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Dicas para produzir e distribuir conteúdos com mais praticidade

17 de janeiro de 2017


Conteúdos qualificados formam a base para o sucesso do Inbound Marketing, já que são eles que irão engajar o público com a empresa. Se a sua agência está começando a oferecer esse serviço, preste atenção em cada detalhe do planejamento, desde a criação até a distribuição. Nada pode sair fora dos trilhos para que o seu cliente consiga os resultados desejados ao longo da estratégia.

Separamos aqui dois momentos fundamentais da produção e distribuição dos conteúdos. Na primeira parte, vamos destacar os passos fundamentais entre buscar uma pauta, ter uma ideia até o conteúdo estar realmente pronto para ser distribuído. Na outra ponta, vamos trazer as principais ferramentas que podem organizar cada uma das etapas de produção e depois publicar os materiais nas redes sociais e nos blogs, seguindo as linguagens específicas desses canais.

Produção de conteúdo

Ideia: a maior parte dos materiais que você encontra nas redes, blogs ou outras mídias digitais não surge sem antes passar por um amadurecimento da ideia. Normalmente, passa por uma sabatina com uma equipe de profissionais de várias áreas até ser lapidada. A melhor maneira de fazer isso é com brainstorm. Começa por um insight e várias pessoas podem contribuir até se tornar um conceito ou uma pauta. Neste momento cria-se um briefing com o que é esperado para o resultado e se estabelece o prazo final. Para verificar a viabilidade da pauta, é importante verificar a quantidade de buscas pelo tema por meio de palavras-chave. Essa etapa de pesquisa pela palavra-chave ajuda, inclusive, a definir o direcionamento do conteúdo.

Redação: onde o conteúdo começa a se formalizar a partir de pesquisas e experiências. Essa construção é feita a partir do briefing ou da pauta. Deve-se seguir essa estrutura para não perder pontos importantes.

Revisão e edição: tendo já a base pronta do conteúdo, o responsável por criar a storytelling desenvolve todas as dinâmicas para um conteúdo de web e para a redação, preocupado com termos adequados, linguagem, palavras-chave, imagens e linha de raciocínio. Dependendo do tipo de conteúdo também se preocupa com diagramação.

Aprovação: nesta etapa, o conteúdo que já passou pela criação, é avaliado por quem fez o briefing para ver se atendeu às expectativas e se não há erros ou falta de informações. É uma fase de bastante cuidado porque avalia o posicionamento da empresa. Caso ainda falte alguma coisa, o material pode voltar para a revisão ou redação.

Publicação: antes de começar a publicar, é importante contar com um estoque de conteúdos que garanta frequência de publicação. Tudo já tem que estar aprovado e só faltando a distribuição nos canais. Por isso, é importante ter um calendário editorial já com vários materiais aprovados.

Distribuição

A maneira mais prática e eficiente de distribuir conteúdos atualmente é contar com ferramentas que automatizem e controlem os processos. Algumas delas podem até ajudar na mensuração dos resultados. Confira:
Buffer: é um aplicativo que permite reunir em um único espaço todas as postagens de Facebok, Twitter, Google Plus e LinkedIn. Além de oferecer números e comportamentos da audiência, também permite escolher os melhores horários para publicar os posts. É uma ferramenta prática e confiável para fazer o gerenciamento de conteúdos para redes sociais.

Contentools: permite criar um fluxo, estabelecendo etapas e designando funções e pessoas diferenciadas para executar cada uma das atividades. A ferramenta cria um percurso desde a sugestão de uma ideia, passando pela elaboração do conteúdo até a aprovação e publicação do material final. Ela também permite a integração com todas as redes e formatos de blogs.

Runrun.it: feito por uma startup brasileira e conta com uma versão em português. Trata-se de um gerenciador de tarefas já utilizado por mais de 100 mil empresas. Ajuda a trabalhar com mais eficiência, priorizando as ações certas.

Trello: é uma ferramenta simples que ajuda organizar as tarefas e os projetos em um único local. É possível dividir as tarefas entre executores individuais e equipes, estabelecendo também o processo dos trabalhos. É possível acrescentar ainda fotos, links, datas e horários.

Wrike: é uma ferramenta de gerenciamento de projetos online. Permite a criação de tarefas, troca de mensagens e se integra com e-mails, aplicativos de armazenamento (Google Drive e DropBox) entre outros.

Essa é a hora de começar!

Se você ainda não oferece o serviço de Inbound Marketing com receio dos desafios da produção de conteúdos, você percebeu que não é tão ameaçador assim. Exige organização, planejamento e foco para cumprir o planejamento e executar os prazos, sem perda de tempo. Mas o retorno para os seus clientes e para agência são promissores se houver compromisso e regularidade na entrega dos materiais.

Nem é preciso lembrar que o Inbound Marketing tem revolucionado a maneira que as empresas se comunicam suas marcas e produtos e se relacionam com os clientes. Se a sua agência ainda não embarcou nessa, é o momento certo de saltar para um novo conceito de marketing, para um lugar muito mais próximo do público, mas que vai exigir compromisso e amadurecimento.

Quem sabe esse não era o passo que faltava para sua agência bombar em 2017? Ah, e agora que você já conferiu as dicas para produzir e distribuir conteúdos com maior facilidade, que tal ler também sobre buyer personas?

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