Blog

Quer uma agência lucrativa? Saiba o que fazer

25 de novembro de 2020


Ter uma agência lucrativa, hoje em dia, vai muito além de entregar uma solução para o cliente. Tem mais a ver com o seu planejamento e posicionamento digital e também em antecipar demandas para o seu público ideal. Até por isso, produtos de automação de marketing favorecem um trabalho dedicado com mais precisão, facilidades e resultados.

Para entender melhor como a sua agência pode se diferenciar da concorrência e garantir um lugar de destaque ao sol, continue com esta leitura. Nos tópicos seguintes vamos explicar melhor o papel da automação de marketing e vendas para ter uma agência lucrativa!

 

Passo a passo para construir e desenvolver uma agência lucrativa

O processo é longo, árduo e vai exigir muitos testes, tentativas e aprendizados com os sucessos e as frustrações. No entanto, é uma jornada válida e necessária para identificar e impactar o seu público ideal.

Abaixo, reunimos as principais dicas sobre o assunto. Veja só quais são!

 

1. Torne-se uma agência única

Agências lucrativas são, no geral, únicas porque sabem exatamente o tipo de valor que elas agregam aos seus clientes. Ou seja: qual é a solução proporcionada e como ela ajuda a resolver a dor do seu cliente?

Todos esses aspectos somados permitem que o seu empreendimento se torne “desejado” por ele. E não estamos falando apenas de um bom atendimento e de qualidade no serviço prestado.

Isso, afinal de contas, não deveria ser um diferencial. Especialmente, porque todos os seus concorrentes dizem a mesma coisa. O ponto-chave, aqui, está em mostrar (realmente mostrar) que a sua agência é capaz de resolver com excelência o problema desse cliente em potencial, particularmente.

Para tanto, lembre-se de ter tanto a persona quanto o ICP (perfil do cliente ideal). São elementos cruciais para qualquer agência lucrativa que usam o marketing digital e querem impactar com eficácia um consumidor realmente interessado no que você tem a dizer e a oferecer.

 

2. Produza e distribua conteúdo direcionado

Existem diversos motivos que deveriam estimular a sua empresa a produzir mais conteúdos que agreguem valor à sua audiência. Abaixo, alguns deles:

  • Eles atraem e geram valor para as pessoas certas;
  • Criam autoridade e confiança para a sua agência no mercado onde ela está inserida;
  • Gera desejo do seu consumidor em potencial.

Vale destacar, também, que o conteúdo que atraia e gere valor para a sua persona tem que ser planejado a partir de pautas personalizadas para o interesse dessa persona. Além disso, são conteúdos desenvolvidos a partir de uma linguagem personalizada, capaz de mostrar a personalidade da sua empresa — ou seja: o seu conteúdo não é só mais um, ele tem que ser único, tem que ter a sua “cara”.

Por fim, um conteúdo direcionado (tão presente entre as principais agências lucrativas do mercado) vem acompanhado de boa dose de convencimento. Por meio de artigos, infográficos, podcasts, postagens nas redes sociais, e-mails e em outros meios de comunicação, é importante que você mostre saber do que está falando.

Nesse sentido, o planejamento deve ser focado no seu nicho, especificamente, sempre tomando cuidado em impactar a sua persona, especificamente, e em ter frequência de postagens (ainda que a qualidade seja superior (a quantidade, nesse caso) e por meio de um calendário de conteúdo do qual todos façam uso.

 

 

3. Crie pontos de contato estratégicos

Aqui, vale a pena pensar em longo prazo. É isso que torna uma agência lucrativa, afinal de contas: planejando-se para ser uma parceira não só para uma demanda pontual, mas para resolver problemas de maneira contínua.

Para tanto, convém sempre estar presente no cotidiano do seu público ideal. O calendário de conteúdo é um ponto forte para garantir a influência em sua audiência, o engajamento contínuo e o aumento de demanda. Dessa maneira, por mais que nem todos os prospectos comprem ou contratem a sua agência de primeira, eles podem contratá-la no futuro.

 

 

4. Monte fluxos de vendas para leads qualificados

Nesse ponto — assim como nos outros — a automação de marketing é um diferencial para o planejamento constante de sua agência lucrativa.

Começando pelo alinhamento entre os setores de marketing e vendas. Com base nesse tipo de estratégia, a sua agência trabalha de maneira uniforme para alcançar os mesmos objetivos. Em seguida, soluções automatizadas nutrem ambos os departamentos de maneira valiosa para pensar em curto, médio e longo prazo.

Soluções como essas têm, em geral, recursos capazes de facilitar todo o relacionamento que você mantém com os seus leads — e isso independentemente da etapa de onde cada um deles se encontre na sua respectiva jornada de compra.

A seguir, vamos destacar alguns desses recursos tão valiosos para uma agência lucrativa, ultimamente. Começando pelo lead scoring, que trata-se de um método fácil de visualização do real engajamento das pessoas em suas páginas. A nota de cada um pode aumentar ou diminuir à medida que o nível de engajamento (e-mail marketing, postagens etc.) oscile ao longo dos meses.

Mas, em resumo, você deve considerar que quanto maior o engajamento, maiores são as chances de converter o lead em cliente.

O gerenciador de contatos é outra funcionalidade fundamental de automatização para trabalhar o marketing e vendas. Tudo porque a ferramenta filtra a origem de cada contato, aponta o tipo de conteúdo mais consumido e também desenha “vida do lead” para saber, entre outras coisas, o melhor ponto de contato para abordá-lo.

 

5. Acompanhamento de mentores e especialistas experientes

Por fim, uma agência lucrativa não trabalha sozinha. Ela une esforços, compartilha conhecimento e experiências e trabalha de maneira complementar com mentores e especialistas em outros assuntos — como pode ser o caso da automação de marketing.

Esse tipo de atitude e postura corporativa permitem à sua agência:

  • Acelerar o aprendizado do seu time;
  • Identificar pontos de melhoria nos seus funis;
  • Diminuir muito as chances de erros nos processos;
  • Economizar o dinheiro da sua agência.

Quer ir além no assunto e entender, definitivamente, como ter uma agência lucrativa? Para isso, convidamos você a acompanhar um vídeo gratuito — e na íntegra — que explora com precisão cada um dos pontos abordados neste artigo. Nos vemos lá!

Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Assine nossa newsletter.