Webinar: como usar a estratégia para conseguir potenciais clientes
4 de agosto de 2020
Se você já começou a estudar sobre Marketing Digital, provavelmente soube que é importante aprender como conseguir leads com Webinar. Afinal, essa ferramenta é uma das mais importantes dentro de uma estratégia de funil de marketing.
O funil de marketing é caracterizado por três fases importantes. São elas:
- atração (em que a empresa tenta angariar alguns dos usuários responsáveis pelas mais de 80 mil buscas por segundo no Google);
- nutrição (quando a empresa produz conteúdo de consideração para educar o usuário);
- conversão (quando a empresa atua para fechar negócio com o potencial cliente).
Na prática, o Webinar pode ser usado tanto na fase de encantamento (ou consideração), quanto na fase de conversão. Por isso, é importante entender as melhores maneiras para usar essa ferramenta.
Quer aprender como conseguir clientes com Webinar? Então siga a leitura!
Pense em como conseguir clientes com Webinar de maneira estratégica
Não basta apenas produzir um webinar e colocá-lo na Internet para poder ter os melhores resultados. O seu conteúdo deve ser pensado e utilizado de maneira estratégica para poder render o quanto se espera.
Por exemplo, suponha que sua agência atenda ao segmento de imobiliárias. É importante entender qual o papel do webinar dentro da sua estratégia de conteúdo e então produzi-lo da maneira adequada.
Vamos supor que a sua agência estabeleceu como persona o dono de uma rede de imobiliárias e que um dos maiores desafios dele é a gestão comercial dos corretores.
Nesse caso, o webinar pode ser um conteúdo que explique a importância de uma boa gestão CRM, da integração entre marketing e vendas e da venda consultiva na venda do imóvel.
No conteúdo, sua empresa explicará tudo que o cliente precisa saber para passar para a fase de conversão: como a automação de marketing e vendas pode auxiliar a amarrar todas as pontas.
Entenda como as pessoas chegarão ao webinar e para onde irão
Um dos principais pontos de como conseguir clientes com Webinar é entender o fluxo do tráfego de usuários. O que isso significa na prática? Estamos falando de entender de onde as pessoas vêm e para onde elas vão.
Em primeiro lugar, é importante montar uma estratégia que seja focada em conteúdos de atração que direcionem o público para assistir o seu webinar. Pense em um funil: você criará uma boca bem ampla com vários conteúdos e direcionará os leitores via CTA para um ponto só: o webinar.
Depois, você precisará definir para onde direcionar o público durante ou depois do webinar. Uma boa estratégia é segmentar os espectadores com base em diferentes objeções de venda.
Por exemplo, imagine que sua agência foi eleita a melhor agência para atendimento do ramo imobiliário e, além disso, você tem um case publicado com um cliente.
Nesse caso, você pode citar esses dois fatos no webinar e fazer um CTA para direcionar o público para duas páginas de conversão diferentes. Assim, usando tags na criação de websites, você saberá os e-mails de quem se interessa por cada um desses elementos e poderá enviar conteúdo especializado depois.
Prepare o conteúdo para que ele seja um bom entretenimento
Existem muitos webinars por aí que são montados com tudo certo: há uma boa estratégia de captação de público, um bom direcionamento estratégico e boas páginas de conversão.
No entanto, a estratégia não dá resultado. Por quê? Normalmente, o problema é que o público não está assistindo o webinar até o fim porque o conteúdo não é engajante.
É possível identificar isso ao olhar para as métricas de visualizações do seu webinar. O player escolhido para o vídeo (normalmente o YouTube) mostra em quais momentos você perde o público do seu vídeo.
Com isso, dá para entender quais são os momentos mais “chatos” da apresentação e como melhorá-la para torná-la mais engajadora.
Outra boa ideia é simplesmente melhorar o conteúdo em geral. Trazer exemplos reais e práticos, que o espectador tenha facilidade em visualizar no dia-a-dia é essencial para contribuir com a qualidade do webinar. Faça uma boa apresentação, contrate alguém com bastante carisma e garanta que a parte técnica (áudio e imagem) estará adequada para que o público não seja repelido.
Com esses poucos cuidados, você aumentará a sua taxa de conversão e fará com que a estratégia tenha resultados.
Avalie os resultados e realize ações para melhorá-los
Depois de ter a sua estratégia pronta, é importante avaliar quais foram os resultados obtidos e como você pode melhorá-los.
Lembre-se de que o marketing digital é uma estratégia de longo prazo e que continua dando resultados de maneira perpétua. Claro: você necessariamente não precisa ter o mesmo vídeo no ar sempre, pode ir melhorando. É até recomendado que faça isso.
Portanto, analise as métricas, identifique gargalos e entenda como você pode adquirir mais clientes com o seu webinar.
E aí, gostou de aprender como conseguir clientes com Webinar? Não esqueça de colocar essas dicas em ação para ter os melhores resultados possíveis para o seu negócio!