Blog

Marketing de Conteúdo: passo a passo para criar uma estratégia

17 de junho de 2019


Para desenvolver uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, é imprescindível ter em mente todo o tempo e planejamento necessários para que a ação colha resultados satisfatórios a longo prazo. Veja um passo a passo para fazer isso.

Se você já reconhece a importância de uma estratégia de Marketing de Conteúdo na realidade de um negócio, provavelmente entende que, para atingir os resultados desejados, é preciso empregar esforço, trabalho em equipe, tempo e muito planejamento.

Além disso, é fundamental que todo o time esteja alinhado em relação aos conceitos da estratégia e seja capaz de compreender o processo de uma ponta a outra.

Ao ler este texto, mais do que rever pontos referentes ao Marketing de Conteúdo e sua aplicação, você estará pronto para iniciar a execução de uma estratégia poderosa com foco em conversões e encantamento. Vamos lá?

Relembre o conceito de Marketing de Conteúdo

De forma ampla, o Marketing de Conteúdo é uma forma de criar engajamento a partir de conteúdo genuíno, interessante e que gere valor de verdade para a audiência.

O ideal é que esse engajamento, por sua vez, se transforme em conversões e encantamento por parte do cliente, que se transformará em um promotor da sua marca ou dos seus serviços.

Um dos principais diferenciais do Marketing de Conteúdo é que ele, ao contrário das estratégias tradicionais da publicidade, faz com que o cliente venha até a marca por vontade própria quando entende que aquele é o momento ideal de adquirir um produto específico.

Assim, seu produto ou serviço é visto de forma útil e desejada — e a geração de valor é muito positiva!

Já deu para entender que uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo tem alto poder de atração e não força nenhuma venda para o leitor. Mas, como garantir que a audiência vai entrar em contato com a marca na hora certa?

Isso é feito a partir da criação de conteúdo rico e segmentado com base no seu público e em suas necessidades. Dessa forma, ao entender a necessidade de fazer uma compra, aquela pessoa segue a jornada de compra de forma natural e construtiva, fechando negócio realmente quando entende que aquele é o melhor momento para fazer isso.

Atualmente, o Marketing de Conteúdo é a principal estratégia de Inbound, que, por sua vez, se trata de qualquer ação que tenha como objetivo captar a atenção de um possível cliente sem invasões.

Entenda a importância de uma estratégia de Marketing de Conteúdo no mercado atual

Entender sua importância é muito simples: estamos vivendo em meio a uma era totalmente informatizada. Acordamos, trabalhamos e dormimos rodeados de informações que se atualizam a cada minuto. Até mesmo entramos em contato com empresas do mundo todo a partir de um aparelho na palma da mão.

Por isso, aquele modelo tradicional de publicidade e marketing já não é mais o mesmo. Na verdade, é muito difícil conquistar clientes qualificados a partir de anúncios invasivos que chegam sem pedir permissão.

Quando pensamos nesse público exigente e cada vez mais consciente de suas escolhas comerciais — o que quer, quando quer e onde quer —, o Inbound e o Marketing de Conteúdo entram como a forma ideal de se apresentar e despertar um interesse real por parte de futuros clientes.

A Content Trends, pesquisa sobre Marketing de Conteúdo feita pela Rock Content, aponta alguns dados importantes que afirmam o poder da estratégia:

  • 73% das empresas fazem uso de uma estratégia de Marketing de Conteúdo;
  • 61,8% das que ainda não usam a estratégia pretendem adotá-la;
  • o Marketing de Conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads para as empresas que trabalham com a estratégia;
  • publicações em blogs otimizados geram em média 2 vezes mais visitantes.

Conheça o passo a passo para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo nota 10

Agora que você retornou ao conceito de Marketing de Conteúdo e compreendeu sua importância no mercado, é hora de ver, na prática, os principais pontos que envolvem uma estratégia de sucesso.

1. Entenda — e defenda — os principais objetivos da empresa

Lidar com expectativas e preocupações vindas de colegas de trabalho (principalmente gestores) é difícil. Por isso, quando pensamos no Marketing de Conteúdo, que tradicionalmente gera resultados de médio a longo prazo, é fundamental definir e alinhar os objetivos para que o processo não se perca no meio do caminho.

A primeira etapa, quando os principais objetivos da empresa são alistados, faz com que a equipe saiba o que esperar em relação aos resultados. Afinal, o objetivo é ganhar reconhecimento de marca e autoridade? Melhorar o rankeamento? Nutrir leads? Conquistar novos clientes?

Caso os objetivos não sejam listados ainda no planejamento da estratégia, não será possível metrificar o avanço do projeto e até mesmo entender se o Marketing de Conteúdo é realmente a melhor solução para a realidade atual do negócio.

Pode surgir a necessidade de união com outras estratégias — investimento em mídia nas redes sociais, por exemplo, pode ser visto como uma boa frente na construção de autoridade e reconhecimento de marca online.

Em seguida, é importante fazer um alinhamento com outros profissionais e setores, de forma que a ansiedade não supere a crença na estratégia.

