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Benefícios da integração da automação de marketing com CRM

21 de março de 2016


Há coisas que separadas são boas, mas quando juntas se tornam perfeitas. Isso acontece na integração entre automação de marketing e CRM. Esses dois mecanismos, quando integrados, são capazes de revolucionar o jeito de fazer marketing e trazer para as empresas maiores índices de vendas e retorno de investimento.

Listamos cinco benefícios para quem pensa em fazer a integração ou quem pretende investir em automação de marketing em breve.

1 – Melhor preparo da equipe de vendas

Os profissionais serão capazes de visualizar o histórico do lead desde as primeiras páginas que visitou até as ligações telefônicas que fez e os formulários que preencheu. Com essas informações, será possível elaborar mensagens segmentadas e atendendo as necessidades do futuro cliente.

2 – Respostas mais relevantes e ágeis

Enquanto a automação de marketing permite o envio de conteúdo na hora certa, sem perda de tempo, os dados obtidos com CRM permitem que sejam enviadas mensagens relevantes, com a informação que o futuro cliente precisa. É possível ainda que a própria equipe de vendas seja notificada por e-mail quando um lead estiver pronto para comprar ou para realizar alguma ação no site da empresa.

3 – Oportunidades com lead scoring e lead nurturing

O lead scoring permite classificar a potencialidade de um futuro cliente a partir do seu comportamento no site da empresa. Com essas informações, e mais especificamente com esse ranqueamento de lead, é mais fácil para a equipe de vendas agir já que o prospectado está pronto para comprar. Para aqueles que ainda tiverem dúvidas, é possível colocar em prática uma campanha de lead nurturing para estabelecer uma comunicação regular, informativa e relevante até tornar o usuário em um prospect.

4 – Utilização do ROI do início ao fim

Com o ROI é possível saber exatamente o quanto cada campanha custou e gerou de receita em vendas. Empresas como a SharpSpring conseguem integrar campanhas online e offline, permitindo a mensuração do ROI em todos os tipos de campanhas. Quanto mais possibilidade de contato tiver com os futuros clientes, mais as táticas se tornam efetivas e os investimentos recebem retorno.

5 – Economia de tempo das equipes de vendas e marketing

A integração permite que atividades repetitivas possam ser automatizadas e, com isso, ganhar tempo para as equipes de venda e marketing. Basta configurar workflows e e-mails automatizados nas ações mais comuns de contato com os leads para conseguir melhoras substanciais nos processos mais básicos de marketing. Para isso, construa e-mails informativos, e que sejam úteis de fato, para serem enviados automaticamente no processo de nutrição do lead. Não esqueça também de abastecê-lo com conteúdos personalizados para não esfriar a relação.

Vale a pena integrar?

Com esses cinco argumentos, percebemos que a integração entre automação de marketing e CRM é um processo mais que necessário para dar agilidade e poder de movimentação para as equipes de marketing e vendas. Também amplia o escopo de informações que podem se retiradas sobre o comportamento dos clientes e de quem desistiu da compra, abrindo possibilidade para mudanças nas táticas de vendas e de comunicação com os prospects.

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