5 problemas comuns em empresas que não têm CRM
25 de março de 2019
Ainda tem dúvidas sobre a necessidade de adotar um CRM (Customer Relationship Management) na sua empresa? Saiba que uma das vantagens é a otimização dos resultados obtidos.
Isso não acontece por acaso. É resultado do ganho de eficiência que, por sua vez, decorre da melhora nos índices de produtividade e de assertividade dos processos de marketing e vendas.
Em outras palavras, no dia a dia as equipes de marketing e vendas vão produzir mais, em menos tempo, e haverá uma redução no número de falhas.
Listamos abaixo os problemas mais comuns gerados pela falta de sistematização na gestão do relacionamento com o cliente. Confira!
Em tempo: para entender mais sobre o conceito e aplicação dos softwares de CRM, clique aqui. Temos um artigo bem completo a respeito do assunto.
1. Falta de gestão da equipe de vendas
Quem atua com gestão de equipes de vendas sabe que não é fácil organizar os fluxos de trabalho dos profissionais.
Por mais que se explique e discuta as rotinas nas reuniões, sempre aparece alguém para dizer que não fez tal tarefa porque não sabia que era o responsável por ela.
Ao adotar um software de CRM, nada de desculpas. Todas as tarefas são devidamente registradas e os profissionais são devidamente notificados sobre as entregas.
Com isso, o próprio gestor consegue ter uma visão mais clara do processo de trabalho da equipe, conseguindo orientá-la de forma mais adequada.
2. Falta de foco no trabalho dos vendedores
Uma das dificuldades geradas pela falta de organização nas informações que devem orientar o trabalho dos vendedores é a dispersão. Sem saber o que fazer, a equipe não concentrar esforços no que realmente interessa: finalizar vendas.
Os profissionais acabam perdendo tempo em atividades repetitivas, como a atualização de planilhas de contatos. Atividades do gênero demandam horas de trabalho e são pouco efetivas para a geração de resultados efetivos para o negócio.
Quando isso acontece, além do desperdício de tempo e recursos, há um problema ainda mais grave: o profissional de vendas fica desmotivado, o que vai prejudicar o seu rendimento.
3. Falhas nos registros de informações do lead
Com a evolução da tecnologia, não faz sentido que o tratamento dos dados dos clientes seja feito de forma manual. Primeiro, pela dificuldade em sistematizar as informações. Segundo, pelo desperdício de conhecimento.
Independentemente do porte da empresa ou ramo de atuação, o processo de vendas precisa ser orientado pela jornada do cliente. O consumidor passa por diversos estágios até tomar sua decisão e as experiências nessa área confirmam que os resultados aumentam quando a proposta chega no momento certo.
Nesse contexto, quanto mais informações reunirmos sobre o lead, melhor. Mas para otimizar essa tarefa é imprescindível ter um software específico.
Desenvolvido para esse fim, o sistema facilita tanto o processamento das informações, como a visualização. A partir daí, o vendedor tem uma boa noção para preparar a sua abordagem.
4. Falta de mensuração de resultados
Os registros adequados das informações dos clientes e das tarefas realizadas também são imprescindíveis para avaliar o desempenho da equipe.
Lembre-se de que esse tipo de monitoramento tem um papel importante na empresa. Não serve apenas para acompanhar os resultas, mas, principalmente, buscar melhorias.
Os feedbacks nas reuniões da equipe são úteis, porém, quando se visa o aperfeiçoamento dos processos de vendas, nada melhor do que ter em mãos relatórios detalhados.
5. Problemas no pós-vendas
Retenção de clientes é hoje fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, custa menos manter um cliente do que conquistar um novo. Além disso, trata-se de uma estratégia importante para que a empresa consiga escalar o faturamento.
Não é à toa que temos visto as operações estruturando áreas específicas para cuidar do sucesso do cliente (customer success).
Contudo, as chances de realizar esse trabalho bem-feito caem consideravelmente nas empresas que não dispõem de um programa de CRM. Sem o registro adequado das informações do cliente, como fazer a gestão do relacionamento? Como avaliar o seu potencial?
Como vimos neste artigo, empresas que não têm CRM podem enfrentar problemas bem sérios na organização dos seus processos de venda, o que impacta negativamente os resultados.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto?
Confira também nosso material sobre Os cinco benefícios de ter um CRM ativo.