Value-added reseller (VAR): entenda o que é e por que é uma alternativa para escalar sua agência

18 de maio de 2020


A estratégia de value-added reseller vai ajudá-lo a diminuir os custos, conquistar novos clientes, expandir os seus negócios, aumentar os lucros e oferecer serviços com maior percepção de valor. Confira mais sobre essa técnica!

O termo em inglês value-added reseller (VAR) pode ser traduzido como “revenda com valor agregado”. É uma estratégia incrível para ajudar no crescimento da sua agência de marketing. Porém, você sabe como esse processo funciona? Tem ideia de que tipo de revenda é interessante dentro do seu nicho de atuação e como aplicá-la?

Aqui, vamos esclarecer essas dúvidas e mostrar como é possível ampliar o seu negócio sem realizar grandes investimentos. Ficou curioso? Então, continue a leitura desse artigo e entenda tudo sobre essa técnica!

O que significa value-added reseller (VAR)?

A sigla VAR é muito conhecida no setor da indústria e tecnologia. Porém, de uns anos para cá, expandiu-se para as mais diversas áreas.

Como dissemos no início do texto, ela faz referência a um processo de revenda. Contudo, não representa o simples fato de comprar algo e depois repassar ao consumidor final por um preço maior.

É preciso que o produto ou serviço adquirido traga valor para a empresa. Ao mesmo tempo, aquilo com o que você trabalha deve ampliar os benefícios do que foi comprado. Aqui, o objetivo é otimizar a experiência positiva do cliente, gerando vantagens para todos os envolvidos, incluindo fornecedor e revendedor.

Como posso aplicar a estratégia de value-added reseller na minha agência?

Agora você já entende a ideia básica de value-added reseller. Então, chegou o momento de compreender como essa estratégia pode ser aplicada na sua agência de marketing.

A forma mais comum de fazer isso é trabalhando com a revenda de softwares, sejam eles de automação, gerenciamento, arte gráfica etc. E, logo abaixo, selecionamos as três principais maneiras de aplicar essa estratégia no seu negócio e voltada ao seu público.

Levando novos serviços para o cliente

Imagine que a sua agência trabalhe criando conteúdo para blog posts e fazendo o gerenciamento de redes sociais. Contudo, ela também quer focar em nutrição de leads por e-mail marketing, pois sente que essa é uma grande necessidade dos clientes.

Uma ótima estratégia para realizar ambas as funções é adquirir um software, como o que a Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) oferece, que o ajude a entregar esse novo tipo de serviço. Assim, torna-se bem mais fácil ampliar o leque de ofertas para o consumidor.

Além disso, essa ideia pode ser direcionada para diversas outras atividades que você desejar: criação de sites, levantamento de leads, construção de formulário etc.  

Criando pacotes de serviços de mais valor

Além de oferecer novos serviços de forma individual, sua agência pode trabalhar na criação de pacotes. O objetivo aqui é montar um combo que ofereça diversas soluções combinadas para o cliente. Isso ajuda a aumentar a percepção de valor na hora da compra, favorecendo o fechamento dos negócios.

Além do mais, a oferta de pacotes pode ampliar a sua credibilidade enquanto empresa, pois mostra que você tem um entendimento amplo dentro da sua área e oferece os mais diversos serviços.

Para utilizar essa estratégia, é possível unir serviços de:

  • Automação de marketing com produção de conteúdo;
  • Gerenciamento de redes com acompanhamento de resultado de campanhas em tempo real;
  • Estruturação do pipeline de vendas com levantamento de leads.

Prestando consultoria ou treinamento

Outra ótima maneira de utilizar o value-added reseller é por meio de serviços de consultoria e treinamento. Basicamente, a ideia é oferecer não apenas um produto ou serviço, mas o seu know-how para o cliente, de modo que ele aproveite ao máximo os recursos adquiridos.

Sendo assim, imagine que você revenda um software direcionado ao processo de follow-up, fazendo a persona seguir mais rapidamente pelo funil de vendas. Além de instalar o produto para o cliente final, você pode dizer que também dá treinamento sobre como utilizar bem os recursos da ferramenta.

