao universo do Inbound Marketing, sabe o que fazer, mas ainda não tem muita certeza de como fazer e se a estratégia vai dar certo, você precisa ler este texto. Formar um time não é o último passo para começar a oferecer o serviço ao seu cliente. Antes é preciso criar um fluxo de produção que garanta integração de todos os profissionais sem erro e sem perda de tempo.

Mas não se assuste. Vamos dar uma mãozinha para você explicando os passos fundamentais para criar um fluxo de trabalho dinâmico e eficiente, onde é possível integrar de maneira prática os processos de criação, desenvolvimento e distribuição de conteúdos dentro do Inbound Marketing. Afinal, de nada adianta ter boas ideias e boa vontade, se isso não for capaz de converter leads e guiá-los pelo funil de vendas.

Anote cada passo aí e tente implementar em sua agência.

1- Crie metas e objetivos

A primeira ação em conjunto da equipe para alinhar todos dentro da estratégia de marketing é criar desafios, objetivos que precisam ser alcançados em equipe. Para estabelecer metas razoáveis, que possam ser alcançadas, busque pesquisas para saber qual o fluxo de compras do seu cliente.

Sabendo quantos materiais precisarão ser feitos por semana ou por dia, cria-se então um fluxo de produção dentro de cada fase do funil, estabelecendo prazos para fazer a transição entre uma etapa e outra.

Exemplo de conteúdo x fluxo de compras
a)    Empresas B2C: o público-alvo costuma ser mais ativo. Para isso, disponibilizar um ou dos conteúdos por dia melhora os resultados.
b)    Empresas B2B: público-alvo formado mais por gestores e tomadores de decisão. Não costumam interagir muito com o conteúdo e não têm muito tempo para consumir materiais muito rasos. Por isso, é mais viável produzir uma ou duas peças por semana, com maior profundidade e apelo técnico. 

2 – Envolvimento da empresa

O seu cliente e toda a empresa dele devem também estar envolvidos com o Inbound Marketing, tanto na produção de conteúdo, como na alimentação de dados sobre as vendas e contados com os futuros clientes. Só assim é possível saber os resultados concretos da estratégia.

Com a junção de esforços, as chances de sucesso serão melhores já que todos os colaboradores participarão. Abrir espaço para que funcionários de outras áreas opinem e participem faz com que novas ideias surjam, tanto para pauta quanto na distribuição de conteúdo e na formação das personas.

3 – Delegar tarefas

É fundamental dentro do Inbound Marketing que cada pessoa entenda seu papel e execute a sua tarefa, sem concentração em uma única pessoa, em uma única liderança. Quanto mais gente envolvida, melhor.

Se não puder contar com uma equipe ampla e qualificada, a saída é contratar uma prestadora de serviços que garanta um fluxo ideal de conteúdos. Não adianta nada estabelecer que é preciso ter um material por dia se não é possível atender esta demanda. O que foi traçado nos objetivo é preciso cumprir, sem atrasos e sem erros.

4 – Definir prazos de entrega

Como se trata de um trabalho em conjunto, é preciso que cada profissional tenha uma data final para executar sua tarefa e que possa cumpri-la, em sintonia com os outros para não haver atrasos.

Para organizar esse fluxo, estabeleça prazos individuais e também geral do grupo. Caso um deles estoure, outro terá que absorver a demanda e terminar em menor tempo, mas mantendo a qualidade. É importante que o grupo entenda a importância de entregar todos os materiais em dia.

Importância das parcerias

A chave de todo o fluxo de trabalho é a parceria. A primeira é entre agência e cliente. Quem contratou os seus serviços precisa estrar disposto a participar de cada etapa do processo de Inbound Marketing. Sem essa relação, a estratégia não funciona.

A outra parceria é com os próprios profissionais ou com uma empresa terceirizada que irá produzir o conteúdo. É preciso uma integração completa entre a sua agência, o seu cliente e estes prestadores de serviços para que as pautas sejam cumpridas, os materiais entregues no prazo e que atendam as necessidades do público-alvo.

Outra parceria fundamental que ainda não destacamos é com uma empresa de automação de marketing. A estratégia de Inbound Marketing não pode ser implementada sem um ferramenta que possa monitorar todos os dados das campanhas, que emita relatórios completos e que, acima de tudo, aponte o quanto está sendo investido em marketing se reverte em vendas.

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