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Por que tantas agências falham ao fazer Inbound Marketing?

28 de fevereiro de 2017


Sabemos que existem muitas agências no Brasil que não conseguiram fazer o Inbound Marketing para os seus clientes. Mas por que será que tantas agências falham ao tentar fazê-lo?

Erros das agências no Inbound Marketing

Bom, primeiramente porque ele exige muito mais habilidade. É preciso ter um planejamento sobre todas as fases – e elas começam lá nas vendas. Algumas agências vendem resultados surreais e perdem os clientes porque eles criaram expectativas também inalcançáveis.

Seja realista e deixe os clientes cientes que os resultados virão à longo prazo.

Uso excessivo de tom comercial

Outro motivo de muitas agências falharem ao fazer Inbound Marketing é que elas continuam tentando promover o cliente nos textos que deveriam ser informativos. Quando fazem isso, toda a informação passada deixa de ser confiável e os leitores enxergam aquilo apenas como mais uma propaganda.

Os leitores devem chegar ao produto final por meio de nutrição, e não de autopromoção durante o texto. Pense assim: se as pessoas ficam desesperadas só pelos 5 segundos de propaganda que são obrigadas a assistir no YouTube, você acha mesmo que elas vão ler um texto recheado de propaganda?

O que muitas agências ainda não perceberam é que atualmente as pessoas têm um controle imenso sobre o que querem ver, ler, ouvir e interagir. Os algoritmos do Facebook estão aí para provar que cada vez mais ficamos imersos apenas naquilo que gostamos e nos identificamos.

Por essa evolução, toda interrupção é mal vista pelos usuários. O Inbound Marketing bem feito sabe que não pode ser invasivo – e sim informativo.

Má gestão de leads e personalização

O erro de muitas agências ao fazer o Inbound Marketing é que elas perdem completamente os leads. Por exemplo: você pode até ter escrito um conteúdo interessante, mas aí a pessoa baixou um e-book e à partir de então só recebeu coisas que não estavam relacionadas com ela.

Já sabe o fim dessa história, né? Marcados como SPAM.

Ah, e por isso vale lembrar também que comprar listas nunca vai dar certo. Será como atirar uma flecha em uma maçã que está à 10km de distância com os olhos vendados.

Nessa fase é muito importante segmentar os potenciais clientes em seus respectivos estágios de compra, interesses, idade, entre outros. Assim a nutrição será muito mais precisa e relevante para quem recebe.

Isso vai determinar totalmente se a campanha terá sucesso ou não.

Projetos sem personas definidas

Mais um motivo para as agências não conseguirem fazer o Inbound Marketing: não definir bem a persona. Quando você não sabe a “dor” que você precisa “curar”, você só fica falando dos produtos e não dos benefícios que eles podem proporcionar.

Percebe a diferença? É agregar valor à oferta. O exemplo mais clichê de todos, mas que serve aqui é o da Coca-Cola: ela não vende um refrigerante, ela vende felicidade.

Se você não sabe que a sua persona está procurando felicidade, vai ficar tentando vender um refrigerante à toa.

Gostou do artigo “Por que tantas agências não conseguem fazer o Inbound Marketing?”? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas, ficaremos felizes em responder.


Carlos Justino Grupo iPubCarlos Justino
é Co-fundador da New Age Marketing e reconhecido como um dos grandes especialistas em Inbound Marketing no país.
Especialista em SEO, neuromarketing, UX, Inbound Sales e Gestão de Projetos. Antes do grande boom da Internet trabalhava com Relações públicas e Marketing de relacionamento em Portugal e Inglaterra.

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