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Gerador de campanhas com UTM: monitore resultados

22 de fevereiro de 2018


Se você trabalha com marketing digital, sabe que mensurar resultados é imprescindível para qualquer estratégia adotada. Para potencializar sua performance e defender seu plano de ataque com o cliente, você precisa responder a certas perguntas, como:

  1. Qual é a origem das compras online do seu site;
  2. Qual é a taxa de conversão dos CTAs (Call to Action);
  3. Qual tipo de publicação ou rede social está gerando maior tráfego.

Estas são apenas algumas perguntas que rodeiam as estratégias de marketing e que são cruciais para a tomada de decisão. Obter respostas para elas é entender o contexto e as preferências do público.

E para facilitar a coleta de dados para compreensão das campanhas de marketing, existem algumas ferramentas digitais indispensáveis, como o parâmetro UTM. O parâmetro permite monitorar a origem de cada uma das suas visitas. E, acredite, é mais simples do que você imagina!

O que é UTM?

UTM ou Urchin Tracking Module são códigos textuais que podem ser inseridos ao final de uma URL  para medir o desempenho das suas campanhas na web e o sucesso do seu conteúdo.

Esses códigos permitem rastrear visitantes de qualquer número de fontes sem criar várias páginas de destino. Isso faz com que as ferramentas de web analytics possam rastrear a origem das visitas às páginas de determinado site.

Com isso, se você tem um blog, por exemplo, e deseja divulgar determinado artigo em todas as redes sociais, é possível criar UTMs diferentes para cada uma delas e identificar qual está gerando mais tráfego para o link do artigo.

Por fim, você perceberá se a maior porcentagem de tráfego para seu artigo está vindo de newsletters, do Facebook, do Twitter ou de outra rede social para a qual você criou o código UTM.

Para ficar ainda mais claro: a URL do site da Saaspro é https://saaspro.com.br/. Ao adicionarmos o código UTM para monitorar o tráfego gerado pelo Linkedin, ele passa a ser http://saaspro.com.br/?utm=linkedin. Com essa UTM específica, podemos saber quantas pessoas chegaram ao site por meio do LinkedIn.

Por que o UTM é imprescindível para minha estratégia?

Para otimizar sua campanha de marketing, é preciso utilizar UTM ou outro sistema de rastreamento. E os motivos principais são monitorar e medir os resultados de:

  • Cliques;
  • Compras no site;
  • Conversões a partir dos CTAs;
  • Visitas ao site;
  • Anúncios e rede sociais que levam mais tráfego ou conversões.

Em termos práticos, você terá total segurança para: potencializar determinada campanha online, avaliar e adequar investimentos em plataformas de anúncios, como o Facebook Ads e o Adwords, por exemplo, saber quais publicações (formatos, linguagem e imagem) são melhor aceitas pelo seu público, quais assuntos são mais acessados e um universo de possibilidades.

O que deve ser revisto? O que deve ser removido? Onde devo investir mais esforços? O que mudar no meu site? Essas informações valiosas do seu visitante farão você sair do “achismo” e proporcionar uma melhor experiência para ele. Consequentemente, seus resultados serão mais satisfatórios. Afinal, não é esse o objetivo da sua estratégia?

Sem esse rastreamento, você vai dar “tiro no escuro” constantemente, desperdiçar investimento, tempo e esforço da sua equipe. Além disso, seus argumentos não serão fundamentados em dados, mas sim em subjetividade. O cliente precisa e quer informações consistentes sobre para onde está indo seu dinheiro e por que funciona assim.

Então, a seguir vão algumas ideias sobre como utilizar o UTM:

  • Criar uma mesma campanha em seus vários perfis sociais utilizando códigos UTM diferentes para fazer o teste sobre em qual performará melhor;
  • Fazer a mesma publicação no Instagram, no Facebook, no Linkedin, em e-mail marketing, ad patrocinado e no Twitter para ver em qual canal performará melhor;
  • Lançar uma campanha com maior tempo de duração no Instagram e verificar qual publicação enviou mais visitantes à página desejada;
  • Criar uma campanha de e-mail marketing que é anunciada por vários dias e verificar qual e-mail obteve melhores resultados.

Esse trabalho é similar ao que chamamos de teste A/B.

Para facilitar seu trabalho, a Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) fez uma planilha gratuita para você gerenciar todas as campanhas criadas pela sua equipe de maneira integrada.

Essa planilha contém um gerador automático de UTMs para inserir na ferramenta de campanhas da Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) e outros sistemas. Você ainda consegue gerar URLs amigáveis, o que facilitará o processo de divulgação, evitando erros e falhas.

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