Canais para gerar leads altamente qualificados
1 de abril de 2019
Mais do que nunca, os clientes querem gerar leads qualificados e vendas com suas campanhas online. Até mesmo quando o objetivo da campanha é reforço institucional ou de marca, expectativas são geradas sobre o retorno do investimento, e o questionamento é sempre o mesmo: “meu faturamento não está crescendo”.
Atualmente, existem críticas feitas ao Inbound Marketing. O que encontramos, entretanto, são opiniões rasas e sem conhecimento sobre a metodologia. Acreditam que só disparar e-mails para grandes listas são suficientes para gerar leads. Um grande engano.
O desafio maior nessa empreitada é garantir um ROI (Return on Investment) — saiba mais sobre essa e outras métricas para avaliar suas campanhas — satisfatório e o aumento das vendas, as duas maiores evidências de que o investimento na geração de leads valeu a pena e precisa continuar para que se torne escalável.
Se você precisa se reinventar para gerar leads qualificados para os seus clientes e ainda não sabe onde está errando nesse processo, descubra diversas possibilidades.
Como gerar leads qualificados
Se não for para gerar leads qualificados, é melhor nem começar. Além de gerar expectativas no seu cliente, vai desperdiçar energia e budget. Sendo assim, para iniciar a geração de leads, você precisa:
- Gerar conteúdo qualificado e direcionado para seu público-alvo;
- Distribuir o conteúdo onde seu público estiver, respeitando a fase em que ele se encontra no funil de vendas;
- Nutrir cada lead de acordo com seu nível de conhecimento e interesse.
Vamos por partes. Primeiro, você precisa de um conteúdo irresistível.
Quais iscas utilizar para conquistar leads altamente qualificados?
Antes de começar a produzir os conteúdos , coloque-se no lugar do seu lead: qual tipo de informação sobre seus serviços ou produtos você gostaria de receber? O que é realmente relevante?
Pense nas dores dos seus prospects e clientes, e qual formato é ideal para absorverem o volume de informações que você tem a oferecer.
E-book
O e-book é uma ótima forma de passar um conteúdo mais complexo e extenso, de real valor e relevância para seu público. O lead que baixar seu e-book demonstra qualificação avançada — utilize o lead scoring a seu favor no tratamento desses leads. Mas lembre-se: não produza um material irrelevante para a sua persona.
Webinar
Além de ser um método de gerar leads, você estreita os laços com seu público. O webinar pode ser utilizado para matar as objeções de compra, impulsionando-os para a próxima fase do funil. Você pode fazer em formatos, como: entrevistas com especialistas, bate-papo com parceiros; apresentação com slides; debate de duas a 5 pessoas; entre outros. Não esqueça capturar os e-mails da audiência e realizar ações pós-webinar.
Cursos gratuitos
Os cursos gratuitos não podem ser uma armadilha. O interessado tem de ser um conteúdo altamente qualificado para que o mesmo identifique a sua marca como autoridade no assunto. Ao consumir as suas aulas – e se o público for predominantemente das suas personas – a ação lhe trará muitos leads qualificados.
Simuladores
Simuladores são quase tão amados quanto os quizzes divertidos e são ótimos para você transformar os leads em oportunidades comerciais. Na simulação, faça perguntas que estão alinhadas com a sua necessidade de negócio e que o participante se identifique para querer saber mais. Eles são melhores usados quando estão na fase de fundo de funil da estratégia de conteúdo.
Canais de conversão e nutrição de leads
Depois de produzir o conteúdo, como fazer para que seja encontrado pelos leads? Concentre seus textos em um blog. Com o blog, você poderá aumentar as chances do seu site ser ranqueado pelo Google e ainda estabelecer um meio de interação contínuo com seu público. Você pode explorar CTAs (Chamadas de Ação) para suas outras redes sociais ou menos cadastro da sua newsletter (mais uma forma de obter leads).
O LinkedIn também é uma poderosa ferramenta de relacionamento e prospecção. Por lá, você pode compartilhar artigos, fazer campanhas direcionadas para seu segmento de mercado e, ainda, interagir com seu público.
Assistentes Virtuais
Assistentes virtuais são excelentes estratégias de geração, nutrição de leads e suporte a clientes. Os robots podem pedir informações para a pessoa que está acessando o seu site, tirar dúvidas ou até mesmo fechar uma venda. Cada vez mais empresas estão aderindo a essa tecnologia como uma aliada do setor de vendas.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business vem como uma forma de manter seus leads informados sobre seu produto ou serviço e também de mantê-los fiéis e próximos de você.
Marketing e Vendas
Agora, de nada adianta todo seu esforço se não tiver um alinhamento com a equipe de Vendas e os recursos para converter os leads conquistados. Muitas agências passam por essa frustração de fornecer leads qualificados para seu cliente mas se deparar com um ROI negativo. Poucas empresas entenderam os benefícios do Smarketing e como ele é crucial para o sucesso do marketing de conteúdo. Entenda melhor sobre o assunto agora mesmo.
Os cases de maiores sucessos são aqueles que o planejamento considera a integração, em todos os momentos, das necessidades das equipes de vendas e marketing. Ou seja, todo mundo precisa sentar na mesma mesa e definir: objetivos, processos, métricas, entre outros para atingir os resultados desejados.
Gostou do artigo? É preciso pensar em conteúdos altamente qualificados para obter mais leads qualificados. Antes, disso é preciso integrar as estratégias de marketing e vendas.