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ROI Inbound Marketing: como calcular e apresentar resultados para o seu cliente?

11 de agosto de 2020


O ROI Inbound Marketing é um conceito que surgiu na matemática financeira e é essencial para demonstrar o valor dos serviços que a sua agência desenvolve. Confira nesse artigo o passo a passo para ativar esse indicador tão importante em seu negócio.

Você já ouviu falar em ROI Inbound Marketing? Conhecer esse termo e saber como aplicá-lo corretamente é fundamental para o crescimento do seu negócio. Afinal, ele vai ajudá-lo a otimizar o retorno de lucros, a atingir as suas metas mais rapidamente e a investir em estratégias que valem a pena e dão retorno.

Como deu para perceber, são diversas as vantagens de aplicar essa metodologia na sua agência. Todavia, para obtê-las, você precisa saber como calcular corretamente o ROI. Ao longo do texto, vamos explicar esse assunto de forma bem detalhada. Então, continue com a leitura e descubra tudo sobre esse importante índice.

O conceito de ROI Inbound Marketing

O termo ROI significa retorno sobre investimento, ou do inglês return over investiment. Ele é um conceito que surgiu na matemática financeira com o objetivo de ajudar investidores a identificar os melhores locais para aplicar o seu dinheiro.

Contudo, ao longo do tempo, o ROI passou a ser utilizado em diversas áreas. Isso inclui a publicidade, as transações de negócios e o marketing, em especial o inbound marketing. Este trabalha muito com métricas, então as estratégias são facilmente mensuráveis.

Sendo assim, o ROI é bastante útil no momento de justificar para o seu cliente a necessidade de investir em determinadas ferramentas ou ações. Afinal, será possível mostrar, em números, quando algo vale ou não a pena.

Leia mais: Aprenda a controlar o ciclo financeiro da sua agência.

A forma para calcular o ROI Inbound Marketing

O cálculo básico do ROI Inbound Marketing é feito usando a seguinte fórmula:

(receita – custo) / custo

Contudo, conhecer apenas essa definição não é suficiente para um cálculo efetivo e que gere retorno para a sua agência. Por isso, dividimos o processo em quatro passos. Confira-os agora:

1. Identificação dos objetivos

Como o ROI é a relação entre receita e custo, você pode associá-lo a diversas estratégias da sua agência, seja para aumentar as vendas, melhorar o engajamento, conquistar novos leads ou aumentar o faturamento. Para isso, basta avaliar o investimento feito numa tal ação e calcular a receita que ela gerou.

Dessa maneira, antes de qualquer ação, identifique qual é o objetivo que você quer medir com o ROI. Assim, os seus cálculos serão muito mais precisos. Como exemplo aqui no texto, vamos supor que o seu intuito seja analisar a campanha elaborada pela sua agência para a conversão de vendas de um cliente.

2. Definição de custos

O passo seguinte é listar todos os custos envolvidos no objetivo que foi definido no tópico anterior. Cada gasto precisa ser calculado com atenção para depois entrar na fórmula que apresentamos.

No exemplo de conversão de vendas, suponha que o cliente gastou R$ 15 mil com a sua agência, incluindo serviços relacionados a anúncios no Adwords, ferramentas de automação de marketing e mão-de-obra para a criação de landing pages.  

3. Período de análise

Outro ponto importante do ROI Inbound Marketing está atrelado ao período de análise. Ou seja, ao tempo de apuração de todos os dados. Isso significa que todos os custos calculados precisam ter uma data de início e de término. Paralelamente, a receita alcançada também deve ser medida levando em conta tal período estipulado.

Dessa maneira, imagine que o investimento de R$ 15 mil do nosso exemplo representa dois meses de estratégia. A partir daí, você faz os cálculos e percebe que, ao longo desses meses, seu cliente conseguiu R$ 50 mil em novos negócios. Isso significa que o ROI é de 2,3 ou 233%. Veja:

(50.000 – 15.000) / 15.000 = 35.000 / 15.000 = 2,33

4. Utilização de histórico e comparativos

Você não calcula o retorno sobre investimento da empresa uma única vez e pronto, acabou. Esse é um dado financeiro, então é necessário acompanhá-lo de forma constante para avaliar o desenvolvimento do negócio do seu cliente e analisar quais medidas são necessárias para melhorar o seu produto.

Sendo assim, estabeleça períodos regulares para medir o ROI, desenvolvendo um histórico de dados. Isso vai ajudá-lo a comparar a situação da empresa que atende ao longo do tempo. Desse modo, é possível observar questões relacionadas à sazonalidade, à inflação e quais meses há mais lucro, planejando melhor a sua estratégia de marketing.

A hora de apresentar o ROI Inbound Marketing para o seu cliente

Com base nos tópicos anteriores, você já consegue calcular o ROI dos projetos que oferece aos seus clientes. Isso é essencial para mostrar a eles que os serviços ofertados pela sua empresa estão dando resultados.  

Todavia, como a apresentação desses dados deve ser feita? O ideal é usar relatórios e organizar tudo de forma clara. A seguir, selecionamos três dicas que farão tal informação ser facilmente compreendida pelo cliente. Confira:

Utilize gráficos

Conceitos matemáticos muitas vezes são vistos como algo complicado e é comum as pessoas ficarem perdidas diante de vários números. Por isso, use gráficos para ilustrar os cálculos desenvolvidos. Isso fará o seu cliente entender muito melhor o que está sendo apresentado, além de ser mais atrativo.

Desenvolva uma linguagem objetiva

Quando apresentar os resultados, explique tudo de forma simples, baseando-se em fatos. Nada de suposições ou conceitos abstratos. Mostre para o seu cliente algo que ele possa visualizar com precisão. Isso vai transmitir credibilidade, bem como ajudá-lo a ver valor nos serviços que a sua agência está ofertando.

Foque nas vendas

Por mais que o ROI possa ser calculado para diversas estratégias dentro do inbound marketing, o ideal é focá-lo nas ações envolvendo conversão de vendas. O motivo é que é mais fácil medi-lo dessa maneira.

Além do mais, o principal objetivo do seu cliente sempre vai ser observar resultados positivos na receita final que ele tem. Então, a venda é o melhor caminho para demonstrar resultados e perceber benefícios que a sua agência traz.

Comece a calcular o ROI Inbound Marketing e fidelize os seus clientes

Ao longo do texto, você pôde conferir todos os passos para calcular o ROI da área de marketing. Como deu para notar, esse não é um processo complicado, mas exige muita atenção e organização.

Conhecer essa informação financeira é de extrema importância para validar junto ao seu cliente todos os investimentos ele está fazendo na agência. Então, sempre mantenha esses dados atualizados. Junto a isso, apresente relatórios frequentes seguindo as dicas que mostramos anteriormente.

Fazer esse processo, com certeza, vai ajudar a fidelizar o público, bem como fará o seu negócio crescer de modo mais sólido. Portanto, comece hoje mesmo a trabalhar em cima dos dados de retorno sobre investimento. E, para manter esse índice sempre positivo, conte com a Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring).

Aqui, temos diferentes ferramentas de marketing, ligadas à automação, à criação de landing pages e à gestão de mídias. Todas elas vão fazer você desenvolver os seus projetos de forma mais produtiva e obter os melhores resultados.

Então, entre em contato com os nossos consultores e agende uma demonstração gratuita agora mesmo.

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