Automação é a saída para cortar custos e aumentar lucro no marketing

25 de agosto de 2016


As agências de marketing digital têm o desafio de criar soluções para as vendas dos seus clientes, o que exige capacidade de inovação. Trazer conceitos revolucionários para o mercado tem um custo, que às vezes pode ser muito alto para empresas de pequeno e médio porte. Então, como equilibrar essa equação para se manter vivo nessa disputa?

Uma das saídas que está literalmente salvando a vida de quem trabalha com marketing é a automação. Com ajuda de softwares é possível colocar no piloto automático tarefas manuais e repetitivas, que demandariam tempo e muitas pessoas para executar. O primeiro resultado é cortar custo com operacional para investir em pessoal mais qualificado, em equipes estratégias que atuariam como consultores e analistas para a própria agência e para os seus clientes.

Quem defende também essa mudança é o analista e co-CEO da Mullen Lowe, José Borghi, um dos 20 publicitários mais influentes do Brasil e que se viu migrando da mídia paga para a inovação e para o marketing digital. Ele defende que não há como fugir da automação se você quiser se manter no mercado, que é preciso delegar as tarefas repetitivas a softwares e liberar o time para tarefas mais complexas e que tragam maior impacto.

Para mostrar na prática como funciona as melhorias que uma plataforma de marketing digital é capaz de oferecer, destacamos cinco pontos que sua agência precisa levar em conta. Confira!

1.    Aumento da produtividade

O impacto imediato de aderir a um software é colocar no piloto automático atividades repetitivas, dando mais eficiência ao trabalho. Já imaginou ter que lidar sozinho, sem ajuda de um programa, com um CRM com mais de 5, 10 ou 50 mil pessoas? Quantos funcionários seriam necessários para monitorar o comportamento destes usuários cadastrados e para guiá-los em todas as etapas do funil de vendas, levando o conteúdo certo e na hora certa? Como plataformas como a da SharpSpring nenhum profissional seria necessário. Toda a mágica entre a captura do IP, o monitoramento com o Visitor ID, a conversão e o disparo de informações seria realizado sozinho, sem a intervenção humana. Bastaria alimentar uma vez com as informações que devem ser passadas em cada etapa, quando o usuário migra de fase e bingo! Para as agências, isso permite abrir mão do operacional para buscar profissionais que atuariam no desenvolvimento de estratégias.

2.    Melhoria da qualidade

Softwares garantem resultados mais consistentes e fornecem dados precisos de cada fase de compra. Todas as variáveis são eliminadas e cada etapa é monitorada, colocando em números o comportamento dos usuários. Com isso, é possível melhorar cada vez mais as campanhas, direcionando-as ao gosto e às necessidades dos futuros clientes. No caso do Inbound Marketing, o grau de precisão é maior já que a abordagem muda quando o internauta clica em determinados conteúdos, em determinados produtos com a ajuda do Lead Scoring.

3.    Distanciamento dos erros

Quando se tira as pessoas de processos repetitivos, também diminui as chances de erro já que cada etapa automatizada é cuidadosamente revisada. Ao mandar um e-mail, ao fazer uma campanha não automatizada, corre-se o risco de passar uma informação equivocada ou fazer a abordagem quando o usuário não estiver convencido a comprar. Por que delegar a uma pessoa a função de disparar o mesmo tipo de e-mail, com a mesma mensagem, mas para clientes diferentes se é possível colocar isso de maneira automática com a ajuda de uma plataforma?

4.    Maior competitividade

Para lidar com a concorrência, as agências precisam se destacar nas ideias e conseguir otimizar os recursos. Ter todos os processos automatizados permite uma visão mais ampla do negócio, gerando dados que possibilitam comparativos, saber onde acertou e onde é necessário melhorar em cada campanha. Quanto mais consciente for uma empresa dos resultados das estratégias, mais segurança terá para se manter no mercado e ser competitiva em relação à concorrência.

5.    Melhor capacidade de monitoramento

Sem dúvida, um dos avanços que a automação permite é controlar toda a operação de marketing, transformando as campanhas em dados atualizados. Podemos saber quantas pessoas estão acessando os conteúdos e o quanto deste público está se convertendo em leads e em consumidores, na prática saber qual foi o ROI. Esses dados facilitam a prestação de contas para os seus clientes sobre o quanto está sendo investido, quais conteúdos e produtos de comunicação resultaram e como isso impacta no público e nas vendas.

O presente e o futuro das agências

A crise no mercado do marketing tradicional é a chance que todos precisam para abraçar novas ideias, para inovar, otimizar recursos e expandir. A grande sacada a partir de agora é contar com softwares que ajudem a reduzir os erros e os custos, a otimizar as campanhas e a avaliar melhor os impactos.

Para fazer a própria gestão e ajudar os clientes a se conectarem com os seus consumidores, é possível contar com o suporte de empresas como a SharpSpring, que possibilita a automação do que é banal dentro do marketing para investir em criação, em novas ideias e melhores estratégias.