12 métricas de marketing essenciais que você precisa acompanhar

17 de abril de 2019


O princípio das métricas de marketing é fazer você entender o que está dando certo e o que não está na atração, conversão e retenção da sua campanha.

Ao analisar constantemente as suas métricas de marketing, você percebe em tempo real o que está acontecendo e ajusta o que for necessário para atingir o seu objetivo. Isso porque, no digital, não se deve aguardar o encerramento da campanha para checar os resultados. Logo que ela estiver rodando, é essencial acompanhar a sua performance.

Nosso artigo apresenta uma visão geral das principais métricas de marketing digital de acordo com o objetivo da sua campanha: atração, conversão e retenção. Confira!

Métricas de marketing para atração

Atrair a audiência é o primeiro passo de uma estratégia digital. Veja as principais métricas de marketing que indicam se a campanha está cumprindo seu papel.

1. Número total de visitas

É ótimo olhar o relatório e ver o número de visitas subindo, mas essa métrica precisa ser combinada com outras para que os dados tenham valor real de análise.

2. Número de visitantes recorrentes

Essa é uma métrica que vai analisar apenas os visitantes que retornaram, excluindo aqueles que só deram uma olhada no site e nunca mais voltaram. O segredo de analisar esses dados é identificar quais ações fazem o seu público voltar.

3. Fontes de tráfego

Identifique a origem dos seus visitantes, ou seja, quais páginas estão levando os usuários ao seu site. O Google Analytics mostra detalhadamente de onde os seus visitantes estão vindo. Além disso, oferece dados demográficos da audiência.

4. Dispositivos móveis

Com uma audiência cada vez mais conectada pelo celular, é fundamental considerar os dados das três métricas anteriores no mobile. A intenção de compra do consumidor digital é maior, o que torna o tráfego altamente qualificado.

Métricas de marketing para conversão

Estas métricas de marketing digital vão ajudar a entender quantos dos visitantes estão se tornando leads qualificados. Conheça as mais utilizadas!

5. Taxa de cliques

Conhecida como Click Through Rate ou apenas CTR, é uma excelente maneira de medir o sucesso das suas campanhas de e-mail marketing e de anúncios pagos.

Saber disso é útil para seguir otimizando as suas campanhas. No caso dos anúncios pagos, um bom CTR significa menos custo por clique, o que quer dizer muitos visitantes com menos investimento.

6. Visitantes novos versus visitantes recorrentes

Converter visitantes em leads já na primeira visita significa que a campanha foi bem planejada. No caso de visitantes recorrentes, é bacana medir quantos acessos foram necessários para a conversão e observar quais páginas os visitantes acessaram.

7. Taxa de conversão do funil de vendas

É aconselhável analisar como a sua estratégia está performando em cada etapa do funil de marketing. Às vezes, o erro está só em um estágio, enquanto os outros performam e convertem bem.

8. Taxa total de conversão

Acompanhar essa métrica dá uma noção muito mais ampla de toda a sua estratégia ao analisar cada fase da jornada de compra. Para medi-la, use o Google Analytics para definir objetivos específicos e mensurá-los separadamente.

9. Taxa de rejeição

Conhecida como bounce rate, essa métrica mostra quantas pessoas entraram e saíram da sua landing page sem qualquer interação. O problema pode estar no design, no conteúdo ou na navegabilidade, mas a taxa de rejeição ajuda a analisar individualmente cada página.

Métricas de marketing para retenção

Enquanto avaliar as métricas anteriores é importante para otimizar o processo, no fim das contas, os seus relatórios deverão apresentar os melhores resultados da estratégia digital: os financeiros. Saiba quais as métricas de retenção ajudam nessa tarefa!

10. Custo de aquisição por cliente (CAC)

Quanto custa converter um lead em cliente? Para calcular o CAC, relacione os investimentos dentro de determinado período e divida pelo número de novos clientes do mesmo período. Um exemplo simples: em 30 dias, o investimento foi de R$ 3.000,00 e o número de clientes conquistados foi 5. A fórmula, então:

CAC = investimentos em marketing / número de conversões

CAC = R$ 3.000,00 / 5

CAC = R$ 600,00

11. Retorno sobre investimento (ROI)

Agora que você já sabe quanto custa um novo cliente, vamos descobrir o lucro que ele gera. O cálculo do return on investment ou ROI é fácil e muitos o consideram a principal métrica financeira do marketing digital. A fórmula é:

ROI: receita — custo do investimento / custo do investimento

Vamos supor que você investiu R$ 10.000,00 em uma campanha e obteve R$ 13.000,00 de receita (lembrando que é preciso considerar os números de um mesmo período). Logo:

ROI: R$ 13.000,00 — R$ 10.000,00 / R$ 10.000,00

ROI: R$ 3.000,00 / R$ 10.000,00

ROI: 0,3

Portanto, o retorno da campanha é de 0,3 (ou 30%) sobre todo o investimento inicial.

12. Lifetime Value (LTV)

Essa métrica é voltada a modelos de negócios que trabalham com venda de produtos ou serviços de assinatura recorrente, como ferramentas SaaS. O LTV dá uma perspectiva em longo prazo de qual será o lucro resultante do relacionamento com o cliente.

Para descobrir o valor do ciclo de vida do seu cliente, avalie o ticket médio e qual o tempo médio de relacionamento com a marca. Vamos supor que o ticket médio é de R$ 400,00 e que cada cliente permaneça por 12 meses. Agora, basta multiplicar o tempo de permanência pelo ticket médio. Assim:

LVT = tempo de relacionamento X ticket médio

LVT = 12 X R$ 400,00

LVT = R$ 4.800,00

Essa métrica de marketing também deve ser comparada a outros indicadores, como o CAC, para assegurar que os seus investimentos são sustentáveis em longo prazo.

Muito do trabalho digital é feito na base de erros e acertos, por isso, não tenha medo de alterar alguma coisa no decorrer do planejamento. Só assim você conseguirá perceber o que está mais adequado para a audiência e, consequentemente, o que é mais apropriado para a sua agência, cliente, empresa ou ferramenta.

 

Autor: Post produzido pela Clint.Hub.