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4ps do marketing: como sua agência pode trabalhar esse conceito para o cliente

5 de outubro de 2017


Só quem trabalha com marketing sabe como o assunto é amplo e abrangente. Dentro do universo do marketing, existem infinitas possibilidades, técnicas, nomenclaturas, especificidades, funções e conceitos.

Com o boom do marketing digital, então, cada hora aparece uma novidade em forma de ferramenta, curso, metodologia de trabalho, startup, influencers digitais, especialistas, dentre outros.

Mas tem coisa que não muda. Podem vir novos estudiosos de marketing e tecnologias de ponta para o setor, porém, os elementos básicos e os pilares da disciplina sempre serão os mesmos: os 4ps.

Certamente você já ouviu falar sobre eles, e é bom que você nunca os esqueça. Saiba como aplicá-los nos trabalhos para seus clientes, a fim de potencializar os resultados e destacar a visibilidade da sua agência.

O que são os 4ps do marketing 

Também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing, são os elementos básicos de qualquer estratégia de marketing. O conceito foi criado pelo professor Jerome McCarthy em 1960 e difundido por Philip Kotler na década de 70. Vamos relembrar o conceito e aplicá-lo na realidade da sua agência:

1) Produto

Engloba os serviços e produtos oferecidos pela empresa. Pense sempre nos atributos e características do que o seu cliente oferece e pergunte-se:

  • Para quê serve?
  • Quais necessidades atende?
  • Como, quando e onde é utilizado?
  • Quais são suas características principais?
  • Quais são seus pontos fracos e os diferenciais?

Entenda, também, qual é o ciclo de vida do produto, desde a sua produção ao descarte.

2) Preço

Definir o preço não é uma tarefa simples, pois ele é simplesmente o maior responsável pela saúde financeira da empresa e é determinante para o objetivo primário do empresário: o lucro. Seja detalhista neste momento:

  • Realize um benchmarking sobre os preços praticados no mercado do mesmo segmento;
  • Entenda as expectativas do cliente em relação ao valor do produto;
  • Pondere sobre qual será o valor final (para o comprador);
  • Quanto o comprador está disposto a pagar pelo que é oferecido;
  • Perceba se há equilíbrio entre o preço e a qualidade do produto.

3) Praça

Esse sempre foi o “P” de maior discussão e dúvida, porque o nome não expressa exatamente o conceito. A “Praça” em questão é o posicionamento no mercado, ou seja, o caminho para o cliente chegar a marca. Como ele pode encontrar os produtos do seu cliente?

É o famoso “esteja onde os consumidores estão”:

  • Saiba onde o público costuma procurar serviços como os do cliente;
  • Conheça os pontos de venda ideais para o produto;
  • Considere o ambiente online (atualmente, os consumidores estão cada vez mais buscando a praticidade da compra online);
  • Entenda quais são os melhores canais de distribuição e como acessá-los.

4) Promoção

A palavra “Promoção” está no sentido de promover a marca, ou seja, fazê-la chegar nos clientes certos. Não adianta nada a marca existir se ela não é conhecida. Sendo assim:

  • Pense nos canais de comunicação que o público mais utiliza, para passar a mensagem da empresa;
  • Reflita sobre datas especiais para alavancar as vendas (páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal etc);
  • Saiba qual a melhor abordagem para cada canal de comunicação;
  • Pense na possibilidade de criar campanhas de vendas para o cliente (aniversário da empresa, semana das vendas, queima de estoque, dentre outros).

Partindo dos 4ps, suas ações para os clientes serão sempre consistentes, e seu trabalho será reconhecido!

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