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O que é Data Driven?

22 de junho de 2020


A metodologia Data Driven investe em análises, trabalha com dados e faz o seu negócio crescer com segurança. Tudo isso usando processos estruturados e objetivos. Quer saber o que é e como implementá-la em sua agência? Confira tudo nesse artigo!

Como você toma as decisões dentro da sua agência? Leva em conta informações precisas e dados muito bem analisados ou apenas aposta na sua experiência e intuição? Caso se enquadre no último grupo, chegou o momento de conhecer o conceito de Data Driven. Já ouviu falar nele?

Ao longo do texto, explicaremos porque a aplicação dessa técnica é fundamental nos negócios de sucesso. Afinal, as organizações e agências que a compreendem e a utilizam adequadamente chegam a crescer 30% a mais do que a média geral. Isso de acordo com um relatório publicado em 2018 pela Forrester, empresa especializada em pesquisa de mercado, com sede nos EUA.

Então, não fique para trás e descubra como maximizar a sua produtividade, tomando decisões cada vez melhores. Siga com a leitura e descubra mais sobre a Cultura Data Driven!

O que, de fato, significa Data Driven?

Traduzindo livremente a expressão, podemos observar que Data Driven significa “orientação a dados”. Isso quer dizer que ela está relacionada a informações concretas, que podem ser estudadas e medidas para guiar decisões importantes a serem tomadas na sua agência.

Em termos de negócios, faz referência a um processo de trabalho com metodologias estruturadas, que leva em conta análises técnicas. Aqui, assuntos como big data, estatística e até psicologia atuam de forma conjunta. Tudo para entregar resultados precisos a gestores, facilitar o trabalho da operação e oferecer valor ao consumidor.  

Nos próximos tópicos, vamos detalhar melhor esse conceito, mostrando como utilizá-lo e porque ele é tão importante.  

Por que investir no Data Driven Business?

Data Driven Business ou Data Driven Company nada mais é do que um modelo de gestão baseado em dados. Sendo assim, cada ação que você realiza em sua agência passa por um processo de análise bem estruturado antes de ser efetuada.

Ou seja, as hipóteses passam a ser testadas e transformam-se em dados. Estes, por sua vez, são analisados e, só a partir de então é que ações definitivas ocorrem.

Para isso dar certo, é importante investir em tecnologia e capacitação de pessoal, entre outros aspectos que serão detalhados mais à frente. Por agora, vamos focar nas vantagens que o modelo oferece.

Redução de custos

Para trabalhar da forma adequada o Data Driven Business é necessário realizar um bom investimento inicial. Contudo, a médio e longo prazo, você  reduz os custos gerais. Isso porque os seus processos tornam-se mais rápidos e eficientes.

Desse modo, mais oportunidades são identificadas, estratégias de marketing ocorrem de forma mais precisa, abordagens com clientes geram um retorno maior e a sua agência se fortalece no mercado.

Melhor adaptação às mudanças

Trabalhar com dados dá ao seu negócio uma visão clara sobre processos internos e o cenário externo. Ter essa perspectiva é essencial para inovar, antecipar-se a problemas e conquistar clientes.  

Quando nos baseamos apenas na nossa experiência ou em nossas crenças, os riscos de não percebermos possíveis mudanças são altos e assim deixamos escapar possíveis oportunidades.

Melhor capacidade de planejamento

Em qualquer negócio, ter um bom planejamento é fundamental. Entretanto, no mercado B2B torna-se indispensável. Isso porque você tende a trabalhar com contas de alto valor e, muitas vezes, o contrato de apenas um cliente representa grande parte da sua receita.

Sendo assim, uma venda mal sucedida ou um processo de suporte mal estruturado pode afetar toda a sua agência.

Tendo isso em mente, trabalhar com dados sólidos de diversos setores (finanças, marketing, pós-vendas, produção etc.) é a melhor forma de realizar previsões. Além, é claro, de elaborar planejamentos bem estruturados.

Tomada de decisões mais rápida e certeira

Analisando tudo o que explicamos até o momento, fica evidente que o processo de decisão também será mais efetivo com o Data Driven Business. O motivo é bem simples, você conseguirá ter acesso a dados completos que apresentam o funcionamento da sua empresa e assim ter decisões mais assertivas.

Como implantar uma cultura Data Driven em sua agência?

