Informamos que a marca Sharpspring passou a ser chamada de Constant Contact e a marca Sharpspring Brasil agora é Saaspro, representante oficial da Constant Contact no Brasil. Apesar da mudança de marca, reforçamos nosso compromisso de alavancar resultados de nossos clientes através da tecnologia.

Blog

Quatro passos para criar um fluxo eficiente de conteúdo

13 de setembro de 2016


Se sua agência que está chegando agora ao universo do Inbound Marketing, sabe o que fazer, mas ainda não tem muita certeza de como fazer e se a estratégia vai dar certo, você precisa ler este texto. Formar um time não é o último passo para começar a oferecer o serviço ao seu cliente. Antes é preciso criar um fluxo de produção que garanta integração de todos os profissionais sem erro e sem perda de tempo.

Mas não se assuste. Vamos dar uma mãozinha para você explicando os passos fundamentais para criar um fluxo de trabalho dinâmico e eficiente, onde é possível integrar de maneira prática os processos de criação, desenvolvimento e distribuição de conteúdos dentro do Inbound Marketing. Afinal, de nada adianta ter boas ideias e boa vontade, se isso não for capaz de converter leads e guiá-los pelo funil de vendas.

Anote cada passo aí e tente implementar em sua agência.

1- Crie metas e objetivos

A primeira ação em conjunto da equipe para alinhar todos dentro da estratégia de marketing é criar desafios, objetivos que precisam ser alcançados em equipe. Para estabelecer metas razoáveis, que possam ser alcançadas, busque pesquisas para saber qual o fluxo de compras do seu cliente.

Sabendo quantos materiais precisarão ser feitos por semana ou por dia, cria-se então um fluxo de produção dentro de cada fase do funil, estabelecendo prazos para fazer a transição entre uma etapa e outra.

Exemplo de conteúdo x fluxo de compras
a)    Empresas B2C: o público-alvo costuma ser mais ativo. Para isso, disponibilizar um ou dos conteúdos por dia melhora os resultados.
b)    Empresas B2B: público-alvo formado mais por gestores e tomadores de decisão. Não costumam interagir muito com o conteúdo e não têm muito tempo para consumir materiais muito rasos. Por isso, é mais viável produzir uma ou duas peças por semana, com maior profundidade e apelo técnico. 

2 – Envolvimento da empresa

O seu cliente e toda a empresa dele devem também estar envolvidos com o Inbound Marketing, tanto na produção de conteúdo, como na alimentação de dados sobre as vendas e contados com os futuros clientes. Só assim é possível saber os resultados concretos da estratégia.

Com a junção de esforços, as chances de sucesso serão melhores já que todos os colaboradores participarão. Abrir espaço para que funcionários de outras áreas opinem e participem faz com que novas ideias surjam, tanto para pauta quanto na distribuição de conteúdo e na formação das personas.

3 – Delegar tarefas

É fundamental dentro do Inbound Marketing que cada pessoa entenda seu papel e execute a sua tarefa, sem concentração em uma única pessoa, em uma única liderança. Quanto mais gente envolvida, melhor.

Se não puder contar com uma equipe ampla e qualificada, a saída é contratar uma prestadora de serviços que garanta um fluxo ideal de conteúdos. Não adianta nada estabelecer que é preciso ter um material por dia se não é possível atender esta demanda. O que foi traçado nos objetivo é preciso cumprir, sem atrasos e sem erros.

4 – Definir prazos de entrega

Como se trata de um trabalho em conjunto, é preciso que cada profissional tenha uma data final para executar sua tarefa e que possa cumpri-la, em sintonia com os outros para não haver atrasos.

Para organizar esse fluxo, estabeleça prazos individuais e também geral do grupo. Caso um deles estoure, outro terá que absorver a demanda e terminar em menor tempo, mas mantendo a qualidade. É importante que o grupo entenda a importância de entregar todos os materiais em dia.

Importância das parcerias

A chave de todo o fluxo de trabalho é a parceria. A primeira é entre agência e cliente. Quem contratou os seus serviços precisa estrar disposto a participar de cada etapa do processo de Inbound Marketing. Sem essa relação, a estratégia não funciona.

A outra parceria é com os próprios profissionais ou com uma empresa terceirizada que irá produzir o conteúdo. É preciso uma integração completa entre a sua agência, o seu cliente e estes prestadores de serviços para que as pautas sejam cumpridas, os materiais entregues no prazo e que atendam as necessidades do público-alvo.

Outra parceria fundamental que ainda não destacamos é com uma empresa de automação de marketing. A estratégia de Inbound Marketing não pode ser implementada sem um ferramenta que possa monitorar todos os dados das campanhas, que emita relatórios completos e que, acima de tudo, aponte o quanto está sendo investido em marketing se reverte em vendas.

Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Assine nossa newsletter.