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Como trabalhar estratégias cross-channel com automação de marketing

3 de janeiro de 2017


Uma boa estratégia de marketing digital deve levar em conta os inúmeros canais utilizados pelos usuários para estar em contato com uma empresa. Isso não só pelo fato de poder alcançar potenciais clientes em determinados canais, mas também porque o consumidor moderno transita entre eles constantemente.

Assim, uma estratégia que atue de maneira personalizada em cada um deles é fundamental, afinal, cada um apresenta suas especificidades e deve ser trabalhado de maneira distinta se você busca os melhores resultados.

Mas como fazer tudo isso – especialmente se sua base de leads e prospects for muito extensa – sem comprometer o tempo e esforço de sua equipe? Simples, use sua plataforma de automação de marketing.

A automação de marketing muito além do e-mail

É verdade que, quando falamos em automação de marketing, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o e-mail marketing. Não sem razão, afinal ele é um dos canais mais antigos do marketing digital e o que mais oferece possibilidades quando se trata de automação.

Porém, as plataformas de automação de marketing podem oferecer benefícios muito além dos envios de e-mails personalizados: elas são uma poderosa ferramenta para trabalhar e melhorar incrivelmente suas estratégias cross-channel.

A segmentação dos seus leads, levando em conta suas personas, o leadscore e diversos outros fatores, além de ser aplicada às suas listas de nutrição também pode ser estendida à maneira como você atua em outros canais.

Mas como fazer tudo isso? Abaixo, vamos explorar as diversas alternativas para trabalhar melhor suas estratégias multicanais através da sua plataforma de automação de marketing. Embasamos nosso artigo no uso de uma das ferramentas de automação mais utilizadas e mais competentes do mercado: a SharpSpring.

E-mail e mídias sociais

Uma maneira eficiente de expandir o alcance da sua lista de e-mails é aliá-la às redes sociais. Num primeiro olhar pode parecer que não faça muito sentido uma integração como essa, mas ela pode ser muito eficaz.

Adicionar elementos das redes sociais em seus e-mails (como share buttons, follow us, etc.) pode aumentar imensamente o alcance de seus fluxos de nutrição. Isso porque ações como essas permitem ao usuário compartilhar rapidamente um conteúdo do e-mail, sem precisar passar por diversos passos ou copiar e colar links.

Dessa forma, é possível explorar esse micromomento em que a vontade de compartilhar o conteúdo é alta, oferecendo uma maneira rápida e simples de fazê-lo. Isso sem contar a autoridade desse tipo de ação, especialmente se o e-mail contiver algum conteúdo ou oferta exclusiva, o que pode trazer ainda mais leads para sua base – e, claro, nem precisamos dizer que todas as ações a partir daquele e-mail poderão ser trackeadas.

Email e blog posts, eBooks, whitepapers e muito mais

Outra integração multicanal interessante é aliar seu e-mail aos seus conteúdos, em quaisquer canais que estejam disponíveis. Essa pode ser uma estratégia interessante especialmente para quem está promovendo algum material/oferta e busca, por exemplo, uma maneira de complementar suas campanhas pagas.

Enviar e-mails com trechos dos seus materiais para despertar o interesse e, em seguida, oferecer um CTA para o download completo do material pode ser muito interessante. Isso porque as interações resultantes desse tipo de estratégia irão entregar dados muito mais valiosos do que as ações realizadas no site (que irão capturar o e-mail, por exemplo).

Como o usuário já faz parte de sua lista, você pode usar os dados que revelam seu interesse por suas ofertas e conteúdos para personalizar cada vez mais as próximas ofertas. Isso vai afunilar ainda mais o percurso dele, possibilitando utilizar CTAs mais próximos da conversão, como “peça um orçamento”, “fale com um especialista”, etc.

Emails e landing pages dinâmicos

Outro recurso multicanal – e também multidevice – muito interessante é a possibilidade de criar e-mails e landing pages dinâmicas. Mas o que são esses recursos? São conteúdos capazes de se adaptar às preferências de cada usuário.

A principal vantagem de uma plataforma de automação que oferece o recurso é que toda a adaptação desses canais é feita de maneira autônoma, baseada nos dados e preferências colhidas através do comportamento do usuário e/ou informações fornecidas por ele.

Dessa forma, blocos inteiros podem mudar para oferecer conteúdos que façam mais sentido para o que determinado usuário procura num site, personalizando inclusive os formulários e, consequentemente, os fluxos de nutrição aos quais serão encaminhados – no caso das landing pages.

landing pages

No caso do e-mail, esse dinamismo permite oferecer uma melhor experiência ao usuário baseada em suas interações anteriores com sua lista de e-mail. Por exemplo, se o usuário clicou mais vezes em ofertas de culinária num e-mail de descontos em todo o site, nos próximos e-mails ele receberá mais ofertas desse setor, aumentando e muito não apenas a experiência do usuário, mas também as chances de conversão. Tudo isso feito de maneira automatizada, sem que o administrador da conta tenha que filtrar e criar conteúdos específicos a todo o momento.

Email Dinamico

Abandono de carrinho

Quantas vezes você abandonou o carrinho de compras de um e-commerce nos últimos meses? Duas, três? É difícil lembrar, não é mesmo? Afinal, essa é uma prática tão comum que nem nos damos conta de quantas vezes já passamos por isso.

O potencial de mercado dos e-commerces é enorme e ainda há muito espaço para conquistar e crescer. Porém, o abandono de carrinho tem se mostrado o calcanhar de Aquiles de muitas empresas, minando as possibilidades de crescimento e expansão. Segundo o IBOPE, a porcentagem de compras não finalizadas pode chegar a 83%!

