Informamos que a marca Sharpspring passou a ser chamada de Constant Contact e a marca Sharpspring Brasil agora é Saaspro, representante oficial da Constant Contact no Brasil. Apesar da mudança de marca, reforçamos nosso compromisso de alavancar resultados de nossos clientes através da tecnologia.

Blog

Por que tantas agências falham ao fazer Inbound Marketing?

28 de fevereiro de 2017


Sabemos que existem muitas agências no Brasil que não conseguiram fazer o Inbound Marketing para os seus clientes. Mas por que será que tantas agências falham ao tentar fazê-lo?

Erros das agências no Inbound Marketing

Bom, primeiramente porque ele exige muito mais habilidade. É preciso ter um planejamento sobre todas as fases – e elas começam lá nas vendas. Algumas agências vendem resultados surreais e perdem os clientes porque eles criaram expectativas também inalcançáveis.

Seja realista e deixe os clientes cientes que os resultados virão à longo prazo.

Uso excessivo de tom comercial

Outro motivo de muitas agências falharem ao fazer Inbound Marketing é que elas continuam tentando promover o cliente nos textos que deveriam ser informativos. Quando fazem isso, toda a informação passada deixa de ser confiável e os leitores enxergam aquilo apenas como mais uma propaganda.

Os leitores devem chegar ao produto final por meio de nutrição, e não de autopromoção durante o texto. Pense assim: se as pessoas ficam desesperadas só pelos 5 segundos de propaganda que são obrigadas a assistir no YouTube, você acha mesmo que elas vão ler um texto recheado de propaganda?

O que muitas agências ainda não perceberam é que atualmente as pessoas têm um controle imenso sobre o que querem ver, ler, ouvir e interagir. Os algoritmos do Facebook estão aí para provar que cada vez mais ficamos imersos apenas naquilo que gostamos e nos identificamos.

Por essa evolução, toda interrupção é mal vista pelos usuários. O Inbound Marketing bem feito sabe que não pode ser invasivo – e sim informativo.

Má gestão de leads e personalização

O erro de muitas agências ao fazer o Inbound Marketing é que elas perdem completamente os leads. Por exemplo: você pode até ter escrito um conteúdo interessante, mas aí a pessoa baixou um e-book e à partir de então só recebeu coisas que não estavam relacionadas com ela.

Já sabe o fim dessa história, né? Marcados como SPAM.

Ah, e por isso vale lembrar também que comprar listas nunca vai dar certo. Será como atirar uma flecha em uma maçã que está à 10km de distância com os olhos vendados.

Nessa fase é muito importante segmentar os potenciais clientes em seus respectivos estágios de compra, interesses, idade, entre outros. Assim a nutrição será muito mais precisa e relevante para quem recebe.

Isso vai determinar totalmente se a campanha terá sucesso ou não.

Projetos sem personas definidas

Mais um motivo para as agências não conseguirem fazer o Inbound Marketing: não definir bem a persona. Quando você não sabe a “dor” que você precisa “curar”, você só fica falando dos produtos e não dos benefícios que eles podem proporcionar.

Percebe a diferença? É agregar valor à oferta. O exemplo mais clichê de todos, mas que serve aqui é o da Coca-Cola: ela não vende um refrigerante, ela vende felicidade.

Se você não sabe que a sua persona está procurando felicidade, vai ficar tentando vender um refrigerante à toa.

Gostou do artigo “Por que tantas agências não conseguem fazer o Inbound Marketing?”? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas, ficaremos felizes em responder.


Carlos Justino Grupo iPubCarlos Justino
é Co-fundador da New Age Marketing e reconhecido como um dos grandes especialistas em Inbound Marketing no país.
Especialista em SEO, neuromarketing, UX, Inbound Sales e Gestão de Projetos. Antes do grande boom da Internet trabalhava com Relações públicas e Marketing de relacionamento em Portugal e Inglaterra.

Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Assine nossa newsletter.