Webinar: O casamento do Inbound com o Marketing de Influência
27 de junho de 2019
No último dia 26 de junho, a SharpSpring realizou o Webinar: O casamento do Inbound com o Marketing de Influência, em conjunto com Rafael Arty (Influency.me) e Cássio Politi (Tracto). Na apresentação, os especialistas trouxeram aspectos que unem as duas metodologias.
Embora à primeira vista estejam distantes, na prática, são complementares e podem gerar ótimos resultados quando bem aplicados nas estratégias das empresas. Tudo depende de como são aplicadas e se no planejamento foram pensadas para trabalharem juntas na busca de leads qualificados.
Webinar: O casamento do Inbound com o Marketing de Influência
Entre os assuntos abordados no webinar, confira os principais tópicos:
- O que é Marketing de Influência?
- Como funciona o Marketing de Influência na prática
- O que é Inbound Marketing?
- Como trabalhar com a metodologia: Atrair, converter, relacionar/nutrir, fechar/vender, analisar
- A busca pelos indicadores de sucesso (visitas, branding, conversão em cadastro, vendas)
- Como definir a persona
- Definição dos canais de aquisição e distribuição do conteúdo (mídia paga, mídias sociais, e-mail)
- Linha editorial e calendário de conteúdo
- Identidade visual profissional e navegação amigável do website e das landing pages
- Proposta de valor para gerar cadastros
- Tipos de materiais ricos: e-books, webinars, listas vip, cursos etc.
- Automação de marketing para nutrição (entender a jornada, pensar no formulário para ter gatilhos, trabalhar as dores)
- Hacks: Ter um banco de dados enriquecido, limpeza da base de emails, framework bem desenhado
O webinar surgiu, primeiramente, da Influency.me já utilizar o software da SharpSpring para sua estratégia. E, por seu conhecimento, segundo o Rafael Arty, para receber os leads vindos Inbound Marketing, quem trabalha como influenciador necessita ter uma estrutura pronta. “Por consumimos muitos conteúdos de Inbound, vemos tudo muito raso”, chamou atenção Rafael. “Aqui, no Influency.me tentamos destrinchar os conteúdos o máximo possível”, ressaltou.
Já existe uma maturidade da aplicação da automação de marketing no Brasil. Mesmo com experiências que não deram bons resultados, as que tiverem retornos positivos se diferenciam pelos seus planejamentos realizados. O Eduardo Correia lembrou que mais de 60% dos gestores de marketing, na América Latina, acreditam na efetividade do Inbound Marketing. “Nós, além de sermos ferramenta, também oferecemos consultorias para nossos clientes para ajudar a evoluir o mercado”, lembrou.
Em ambas as metodologias, a recorrência, a continuidade e o embasamento dos conteúdos publicados é fundamental para o sucesso. “Existe o chamado ‘content-shock’ pois existe muito conteúdo publicado mas a maioria é ‘meia-boca'”, disparou Cassio Politi. “O ponto de convergência entre o Inbound Marketing e Influencer Marketing é essa questão do conteúdo demandar qualidade”, completou.
Rafael Arty também relembrou que uma das estratégias é encontrar influenciadores que conversam com as personas da marca, ou seja, ao definir a estratégia, encontrar aqueles que melhor são interlocutores com quem se pretende chegar. Com isso, a marca diminui a distância e cria mais proximidade com as dores e os desejos do público-alvo. Isso pode ser por parceria ou fazendo algum tipo de pagamento (acordo comercial com contrato).
Outra técnica que pode ser usada é utilizando a imagem do influenciador, ou seja, o seu produto pode ser avaliado ou repercutido nas publicações que o mesmo faz em suas redes sociais. Isso impacta no chamado resultados de topo de funil, quando a empresa precisa ganhar visibilidade. Os influencers são ótimos para gerar esses tipos de leads ainda em estágio inicial.
Agora, se você precisa se comunicar com aqueles que já tem conhecimento do seu produto ou querem alguma informação específica, já considerando uma solução para tomada de decisão da compra, os micro-influenciador podem ter bons resultados.
Confira essas e outras dicas do Rafael Arty (Influency.me), Cassio Politi (Tracto) e Eduardo Correia (SharpSpring).
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