Benefícios da integração da automação de marketing com CRM
21 de março de 2016
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Há coisas que separadas são boas, mas quando juntas se tornam perfeitas. Isso acontece na integração entre automação de marketing e CRM. Esses dois mecanismos, quando integrados, são capazes de revolucionar o jeito de fazer marketing e trazer para as empresas maiores índices de vendas e retorno de investimento.
Listamos cinco benefícios para quem pensa em fazer a integração ou quem pretende investir em automação de marketing em breve.
1 – Melhor preparo da equipe de vendas
Os profissionais serão capazes de visualizar o histórico do lead desde as primeiras páginas que visitou até as ligações telefônicas que fez e os formulários que preencheu. Com essas informações, será possível elaborar mensagens segmentadas e atendendo as necessidades do futuro cliente.
2 – Respostas mais relevantes e ágeis
Enquanto a automação de marketing permite o envio de conteúdo na hora certa, sem perda de tempo, os dados obtidos com CRM permitem que sejam enviadas mensagens relevantes, com a informação que o futuro cliente precisa. É possível ainda que a própria equipe de vendas seja notificada por e-mail quando um lead estiver pronto para comprar ou para realizar alguma ação no site da empresa.
3 – Oportunidades com lead scoring e lead nurturing
O lead scoring permite classificar a potencialidade de um futuro cliente a partir do seu comportamento no site da empresa. Com essas informações, e mais especificamente com esse ranqueamento de lead, é mais fácil para a equipe de vendas agir já que o prospectado está pronto para comprar. Para aqueles que ainda tiverem dúvidas, é possível colocar em prática uma campanha de lead nurturing para estabelecer uma comunicação regular, informativa e relevante até tornar o usuário em um prospect.
4 – Utilização do ROI do início ao fim
Com o ROI é possível saber exatamente o quanto cada campanha custou e gerou de receita em vendas. Empresas como a SharpSpring conseguem integrar campanhas online e offline, permitindo a mensuração do ROI em todos os tipos de campanhas. Quanto mais possibilidade de contato tiver com os futuros clientes, mais as táticas se tornam efetivas e os investimentos recebem retorno.
5 – Economia de tempo das equipes de vendas e marketing
A integração permite que atividades repetitivas possam ser automatizadas e, com isso, ganhar tempo para as equipes de venda e marketing. Basta configurar workflows e e-mails automatizados nas ações mais comuns de contato com os leads para conseguir melhoras substanciais nos processos mais básicos de marketing. Para isso, construa e-mails informativos, e que sejam úteis de fato, para serem enviados automaticamente no processo de nutrição do lead. Não esqueça também de abastecê-lo com conteúdos personalizados para não esfriar a relação.
Vale a pena integrar?
Com esses cinco argumentos, percebemos que a integração entre automação de marketing e CRM é um processo mais que necessário para dar agilidade e poder de movimentação para as equipes de marketing e vendas. Também amplia o escopo de informações que podem se retiradas sobre o comportamento dos clientes e de quem desistiu da compra, abrindo possibilidade para mudanças nas táticas de vendas e de comunicação com os prospects.