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4 passos para produzir conteúdo relevante na estratégia de Inbound Marketing

19 de maio de 2016


O título acima mostra o desafio de muitas agências de marketing digital. Como gerar um conteúdo relevante e de qualidade para chamar a atenção dos usuários na internet, bombardeados diariamente com milhares de informações? Como resolver o impasse e transformar um problema em solução?

Apontaremos alguns caminhos que podem atrair o público e oferecer uma informação relevante durante o processo de vendas. A tarefa exige planejamento e conhecimento sobre produção de conteúdo e buyer persona.

1 – Elaboração da pauta

Não existe produção de conteúdo sem saber o que se quer falar e para quem. O mecanismo mais eficiente para destacar assuntos relevantes é a criação de um roteiro de pautas. Mas calma, é preciso antes estabelecer o assunto a ser abordado de acordo com o público-alvo. Antes de sair escrevendo, entenda o tipo de conteúdo que vai ajudar seus potenciais clientes a resolver os problemas deles. É importante que os textos sejam relevante e úteis ou então você não terá o resultado esperado.

Comece a mapear os assuntos avaliando sempre o que seria apresentado e em que linguagem (textual, audiovisual, infográficos), para qual buyer persona e como seria distribuído (blogs, mídias sociais) e, acima de tudo, com que objetivo.

Percebemos logo no início que não basta publicar um conteúdo e esperar que as pessoas o acessem. É preciso ter estratégia em cada publicação, estabelecendo metas que levem ao engajamento dos usuários e resultem em conversão.

Vamos ao exemplo:

O objetivo de uma empresa é vender equipamentos para fitness. O primeiro passo é estabelecer quem é a persona. Como exemplo, vamos destacar que o cliente ideal é:

  • Homens jovens
  • Entre 25 e 35 anos
  • Donos de academia ou que querem abrir um estabelecimento e tenham recursos para investir

Depois dessa etapa, é necessário organizar a estratégia do funil de vendas, levando em consideração o topo, o meio e o fundo. Os assuntos mapeados para cada etapa precisam ser diferentes. Considerando o exemplo, os conteúdos para topo de funil podem ser para as academias que estão iniciando ou empresários que ainda pensam em abrir um estabelecimento. Na segunda etapa, é importante considerar os donos atuais de academias, destacanto porque é bom investir em novos equipamentos, sugestões para enfrentar a crise e financiamentos. No fundo do funil, é necessário mostrar porque os equipamentos de sua empresa são bons. Nesta etapa de elaboração de pautas também observe que tipo de linguagem usar.

2 – Calendário editorial

Estabelecidos os assuntos a serem abordados, outro passo importante é saber a periodicidade das publicações e em qual data será postado cada artigo. É preciso manter a frequência, sem pular nenhum dos dias planejados. Isso representa a responsabilidade da empresa e mantém a relevância. Sabendo a periodicidade, crie cronogramas diários, semanais e até mensais dos conteúdos, destacando sempre a data, horário e canais de divulgação.

  • Não esqueço dos conteúdos para nutrição de leads. Depois que o potencial cliente começa a se relacionar com você, não deixe ele esperando por novas publicações.

3 – Equipes de apoio

Sabemos que a produção de conteúdo não é uma tarefa fácil. Para ajudar a pensar nas informações, conte com equipes de apoio. Várias empresas oferecem soluções para textos, infográficos e produção de vídeo. Delegar essas tarefas ajuda a empresa a focar nas estratégias, nos fluxos de conteúdo e na relação com os usuários, direcionando a energia para o planejamento. A execução, a partir das diretrizes estabelecidas fica mais prática a partir de uma terceira empresa, que já tenha conhecimento específico de produção. Manter profissionais especializados torna-se muitas vezes caro, obtendo um retorno maior quando se estabelecem parcerias.

4 – Definindo as bases do conteúdo

Para criar conteúdo de qualidade e interessante o suficiente para atrair a atenção do usuário na internet é imprescindível ter planejamento. Analisar os desafios e soluções para criar um fluxo de informações com o objetivo de gerar engajamento e conseguir potenciais compradores.

Cabe a cada empresa avaliar o grau de profundidade e de qualidade que quer construir suas informações. Mas é importante saber que o conteúdo reflete também na qualidade do produto. Para ser reconhecido e alcançar boas vendas, é necessário demonstrar esforço e cuidado no gerenciamento de informações para agradar e convencer o público.

Mãos à obra!

Mostramos aqui vários mecanismos que podem ajudar nesta estratégia, desde o planejamento de pautas, a criação de um calendário editorial e até a produção do conteúdo. Com bom planejamento, estratégias de curto, médio e longo prazo, aliados a objetivos claros, o resultado é promissor. Bom trabalho!

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