Critérios importantes para escolha da hospedagem ideal para seu site/blog

28 de outubro de 2020


Muito se tem falado sobre a escolha da hospedagem, pois é com ela que começa a vida pública de qualquer negócio na rede. Se a hospedagem cair, o site ficará indisponível e ninguém poderá ver o conteúdo, interface, design e todos seus outros componentes. Por isso é importante entender a essência da hospedagem e seus critérios de qualidade.

Em termos simples, hospedagem é alugar um local para hospedar arquivos com acesso 24 horas à internet. A hospedagem é fornecida por hosters (provedores de hospedagem) que possuem computadores especiais com amplo software. A quantidade total de espaço em disco nesses computadores é enorme, pode acomodar dezenas e centenas de sites. Assim, ao escolher a hospedagem, você determina onde seu site ficará.

Qualquer proprietário atencioso deseja garantir a mais alta qualidade para seus sites. Atualmente existem uma grande oferta com taxas brilhantes e descontos tentadores. Por isso você deve ter o máximo cuidado e contratar apenas o que você precisa, memorizando os critérios de qualidade de hospedagem como um dos guias mais importantes para garantir o sucesso do seu site.

 

Características de uma hospedagem de qualidade:

1. Hospedagem paga ou gratuita? 

Todos podem escolher entre hospedagem paga e gratuita. A segunda opção não é adequada para quem pretende criar um site que cause uma impressão séria, pois a condição para que seja gratuita é a colocação de anúncios do hoster (e não apenas) no seu site. Além disso, essa hospedagem não pode ser considerada a mais confiável e pode deixar de funcionar a qualquer momento. 

Esta é uma boa opção se você deseja praticar (configuração de parâmetros, painel de controle, etc.). A hospedagem paga fornece relações contratuais claras e responsabilidade máxima do hoster. Obviamente, esta é a melhor opção para projetos de longo prazo.

 

2. Suporte técnico

Esse parâmetro é muito importante, principalmente para quem está começando a trabalhar na rede. São muitas as nuances que chocam os usuários inexperientes que precisam  de esclarecimento  imediato, o que faz com que seja aconselhável optar por uma hospedagem com suporte 24 horas. 

No decorrer do processo, avalie três parâmetros: qualidade, simpatia e eficiência na resolução de problemas. 

 

3. Popularidade do Hoster 

Quanto mais você encontrar menções sobre um hoster na Internet, melhor. E não se trata apenas de avaliações positivas, mas da abertura do provedor em comentar e discutir abertamente em fóruns e outros meios. A representação nas redes sociais também é importante. Veja como a discussão flui livremente em grupos oficiais, comunidades, representações. 

 

4. O preço dos serviços

Nem sempre o mais caro significa melhor qualidade. Você também não deve ser guiado pelo preço mais baixo. Em geral, apenas elimine o fator de importância do preço e procure a melhor correspondência para todos os outros parâmetros.

 

5. Localização do Servidor

Como mencionado acima, ao pagar pela hospedagem, você aluga espaço em um servidor poderoso. Ele pode estar localizado no seu país ou no exterior. A escolha do país onde o servidor está localizado afeta a velocidade de carregamento do site. Ou seja, se você planeja atrair tráfego de língua portuguesa, é melhor escolher a colocação no Brasil. Quanto mais distante se localizar o servidor menor é a velocidade de carregamento.

 

6. Conformidade com os parâmetros técnicos desejados

Todos os sites diferem na complexidade de execução. Digamos que, se php for usado para criar seu site, você precisa de hospedagem com suporte a php. 

Que outros dispositivos técnicos existem? 

Suporte para perl, mysql, CMS de diferentes tipos (WordPress, Joomla e assim por diante) e muito mais. Não se preocupe, 90% dos provedores de hospedagem são capazes de oferecer o que você quiser. Se, por algum motivo, você precisar de requisitos específicos para o funcionamento do site, poderá sempre solucionar esse problema com o suporte técnico. 

Conselho: basta solicitar ao desenvolvedor uma lista de requisitos técnicos do site e enviar ao hoster com um pedido de resposta sobre quais tarifas de hospedagem atendem a esses requisitos.

 

7. Backup Automático

A função Backup é o que, segundo a pirâmide de Maslow, pode ser atribuído à segunda categoria de necessidades: segurança. É ela que protege o conteúdo do site. Por que você precisa criar backups, despender tempo e esforço nisso, se o hoster pode fazer isso por você?

 

8. Velocidade de carregamento da página

Há uma nuance a considerar aqui. A velocidade não depende apenas do provedor, mas também do desenvolvedor do site. Se o desenvolvedor preencher uma página com 15 MB de informações, a página poderá demorar mais tempo para processar. O provedor deve monitorar a qualidade do equipamento e sua carga de trabalho.

 

9. Disponibilidade do site

Este é um dos fatores mais importantes. A principal coisa a lembrar é que o site pode não estar disponível 100% do tempo. Mais detalhes você encontra aqui. Por isso, a hospedagem ideal é aquela que torna o site visível para os visitantes de 99,6% a 99,8% do tempo. Não precisa ficar nervoso se seu site ficar indisponível por 5 minutos por dia. Esta é margem mínima aceitável de tempo de inatividade de uma hospedagem de boa qualidade. 

 

10. A possibilidade de hospedar mais de um site

Além disso, é bem possível que depois de um certo tempo você queira colocar um ou mais sites em sua hospedagem preferida. Veja se o hoster oferece essa possibilidade. Em caso afirmativo, quantos sites podem ser criados por um usuário.

 

A escolha da hospedagem deve ser feita de forma abrangente. Por isso, é importante que você hospede seu site apenas em fornecedores confiáveis, avalie as capacidades técnicas do site e escolha a melhor opção para um projeto web. Um site hospedado em uma boa hospedagem funcionará como um mecanismo bem lubrificado, o que poupará o tempo e os nervos do proprietário.