Esse tipo de ação agrega muito mais valor à compra, deixando a pessoa mais propensa a fechar negócio. O mesmo ocorre com o serviço de consultoria. Neste caso, o objetivo é analisar os problemas que o cliente está enfrentando e propor alternativas para melhorar tal cenário. Entre as opções apresentadas pode estar o software de revenda.

Por que value-added reseller pode gerar vantagem competitiva?

Diante de tudo o que apresentamos até o momento, fica claro que a revenda com valor agregado é algo bastante positivo. Contudo, será que ela, de fato, gera vantagem competitiva para a sua agência?

Por isso, neste tópico, selecionamos quatro benefícios que você vai ter ao aderir a esse tipo de estratégia no cotidiano do seu negócio.

Estimula as vendas

A criação de combos de produtos e serviços e a ampliação da sua cartela de negócios gera um estímulo direto nas vendas. Afinal, você consegue diversificar o seu processo de atuação com marketing e vendas e transmitir mais valor ao que é ofertado para o cliente final.

Consequentemente, sua agência tende a aumentar a receita e ser mais reconhecida dentro do mercado.  

Economiza tempo e dinheiro

Quanto tempo você levaria, por exemplo, para criar um software de automação de marketing? E quanto tempo um designer contratado demoraria para criar um site do zero?

Essas ações, assim como várias outras, demandam horas de trabalho e precisam de um bom investimento. Porém, é possível economizar muitos recursos ao fazer uso da estratégia VAR. Isso porque você já estará com algo pronto nas mãos, necessitando apenas realizar ajustes de acordo com as necessidades dos seus clientes e revender.

Ajuda a conquistar novos clientes

Toda empresa deseja encontrar novos clientes e temos certeza que isso também ocorre com a sua agência. Porém, além de uma boa estratégia de marketing e vendas, é necessário ter serviços atrativos que satisfaçam as necessidades do seu público.

Levando isso em consideração, é óbvio que utilizar uma ação de value-added reseller vai ajudar a tornar essa aquisição mais rápida e simples. Afinal, você pode revender diversos softwares e oferecer soluções específicas em cima de cada plataforma.

Isso é ótimo para conquistar clientes maiores, que buscam serviços completos e possuem recursos amplos para investir mais junto à sua agência.

Aumenta os lucros

Como já comentamos, a partir do momento em que você pega um produto pronto e o revende, seus custos reduzem. Junto a isso, sua demanda de cliente tende a aumentar. Isso, é claro, gera lucros maiores.

Além do mais, ao criar pacotes ou combos, a sua agência estimula as pessoas a comprarem mais do que tinham planejado inicialmente. O motivo é que se torna muito mais atrativo adquirir diversas soluções integradas do que um produto ou serviço individual. Mesmo que isso implique em gastar um valor um pouco mais alto.

Por que a Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) pode ajudar você a trabalhar com value-added reseller?

Agora, você tem diversos motivos para buscar alternativas de revenda com valor agregado e a Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) pode ser uma delas. Afinal, oferecemos diferentes recursos voltados especificamente à área de marketing. Ao todo são opções que oferecem soluções de:

  • White-Label (customizável para a sua marca);
  • E-mail marketing;
  • Criação de formulários;
  • Desenvolvimento de personas;
  • Automação de marketing;
  • CRM de vendas;
  • Gerenciamento de campanhas de marketing;
  • Criação de landing pages;
  • Planejamento de conteúdo;
  • Identificação de leads qualificados.

E o mais bacana é que sua agência pode adquirir o software e personalizá-lo completamente. Isso significa inserir a própria logo, agregar serviços e vender como se fosse uma tecnologia produzida internamente, dando ainda mais valor a essa tecnologia.

Como exemplo, imagine que um dos seus clientes é um consultório médico. Para ele, você pode vender a tecnologia da Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring), tirando uma margem de lucro, e ainda juntar à ferramenta a oferta de diversos serviços. Entre eles, podemos citar banco de dados, agendamento e confirmação de consultas e levantamento de leads.

Sendo assim, não perca tempo e aposte no processo de value-added reseller para aumentar os lucros, conquistar mais clientes e melhorar a produtividade. Dessa maneira, você conseguirá expandir sua agência de uma forma simples e eficiente.

E, caso queira utilizar os softwares da Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) para isso, entre em contato com os nossos consultores.  

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