Muitas pessoas acreditam no Marketing de Conteúdo por conta de sua grande aderência no mercado e inúmeros cases de sucesso.

Entretanto, na hora de aguardar por resultados na própria empresa, a ansiedade acaba fazendo com que as pessoas não saibam esperar pelo tempo necessário. Assim, pode acontecer de concluírem que, na verdade, a estratégia é pouco — ou nada — eficiente.

2. Crie sua buyer persona

Após compreender os objetivos da estratégia, é hora de mapear o cliente ideal de compra.

Isso só pode ser feito a partir de um bom conhecimento do público-alvo da marca, afinal, a buyer persona é uma representação fictícia, porém baseada em idealizações a respeito do público que a marca quer atingir.

As principais características do desenvolvimento de uma buyer persona de sucesso são:

  • nome e idade;
  • colocação profissional;
  • breve descrição de sua personalidade e hobbies;
  • objetivos;
  • definição dos principais problemas daquela pessoa (relacionados ao seu negócio).

A partir de um estudo detalhado e personalizado, será possível compreender como o seu produto ou serviço é capaz de solucionar as dores daquele cliente ideal. Só assim você conseguirá desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente. Essa análise também serve de base para definir um tom de voz e a “personalidade” da marca.

Ao conhecer o público e entender sua rotina, hábitos e preferências, você terá condições de desenvolver um conteúdo que converse de verdade com aquela pessoa e desperte um senso de necessidade genuíno em relação à solução que sua empresa oferece.

Eles sempre devem estar casados com informações já estabelecidas sobre a marca: público-alvo, faixa etária, classe social (dependendo do ticket médio do produto) e os próprios objetivos da empresa.

3. Defina os canais de distribuição

O Marketing de Conteúdo é fortemente associado a blogs em primeiro momento, mas é importante ter em mente que isso não será suficiente para garantir toda a estratégia.

Além desse canal, as redes sociais entram como uma ferramenta de complemento muito importante. Por meio delas é possível divulgar o conteúdo publicado com o objetivo de transferir a audiência para o blog, mas o caminho inverso também pode ser realizado.

As estratégias de SEO aplicadas nos artigos e em todo o blog farão com que os conteúdos tenham um bom ranqueamento e arrasem nas ferramentas de busca.

Após serem descobertos de forma orgânica, é importante direcionar o leitor para as redes sociais — seja em alguma CTA, seja em botões distribuídos pela página.

Mesmo quando o conteúdo foi encontrado de maneira ideal, a criação de uma comunidade online é de extrema importância principalmente nos estágios de fidelização e encantamento por parte do cliente.

Além disso, materiais ricos como e-books, webinars e newsletters são outros canais de distribuição que não podem ficar de fora da estratégia.

4. Desenvolva um calendário de conteúdo

Depois de definir os canais de distribuição de conteúdo, é hora de criar um calendário.

Dentre vários elementos importantes, é fundamental que os conteúdos estejam divididos por canal e com objetivos bem definidos e alinhados com o momento de cada persona na jornada de compra.

Na hora de produzir o conteúdo, tenha em mente questões importantíssimas como:

  • periodicidade;
  • tamanho e formato;
  • estratégias de divulgação e promoção (principalmente em blogs iniciantes);
  • focar na estratégia 80/20 — 80% de conteúdos de topo de funil e 20% em conteúdo de meio e fundo de funil;
  • otimização do SEO On Page;
  • caprichar no link building, ou seja, providenciar links externos que façam referência à sua página — guest posts e parcerias são ótimas formas de começar;
  • atualização de conteúdo — espere pelo menos 6 meses até fazer a primeira delas.

5. Analise as métricas

De que adianta realizar uma estratégia de Marketing de Conteúdo sem conseguir medir seu sucesso? Por isso, as métricas de desempenho devem ser acompanhadas durante toda a estratégia — só assim será possível alterar ações que não estejam caminhando tão bem ou investir ainda mais naquelas que apresentam sucesso.

E quais são elas? Justamente aquelas definidas no início do planejamento! Quando são cumpridas, significa que aquela meta foi batida.

No caso da conversão, por exemplo, o objetivo não deve ser apenas “gerar vendas”. É preciso analisar (de acordo com a realidade do negócio e dados internos) quantas conversões seriam ideais após o período da estratégia.

Ao estabelecer uma análise bimestral, por exemplo, o que será feito é simples: até atingir o objetivo final, quanto ainda falta? Quanto tempo a mais — ou a menos — seria necessário para bater a meta? Dessa forma, conforme adiantamos, é possível fazer planos de ação acertados.

Acima de todo o planejamento e ações realizadas, tenha sempre em mente que o Marketing de Conteúdo requer uma construção contínua.

Não é possível investir em ideias incríveis por um ou dois meses e, após esse período, esperar que todo o objetivo tenha sido alcançado. Constância é a chave!

Agora que você já sabe como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, é importante aprender a documentar todo o processo. Por isso, leia este artigo e aprenda a fazer a documentação de uma estratégia de marketing de conteúdo em apenas 10 passos.

 

Conteúdo produzido por Rock Content.

 

Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Assine nossa newsletter.