Qual a relação entre Stranger Things e o Inbound Marketing?
4 de agosto de 2016
Você já assistiu à série Stranger Things, da Netflix? Se ainda não viu, pelo menos conhece alguém que já assistiu ou se deparou com longas discussões no Facebook sobre uma das produções de maior sucesso dos últimos tempos, não é mesmo? Não foi por acaso que uma história com elementos dos anos 80 saltou às telas para que telespectadores fossem à loucura.
Esse boom de audiência, causado principalmente por adultos com saudades de filmes como ET, Goonies e O Enigma do Horizonte, foi minuciosamente criado, incluindo a convocação de Winona Ryder e Matthew Mondine para o elenco, atores que foram os queridinhos do cinema nas décadas passadas.
Para especialistas em estratégias e criação, como Gustavo Muller, essa ação repete o que já foi feito com House Of Cards, quando a Netflix juntou atores, diretores e histórias mais assistidas pelos usuários em sua plataforma de streaming para lançar produtos que caíssem no gosto do público, sem erros.
A importância dos dados nas estratégias de Inbound Marketing
Mas o que esse sucesso construído a base de muitos números e análise de comportamento e gosto de usuários tem a ver com o Inbound Marketing? Tudo. Trabalhar com marketing digital atualmente exige não apenas bons insights, mas ter ideias a partir de dados e relatórios. Vocês, por exemplo, sabem o que os usuários querem acessar? Em quais links clicam, quanto tempo gastam em pesquisas atrás de produtos ou conteúdos? Mais do que isso: se eles procuram fotos, vídeos ou infográficos quando querem comprar algo?
Para mapear o comportamento dos usuários, é preciso antes saber quem são eles. Por isso, a definição de uma persona, de um cliente ideal, é o primeiro passo para bancar a Netflix do marketing digital. Se você quer bombar as informações sobre o produto do seu cliente, tem que saber quem pode e quer consumir isso. Sabendo para quem se fala, o segundo passo é saber o que falar, como atrair. Neste momento é importantíssimo poder contar com softwares que passem dados precisos sobre o comportamento dos usuários.
Usando a tecnologia a favor da comunicação
Para delimitar qual o comportamento deles na web, destacamos 7 relatórios que a plataforma de automação de marketing da SharpSpring oferece. Confira!
1- E-mail analytics: mede os sucessos dos e-mails em todo o percurso que o futuro cliente faz ao longo do funil de vendas. É possível saber quem clicou, quem abriu, além de quais links estão funcionando ou não, o que permite alterar alguma campanha que não tenha o resultado esperado.
2- Rastreamento de campanha: é possível conferir se um cliente que acessou a campanha online comprou. Esse dado também compara quem teve acesso às informações online e optou pela aquisição offline, medindo o resultado real do marketing.
3 – Integração com Google AdWords: o mecanismo ajuda a rastrear as campanhas pagas e a consultar resultados por palavras-chave.
4 – Rastreamento de comportamento: todo o ciclo de vida de um lead é apresentado em um relatório, como acessos ao site, e-mail, quais vídeos assistiu ou mesmo eventos que participou, avaliando o engajamento e o ponto exato de abordagem para a compra.
5 – Rastreamento de múltiplos dispositivos: é possível saber quais dispositivos foram usados para acessar o site, como smartphones, notebooks, tablets. Tendo o formato onde o usuário consome as informações, as campanhas podem ser adaptadas a esse conceito. Se o público usar mais smartphones, por exemplo, é importante evitar vídeos em full HD, que são pesados e consomem mais o pacote de dados de internet.
6: Relatórios personalizados: com todas as informações necessárias para medir o sucesso das campanhas, é possível prever o desempenho futuro de vendas. Por exemplo: se uma peça está sendo bastante clicada, compartilhada e outros usuários continuam chegando, pode estabelecer com ajuda de métricas o quanto dessa audiência de fato comprará algo.
7 – Marcação de campanha: permite segmentar o público a partir de gostos, de preferências para então criar conteúdos a partir desses perfis. Na prática, é bancar a Netflix do marketing usando dados captados com os recursos já citados anteriormente.
O sucesso vem dos números
As campanhas de marketing precisam cada vez mais pisar em terrenos sólidos, baseados em números e comportamentos de usuários. A criação de conteúdos para o Inbound Marketing necessita de conhecimento profundo sobre quem se interessaria em comprar os produtos ou serviços do seu cliente. Mais do que isso, saber com que abordagem um lead aceitaria ser levado ao longo do funil de vendas.
Para estabelecer esse panorama de forma menos aleatória, com mais precisão e chances de sucesso, é preciso contar com relatórios e ferramentas como a plataforma da SharpSpring, que avaliem o comportamento desde o primeiro clique em um link. Só assim será possível estabelecer uma narrativa convincente para levar o usuário a se interessar pelo produto, a querer saber mais. Para garantir essa atração não basta ser bom. É preciso estar atento, assim como a Netflix, ao que as pessoas querem, como e quando aceitam receber esses conteúdos.
Que tal conhecer quem está acessando o seu site? Aproveite o recurso VisitorID da SharpSpring para obter dados relevantes dos visitantes do seu site. Agende uma demonstração.