Parem de ignorar o mobile!
9 de março de 2017
Apesar da evolução do uso do smartphone ser óbvio, muitas agências ainda subestimam o poder do mobile. Talvez por todo o design e programação ser feito por computadores, muitas vezes a versão mobile dos sites acaba sendo feito como apenas um apêndice do trabalho.
Claro que cada cliente tem um tipo de público e que ele pode majoritariamente acessar o desktop. Mas apesar disso, não podemos ignorar o fato de que mais de dois terços das pessoas que possuem smartphone compram serviços ou produtos por ele toda semana.
O relatório feito pela empresa Purcharsed e divulgado pelo Google mostra que o mobile ajuda as pessoas a tomar decisões quando estão prontas para comprar.
As pessoas confiam em seus telefones para ajudar a tomar as melhores decisões no momento da compra. De fato, 70% dos proprietários de smartphones que compraram algo em uma loja primeiro se voltaram para seus dispositivos para obter informações relevantes para aquela compra.
E não é só isso.
A pesquisa mostra que quando as pessoas pesquisam no celular, isso tende a levar à ação: 92% das que pesquisaram em seus telefones fizeram uma compra relacionada.
O uso dos smartphones também não se limita à compras. Quase 70% dos usuários também afirmaram usar os celulares para solucionarem suas necessidades. As necessidades são as mais variadas: ler um manual de instruções de um equipamento, saber o preço de um carro, matar a curiosidade sobre quantos anos aquele ator tem, ver um tutorial de maquiagem entre infinitas outras possibilidades.
Os usuários afirmam que o mobile é o mais fácil quando querem resolver alguma coisa.
O Inbound Marketing deve se atentar à um outro fator da pesquisa divulgada pelo Google: a pesquisa móvel é usada para muito mais do que apenas necessidades imediatas.
Mesmo que a pesquisa seja útil para ajudar com tarefas rápidas, também é bastante utilizada para fazer progressos em projetos de longo prazo. Para você notar o tamanho da possibilidade do Inbound: 68% das pessoas usam a pesquisa para ajudá-las com questões momentâneas, querem resolver isso em algum momento no futuro.
Entende o que isso significa para nós?
Mais do que nunca as pessoas estão se voltando para seus smartphones para tomar decisões, aprender algo novo ou pesquisar por algo que elas desejam no futuro. Por isso as agências precisam mostrar para os seus clientes que eles precisam fazer uma impressão cedo e entrar na consideração quando as pessoas estão começando a formar opiniões. E todos nós sabemos que isso acontece na barra de pesquisa.
Para que tenhamos sucesso, precisamos estar atentos em navegabilidade mobile e otimizar todas as telas. Ao antecipar as necessidades das pessoas, você pode garantir que você está conhecendo-as em seus momentos de dúvida com informações relevantes e úteis.
Uma dica:
Sabemos que a internet no Brasil não é tão boa quando queríamos que fosse. Muitas pessoas usam planos de dados limitados e não irão esperar uma imagem pesada carregar em um site. Programe os sites para que eles sejam rápidos e – principalmente – muito leves no mobile.
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Carlos Justino é Co-fundador da New Age Marketing e reconhecido como um dos grandes especialistas em Inbound Marketing no país.
Especialista em SEO, neuromarketing, UX, Inbound Sales e Gestão de Projetos. Antes do grande boom da Internet trabalhava com Relações públicas e Marketing de relacionamento em Portugal e Inglaterra.