Métricas: como avaliar o engajamento dos usuários?

23 de janeiro de 2017


Já mostramos que é fundamental para avaliar os resultados da estratégia de marketing digital contar com métricas que permitam olhar com profundidade vários aspectos do consumo de conteúdos, do engajamento e das vendas. É importante entender a qualidade do acesso aos conteúdos e o quanto as pessoas retornaram e se relacionaram com a empresa e como foi esse processo.

Por isso, é imprescindível mensurar o engajamento, que vai apontar o quanto o conteúdo produzido é relevante a ponto de fazer as pessoas acessarem outras vezes, buscando mais informações sobre o produto ou empresa. Confira aqui o que você deve saber para mensurar o engajamento com precisão.

Tempo médio de permanência: mostra quanto tempo o visitante fica no seu site. Se um usuário entra e sai rápido da página é porque algo está errado. Para melhorar o tempo de permanência, o ideal é focar na dúvida da audiência, fazendo conteúdos que eles se interessem por ler, e crie links internos para que possam navegar por outros textos.

Mapas de calor: destaca quais pontos da página são mais interessantes para o público. Ferramentas como o Crazy Egg constroem o mapa de calor de sua página.

Páginas visitadas: nem sempre ter muitos visitantes únicos seja um bom resultado. Em muitos casos, considerados positivos, há número menor de visitantes únicos, mas que acessam várias páginas, vários textos. Ter esse número de páginas visitadas ajuda a perceber se o conteúdo que está disponível é realmente de interesse do público, que as palavras-chave estão corretas e se os conteúdos mais visitados geram conversão (leads).

O que fazer com os resultados?

A partir desses números, sua agência deve sentar com o cliente e avaliar se a estratégia está dando certo, se está engajando suficientemente o público e os futuros clientes. Se ainda não chegou nesse patamar, talvez seja o momento de reavaliar os conteúdos, focar na prestação de serviço, no esclarecimento de dúvidas. O conteúdo precisa se adaptar àquilo que o cliente quer saber.

Avaliar constantemente os números de engajamento permite fazer mudanças ao longo do processo de execução da estratégia. O primeiro ganho disso é não desperdiçar recursos com conteúdos que não dão certo. O investimento da sua agência e do seu cliente fica mais preciso e mais focado nos resultados.