Terceirizar ou não terceirizar, eis a questão!

9 de setembro de 2016


Se você é uma agência que está começando a atuar agora, formar um time para oferecer o serviço de Inbound Marketing não é fácil e nem barato. O desafio é duplo: conseguir conseguir clientes e pessoal qualificado e responsável para o trabalho. Mas como encontrar pessoas com experiência, que possam dar conta das tarefas e como remunerá-las?

Responder essas questões atormentam os donos de agência e não existe uma resposta pronta. Nem um manual ditando o que é certo ou errado dentro do Inbound Marketing, muito menos sobre a formação de um grupo de trabalho. Mas para ajudar nesta difícil decisão, apontaremos itens que devem ser levados em conta.

Complexidade no assunto

A primeira avaliação que precisa ser feita é a complexidade da atividade do seu cliente e o aprofundamento dos temas que as personas dele exigem. Se ele oferece uma solução mais técnica ou que envolve riscos, é importante não ser superficial. Caso contrário, o resultado pode ser negativo. Quando tratar de algo mais aprofundado, o melhor sempre é ter um profissional exclusivo só para a confecção destes materiais.

Equipes mistas

Apesar de ter agências que trabalhem com todo o serviço terceirizado (redatores e gestores), outros preferem ter parte do seu time desenvolvendo conteúdos mais refinados e deixando para a prestadora de serviços os materiais destinados ao topo de funil. Essa pode ser uma boa saída, principalmente nos primeiros meses de trabalho quando poderá avaliar e criar toda a estratégia e perceber como se dá a relação com o cliente.

Parcerias

Os conteúdos não precisam vir somente dos freelancers ou de empresas terceirizadas. Tente buscar na sua rede de contatos ou mesmo clientes que poderiam criar um guest post dividindo os custos. Ficaria mais barato e renderia material para os dois.

Custos do freelancer

O valor a ser pago varia muito. Quanto mais especializado for o redator, mais caro cobrará. Neste caso, o que vale avaliar é o tempo necessário e o custo para tocar o projeto. A parte negativa é que ele não terá vínculo com a empresa e com o projeto, podendo abrir mão deste serviço em qualquer estágio. Também você terá que dividir a atenção dele com outros projetos que estará tocando.

Custo de um contratado

No caso de um profissional contratado via CLT, você terá um custo a mais com impostos. Normalmente é o dobro do valor do salário se contar os benefícios, ou seja, ter um funcionário que trabalhe 40h semanais por R$ 3 mil ao mês custará R$ 6 mil. Assim, valerá a pena ter um funcionário quando precisar de pessoas estratégicas na equipe, que foquem no projeto que não abandonem o barco no meio do caminho.

Cliente

Outra fonte de trabalho pode ser o time de vendas do seu cliente, que pode arcar com alguns dos conteúdos, principalmente os mais específicos. São profissionais que têm conhecimento sobre as soluções da empresa, o público-alvo e o posicionamento no mercado. Eles garantem material de qualidade e estratégico para as personas. O problema é colocar uma atividade a mais na agenda desses profissionais que já estão bastante ocupados.

Uma decisão desafiadora!

É difícil escolher entre uma e outra opção. Mas tenha em mente que é preciso, acima de tudo, contar com um gestor especializado de Inbound Marketing. Tendo esse profissional por perto, será mais fácil tomar a decisão. Ele será responsável por avaliar as necessidades do cliente e o grau de profundidade dos conteúdos. Também criará saídas para equilibrar o valor recebido pelo serviço prestado com os custos de produção.

Não esqueça: além de contar com os profissionais para a criação de conteúdos e a execução do Inbound Marketing, é preciso de uma ferramenta de automação. Solicite uma demonstração com a SharpSpring.