Por isso, uma ferramenta interessante para minimizar esse fenômeno é integrar sua plataforma de automação com seu e-commerce. Assim, toda vez que um cliente abandona o carrinho, ele recebe um e-mail em até uma hora relembrando-o da oferta abandonada.

O e-mail pode também conter algum cupom de desconto, o que aumentaria ainda mais as possibilidade de conversão. Afinal, se o cliente abandonou o carrinho uma vez, pode ser que o estímulo necessário para finalizar o pedido seja um pequeno desconto.

Retargeting e outras mídias

Outra prática cross-channel muito promissora é utilizar sua plataforma de automação para otimizar ou investir em outros canais. É o caso das campanhas de retargeting e look a like, por exemplo.

Segmentar sua lista de e-mails através do leadscore e de outras variáveis que indiquem uma grande probabilidade de conversão pode ser bom não apenas para seus fluxos de nutrição, mas também para suas campanhas em outras mídias.

VisitorID Sharpspring

Informações ricas sobre cada usuário facilitam a criação de públicos personalizados para outras campanhas fora da plataforma de automação.

Assim, exportando sua base de e-mails mais qualificada, você poderá impactar esses leads através de campanhas de retargeting e look a like, que podem ser alimentadas através de listas de e-mail para criar públicos personalizados.

Call tracking

O call tracking é um recurso muito eficiente e mostra o poder da sua plataforma de automação para trabalhar estratégias cross-channel: com esse recurso, é possível monitorar as chamadas de seus leads e acompanhá-los até o final de sua jornada.

Talvez esse seja o ápice da integração multicanal, trabalhando o online com o offline. Mais que isso, é uma maneira eficiente de monitorar e abordar com mais eficiência cada lead, em qualquer momento.

Por exemplo, se 3 leads chamarem sua empresa, é possível, no momento do atendimento, saber em quais estágios do funil eles estão e oferecer a ajuda personalizada que cada um deles precisa no momento, evitando abordagens infrutíferas.

Tudo isso fica armazenado e é facilmente exibido na timeline criada para acompanhar todas as ações do lead: a life of the lead (vida do potencial cliente, na versão em português).

O que mais é possível otimizar além do cross-channel?

Ainda dá pra otimizar muito mais suas estratégias, utilizando os dados que sua plataforma de automação entrega para melhorar todos os seus canais. Um bom exemplo é fazer um uso extenso do tracking. A vantagem, em comparação com outras ferramentas como o Analytics, por exemplo, é poder trabalhar num ambiente menor e mais controlado, fazendo mudanças e obtendo resultados mais assertivos – aliás, você pode integrar os dados obtidos na plataforma com o Analytics, para resultados ainda melhores.

O tracking é uma ferramenta importantíssima para a automação de marketing. Isso porque, através dela, é possível acompanhar todos os passos do usuário dentro do site (esse tracking também alimenta o life of the lead). Dados como que páginas ele visitou, em quais links clicou, quanto tempo passou em cada página e muito mais são disponibilizados e podem ser utilizados para elaborar uma estratégia cross-channel eficiente.

Aliás, o tracking por si só já pode ser considerado uma ferramenta cross-channel por entregar dados de outro canal (o site) para a plataforma de automação, dados utilizados depois na nutrição de leads e muitos outros processos.

historico do lead

O que fazer com os dados do tracking?

Além de utilizá-los para melhor segmentar suas listas de nutrição, oferecendo conteúdos que atendam ao que o usuário buscava na página, eles também podem ser utilizados para melhorar muitos outros aspectos.

Por exemplo, o tracking pode oferecer insights importantes sobre como:

  • Melhorar a experiência do usuário: quando o tracking revela um usuário que deixa muito rápido seu site, ou que deixa de converter em landing pages que fazem sentido para ele (devido ao seu percurso no domínio), isso pode ser um sinal de que a user experience do seu site está ruim e você deve melhorá-lo. Aqui, ao contrário do Analytics, por exemplo, a vantagem é saber exatamente quem é seu lead e se ele tem potencial. Na plataforma do Google, os dados são mais gerais e não conseguem revelar se você está perdendo algum lead com alto potencial de conversão ou apenas mais um visitante.
  • Otimizar sua performance no cross-device: através do tracking, é possível saber de qual dispositivo o usuário está acessando seu site ou abrindo seus e-mails. Assim, com esses dados, você poderá oferecer a responsividade adequada ao usuário, disponibilizando e-mails e landing pages completamente personalizadas para os diferentes dispositivos, ao invés de conteúdos adaptados.
  • Melhorar sua atuação nas redes sociais: o tracking da sua plataforma também é capaz de revelar a origem dos usuários que acessam seu site ou assinam suas listas de e-mail. Isso pode trazer insights importantes sobre como suas mídias sociais estão sendo trabalhadas. Por exemplo, se seu negócio investe mais em Facebook, mas a maioria dos leads gerados são provenientes do Linkedin, isso quer dizer que sua estratégia está concentrando esforços na mídia errada.

Automatize, colete e analise os dados e automatize de novo!

As possibilidades para trabalhar estratégias cross-channel são praticamente infinitas. Com a possibilidade de exportar dados e observar o comportamento de cada lead, é possível utilizar ainda ferramentas de Big Data e BI para seguir otimizando todas as suas ações.

Assim, crie uma rotina na qual seja possível aperfeiçoar suas campanhas, seus triggers, fluxos de nutrição, etc. Aplique as mudanças, faça testes e, quando o resultado estiver como você esperava – ou melhor -, automatize!

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