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Modelo de organograma: como saiba como adotá-lo e fazer sua agência crescer

4 de setembro de 2018


Grandes corporações estão familiarizadas com organograma; inclusive, elaborá-lo e  atualizá-lo costumam ser funções básicas da área de Recursos Humanos. O organograma concentra, de forma simples e visual, a estrutura corporativa da empresa: todos os setores e suas respectivas hierarquias.

Elaborar um modelo de organograma adequado para a realidade empresarial é o primeiro passo para a definição da governança corporativa de qualquer empresa — entende-se como governança corporativa os processos, as normas, a cultura corporativa e os regulamentos da administração de um negócio.

Tendo o organograma sob controle, é possível praticar uma gestão mais avançada, implementando, por exemplo, um trabalho de mapeamento de processos — saiba mais sobre o tema em “Como a gestão de processos pode facilitar a oferta de soluções digitais em sua agência”.

Quer também dar o primeiro passo rumo ao crescimento a partir de um organograma bem estruturado e adequado à sua agência digital? Acompanhe as instruções a seguir e termine a leitura já sabendo como fazer o seu modelo ideal de organograma!

Conheça os principais setores das agências digitais

Sabe aquela ideia amadora — que faz parte do processo de crescimento de algumas empresas —  de que uma pessoa é responsável por mil coisas ou que todo mundo é responsável por tudo ao mesmo tempo? Pois é! Se você quer mesmo alavancar seus resultados, precisa de processos muito bem definidos e profissionais especializados.

Para fornecer inbound marketing, por exemplo, você precisará:

  • Redator para produzir e revisar conteúdos;
  • Webdesigner;
  • Analista de SEO que saiba trabalhar com códigos HTML e CSS para customizar uma landing page, por exemplo;
  • Gestor do conteúdo: aquele que organizará as pautas, liberação das peças e será responsável pelos cronogramas de conteúdo;
  • Analista de marketing para campanhas online;
  • Especialista de inbound marketing: responsável por traçar as estratégias e montar um pacote viável de entrega de resultados ao seu cliente.

Só para você ter uma ideia, grandes agências (que incluem serviços offline) possuem as seguintes áreas internas:

  • Atendimento: responsável por intermediar o relacionamento entre cliente e agência (desde o briefing ao acompanhamento e faturamento das demandas);
  • Criação: formada basicamente por designers e redatores, tem a missão de criar as peças e campanhas solicitadas;
  • Mídia: faz a ponte entre a agência e o veículo (TV, rádio, revista, outdoor, entre outros). Em algumas agências, a mídia offline trabalha com a mídia online, responsável pelos anúncios e por toda a estratégia online;
  • Administrativo: parte administrativa e de recursos humanos;
  • Diretoria: alguns membros estão à frente das vendas, outros do planejamento, outros da Criação.

Faça o organograma da sua agência

Reflita e anote quem faz o quê na sua agência. Partindo dos insights que demos acima sobre as funções de uma agência, pense na realidade da sua: quais setores são? Feito isso, é só organizar por nível de hierarquia. Você é o dono? Então você é o diretor, e está no topo. Quem vem abaixo? Um gerente? Um coordenador? Quem eles coordenam? Como as equipes devem ser estruturadas? E assim por diante.

Com o organograma bem definido, você conseguirá organizar suas equipes e profissionais, definir competências e otimizar as rotinas produtivas, pois terá a visão abrangente sobre o funcionamento da sua agência. Dá para perceber se falta algum profissional, se um setor está inchado, se outro está precisando de reforços e muito mais!

Sabemos que a gestão de uma agência é desafiadora. Além de definir bem um modelo de organograma, é importante melhorar seu posicionamento de mercado e diferenciar sua agência digital para sair à frente rumo ao sucesso!

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