Antes de tudo, o que significa cultura Data Driven? Bem, ela representa uma visão compartilhada por todos dentro da empresa e direcionada para o uso de dados. Assim, ações, crenças, valores e processos realizados diariamente têm os dados como recurso-chave.

Isso é mais do que um sistema de gestão. É um senso de unidade essencial para fazer o Data Driven funcionar de fato. No entanto, como criar essa coesão e esse pensamento único? Listamos três aspectos que devem ser levados em conta na sua agência para adotar a metodologia Data Driven e aumentar o seu faturamento.  

Utilização de ferramentas tecnológicas

Se você for trabalhar com dados, precisa ter ferramentas que possibilitem esse processo. Assim, é essencial possuir: mail track, CRM, gerador de formulários, programas de fluxo de nutrição, sistema ERP (software de gestão integrada), gerador de relatório de anúncios online, entre outras.

Tudo isso vai ajudá-lo a organizar, compartilhar e interpretar informações de maneira estruturada. Contudo, o Data Driven não é sobre acumular softwares, mas sobre entender a psicologia humana. Isto resulta no tópico a seguir.

Capacitação dos funcionários

De nada adianta a sua agência ter um volume enorme de dados e gerar relatórios super técnicos se ninguém conseguir entendê-los ou refiná-los. Por isso, é preciso investir na presença de profissionais capacitados e treinados para lidar com essas informações.

E aqui, falamos não só dos especialistas que você deve contratar, mas dos treinamentos oferecidos a toda a sua equipe. É importante cultivar nas pessoas o interesse pelo trabalho com dados nos mais diferentes níveis de operações. Bem como mostrar a forma de fazer isso.

Assim, o processo analítico não se torna algo pontual, destinado a situações específicas. Muito pelo contrário, os funcionários passam a buscar nos dados suporte para resolver problemas e criar projetos ou novas estratégias que auxiliam a sua agência a se fortalecer no mercado.

Escolha correta dos dados

Junto com as ferramentas e o processo de capacitação da equipe, deve-se definir os dados a serem analisados por cada setor. Além disso, as fontes de  coleta e o local de armazenamento de tais recursos precisam estar claros.

Quando essa organização não é feita, a empresa corre o risco perder informações, realizar análises incorretas ou tratar dados que não atendem aos seus objetivos. Dessa maneira, estude com cuidado o que é válido para a sua agência. Aqui vão exemplos de fontes de investigação a serem consideradas:

  • Google Analytics;
  • Sistema ERP;
  • Sistema CRM;
  • Relatórios de mídias sociais;
  • Dados de mercado;
  • Análises de consultores;
  • Relatórios do Google Ads;
  • entre outros

 

 

Campanhas, engajamento e Data Driven marketing: como funciona essa relação?

Fidelizar clientes, criar personas, produzir conteúdo para engajar, criar campanhas no Google Ads, prospectar leads. Essas são apenas algumas das ações ligadas ao inbound marketing. E cada uma delas torna-se mais simples com o uso e a análise correta de dados.

Porém, aqui não estamos falando apenas do acompanhamento de métricas e da utilização de KPIs. Mas, de pensar cada estratégia tomando como base dados previamente analisados.

Dessa maneira, o Data Driven marketing coleta informações relativas ao Google Analytics, tráfego orgânico, comportamento do consumidor, conversão, churn, ciclo de vendas etc. E tudo isso não apenas da sua agência, mas também nos concorrentes.

Com as informações reunidas é que as estratégias, campanhas e ações começam a ser elaboradas. E os resultados de todas elas tendem a gerar muito mais engajamento e vendas. Afinal, você estará usando referências sólidas para desenvolvê-las.

Pode-se dizer que, no marketing digital, os dados são a interseção entre criatividade e análises lógicas. E é isso que os torna ativos valiosos.

Pronto para utilizar o Data Driven na sua agência?

Diante de tudo o que apresentamos, é fácil perceber que criar processos baseados em Data Driven evita que a sua agência desperdice recursos, tempo e dinheiro. Afinal, os dados mostram onde é importante focar, dando aos diferentes setores segurança na hora de tomar as decisões.

Todavia, lembre-se que o dado por si só não resolve nenhum problema. É preciso que pessoas consigam refiná-lo, extraindo informações valiosas.

Portanto, invista na qualificação dos seus funcionários e em ferramentas tecnológicas que favoreçam à integração. E a Constant Contact Lead Gen & CRM (SharpSpring) pode ajudá-lo com este último ponto. Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita das nossas ferramentas!

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