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Engajamento das equipes: como envolver e integrar para gerar resultados

11 de setembro de 2018


Pensando na sua carreira profissional até a data de hoje: o que já motivou você a mudar de emprego? De acordo com a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, realizada pela Catho em 2017, os principais motivos para aceitar uma nova proposta de emprego são a perspectivas de plano de carreira e crescimento na empresa (28,6%), seguidos de um salário mais atrativo e pela busca de maiores e novos desafios, com 23,2% e 14,3%, respectivamente.

Um outro estudo da consultoria BambooHR constatou que 44% dos pesquisados alegam ter pedido demissão por causa do “chefe tóxico”, que lhes tirou a motivação de trabalho por uma série de razões. Diante desses fatos, sabemos que, para o dono de uma agência, não é nada fácil manter o engajamento das equipes, a integração entre os setores e a consequente alta performance do time.

Por isso, estamos aqui para direcioná-lo sobre quais ações podem ser utilizadas para melhorar o envolvimento e a motivação dos seus profissionais!

Defina bem as competências

Você, como dono da agência ou como líder de algum setor, deve conhecer seus profissionais. É importante entender bem as capacidades de cada profissional, identificar suas principais habilidade e avaliar as possibilidades de crescimento dele dentro da agência.

Uma boa gestão deve definir corretamente as competências para valorizar os profissionais e mantê-los empolgados na resolução das demandas. Não há nada mais desmotivador que as funções “quebra galho”, que acabam distanciando o profissional da área para a qual foi contratado e fazendo com que passem a ser menos engajados.

Minimize os problemas de comunicação

Outro ponto capaz de afetar o engajamento das equipes está diretamente relacionado à forma como a agência se comunica internamente. Informações mal distribuídas, atrasadas ou seletivas podem deixar os profissionais deslocados e até mesmo prejudicar o resultado de um projeto.

Por isso, é importante realizar mapeamento e gestão de processos. Isso ajuda a identificar os gaps na comunicação entre os seus setores que são motivos de ruídos e desgastes constante. Estabeleça, também, feedbacks periódicos. Escute cada um da sua empresa e converse com todos os setores para identificar o que sentem, ajudá-los a crescer e entender o que pode ser melhorado na sua agência.

Com isso, não deixe de estabelecer o endomarketing (que não deve ser novidade para você), definindo canais de comunicação com os funcionários. Algumas agências estão usando o Workplace, ferramenta do Facebook! Que tal experimentar?

Defina metas e destaque resultados

Qual é o objetivo do trabalho em um projeto específico? Quais são as metas que o projeto deve atingir? A partir destas perguntas, é possível posicionar os profissionais com base em objetivos comuns, alinhando e facilitando as etapas do trabalho. Além disso, é importante compartilhar os resultados alcançados com toda a equipe, valorizando a atuação de cada um dos colaboradores.

Seja (e tenha) líderes inspiradores

Sabemos a importância do líder na motivação do funcionário. Por isso, se você é um líder, invista na sua capacitação profissional. Busque melhorar sua rotina de gestão no relacionamento com a equipe. Seja humano, ajude-os a crescer, compartilhe conhecimento e esteja disposto a lidar com as adversidades. Afinal, ninguém falou que seria fácil, mas pode ser prazeroso, e você pode ser determinante na carreira de várias pessoas.

Outros pontos importantes para engajamento das equipes:

  1. Forneça todos os recursos necessários para o trabalho;
  2. Facilite o acesso a arquivos importantes como briefings, materiais gráficos e atas de reunião;
  3. Utilize ferramentas que facilitem a visualização dos processos por toda a equipe. Plataformas como o Trello e o Asana podem ajudar nesse quesito;
  4. Globalize as informações de interesse comum e evite que demandas cheguem incompletas aos profissionais;
  5. Estude a possibilidade de bonificações e prêmios por resultado alcançado;
  6. Estimule o desenvolvimento dos profissionais.

Manter o engajamento das equipes no dia a dia não é tarefa fácil, mas cada ação em direção à integração e envolvimento dos colaboradores garante um clima mais saudável e produtivo. Nesse processo contínuo, a persuasão também pode ser uma ótima ferramenta. Saiba como ela pode te ajudar a obter mais resultados.

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