7 estratégias de marketing digital que você não pode esquecer!

1 de junho de 2018


Não tem como fugir do marketing digital. Seja sua agência prestadora desse serviço ou não, ao menos você precisa inteirar-se sobre o assunto. O comércio e os consumidores estão cada vez mais presentes na web. Uma hora seu cliente vai demandar uma informação ou mesmo um serviço de marketing digital, e você precisa estar preparado.

Se você é um profissional de marketing, então, o mercado já espera instantaneamente da sua parte conhecimentos sobre estratégias de marketing digital.

Está cansado de ouvir e ler inúmeros conteúdos na internet sobre marketing digital e mesmo assim não saber por onde começar? A sensação é de que ainda não absorveu os principais pontos sobre o tema?

Fique tranquilo, porque você vai saber quais são as 7 estratégias de marketing digital básicas e essenciais para qualquer planejamento online de forma simples e prática. Preparado?

Segmentação e Personas

Segmentação: definição social, econômica e demográfica dos seus consumidores. A premissa do marketing digital é a segmentação do público para atingir as pessoas certas pela sua campanha. Quando você vai fazer qualquer ação, precisa selecionar o público que deseja atingir, senão vai perder tempo e dinheiro — sem contar que segmentar seu público é uma das fases do processo de subir campanhas nas principais plataformas, como Facebook Ads e Google Adwords.

Exemplo de segmentação: homens de 40 a 50 anos, formação superior, com renda mensal de 6 mil a 8 mil, casados, moradores do Sudeste e que compram roupas esportivas.

Personas: também chamadas de buyer personas, são representações mais detalhadas dos seus clientes. Em estratégias mais complexas de marketing como o inbound, você precisará de mais assertividade em relação às informações sobre seu comprador.

Exemplo de persona: Maria tem 42 anos, é empresária, sócia de uma agência de marketing, mora na Zona Sul de São Paulo, formada em Jornalismo e com especialização em Marketing, utiliza as redes sociais com frequência (o Instagram e o Linkedin, preferencialmente) pretende comprar um apartamento em um condomínio da região, mas não tem tempo para pesquisar e visitar aqueles que gosta.Tem dois filhos, casada, ama viajar e ir a exposições de arte. Na hora de comprar, é direta e objetiva.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO nada mais é do que Otimização para Ferramentas de Busca, ou seja, um conjunto de estratégias e técnicas com o objetivo de indexar e posicionar o seu site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing e outros). As principais são:

  • Tenha todas as páginas voltadas para ao menos uma palavra-chave;
  • Inserir palavras-chave de preferência na introdução, na conclusão e em um intertítulo;
  • Escaneabilidade do texto: destaque algumas palavras em negrito e opte por listas para otimizar a leitura;
  • O <title> da página, os atributos ALT para as imagens e a url da página precisam conter a palavra chave;
  • Utilize técnicas de link building.

Automação de marketing

Trata-se do uso de ferramentas para automatizar os processos de relacionamento com seus prospects e leads, conduzindo-os para a fase seguinte da jornada de compra. Imagine a seguinte situação: uma pessoa preenche os dados em uma landing page para receber determinado material e depois recebe e-mails marketing em uma sequência que o conduz a uma ação, como, por exemplo, ligar para um vendedor. Ela efetua a compra de um produto ou serviço.

Para tudo isso acontecer, é necessário contar com um apoio de uma ferramenta de automação de marketing, como a Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring).

Funil do marketing

É a ideia de que existe um processo de qualificação dos leads:

  • Suspect: converteu em um formulário e você tem poucas informações sobre ele;
  • Prospect: quando demonstra apenas intenção de compra, mas você ainda não sabe se ele a efetuará de fato;
  • Qualificado: apresenta intenção e o perfil de compra do seu consumidor. Demonstrou interesse pelo seu produto, poder aquisitivo para fechar negócios e um histórico favorável à compra;
  • Leads Qualificados de Marketing (Marketing Qualified Leads MQLs): demonstram-se extremamente envolvidos e estão a poucos passos de realizar a compra;
  • Leads Qualificados de Vendas (Sales Qualified Leads – SQLs): MQLs que já estão aptos a virar uma oportunidade, ou seja, estão prontos para a venda e uma abordagem por parte do vendedor.

Redes sociais e Links patrocinados

As redes sociais são poderosas ferramentas de distribuição do seu conteúdo, bem como de relacionamento com seu público. Saiba qual é ideal para seu negócio refletindo sobre seu público-alvo ou personas. As principais são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Linkedin;
  • Twitter;
  • Pinterest.

Links patrocinados são formatos de anúncios em texto simples que se destacam entre os demais resultados de busca e são direcionados por palavras-chave. Você só paga pelos cliques que receber em seus anúncios.

Existem estratégias de marketing infalíveis e imprescindíveis para qualquer campanha. Conheça os famosos 4 Ps de marketing para potencializar as suas ações.