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4 mitos e verdades sobre automação de marketing

27 de abril de 2016


O mercado de marketing digital sofreu um boom nos últimos anos com a migração de boa parte dos consumidores para a internet. As plataformas de automação de marketing foram criadas na esteira deste processo para oferecer soluções, otimizar tempo e garantir que um número maior de leads possam se tornam clientes. Com essa nova lógica, em que conceitos e processos ainda estão sendo construídos, algumas informações são equivocadas e fazem com que bons negócios possam ser perdidos. Por isso, separamos aqui quatro mitos e verdades para não cometer erros na utilização das plataformas.

Mito: “A automação de marketing é um investimento que demanda muito tempo e dinheiro”.

Verdade: uma empresa de automação de marketing oferece treinamento e suporte para começar a tocar projetos. Mesmo que demore algum tempo para ser implementada, não se trata de um processo longo e nem custoso. Normalmente, dura menos de seis meses. Já com relação ao preço, há muitas variáveis. Porém, cabe à empresa interessada avaliar o valor da instalação da plataforma em relação às horas economizadas com as equipes de venda e marketing. A partir desta nova estratégia, a abordagem é feita com as pessoas que estão na véspera de adquirir algum produto ou solução, a partir de toda uma relação que já vem se desenvolvendo durante algum tempo, aumentando as chances de fechar negócio.

Mito: “Automação de Marketing é algo que se instala uma vez e já soluciona todas necessidades de marketing”.

Verdade: a implementação de uma plataforma de automação de marketing resolve muitos impasses, otimiza tempo ao eliminar atividades repetitivas e permite quantificar e qualificar as estratégias de marketing e a execução do negócio. Mas não é somente o software que deverá ser responsável pelos bons resultados. A empresa precisa traçar um plano de ação quando consegue visualizar quais as campanhas mais bem sucedidas, ao perceber quais produtos chamam mais atenção dos leads e o comportamento dos futuros clientes ao acessar a página na internet. Caso não haja uma estratégia a partir destas informações, os resultados serão menores do que o esperado.

Mito: “É só usar a automação de marketing que o número de leads será astronômico”.

Verdade: não é preciso exagerar, já que a automação de marketing ajuda na captura de leads ao trazer formulários dinâmicos e conteúdo relevante, mas não é um número exorbitante logo no início. É possível perceber no começo um aumento na captação de leads e na qualidade deles, mas não é só isso que garantirá um fluxo além do normal. É preciso estipular objetivos para que sua página mantenha as pessoas que chegarem até ela. Assim como é preciso a partir disso estabelecer uma relação promissora com o cliente em potencial ao oferecer conteúdo de qualidade, fazer propaganda em lugares próprios e participar de conversas e debates.

Mito: “Nutrição automatizada de Leads é impessoal e robótica”.

Verdade: Uma campanha automatizada de nutrição de Leads é uma ótima maneira de permanecer e cultivar uma boa relação com os clientes, mas a crença de que basta bolar uma campanha de nurturing e deixar rodando é a razão de várias pessoas acharem que a automatização é impessoal. Isto não poderia ser mais distante da realidade, como bons marketeiros sabem muito bem. Uma segmentação planejada permite interações praticamente pessoais, com automações baseadas em comportamento, dando informações precisas sobre o que seu lead está interessado. Uma campanha de nutrição eficiente promove interações significativas, movendo o filtro para os próximos estágios em seu ciclo de vendas, que sempre deve ser suplementada com e­mails pessoais e ligações telefônicas.

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Esperamos ter desmistificado um pouco das lendas que pairam sobre a automação de marketing.
Qualquer dúvida, não hesite em comentar aqui.

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