Bert Google: confira tudo sobre a nova atualização do Google e como ela impacta o SEO

20 de dezembro de 2019


Já ouviu falar no Bert Google? Considerado uma das maiores mudanças dos últimos anos, o Google anunciou sua nova atualização: o Bert (Bidirectional Encoder Representations from Transformers). Um algoritmo de pesquisa que irá compreender as pesquisas de maneira mais parecida com a dos humanos.

O BERT irá afetar um a cada dez termos de busca. Ou seja, é bastante provável que isso influencie em alguma mudança na otimização de sites. E caso não influencie, com o aumento de seu tráfego, ele será afetado.

Confira, a seguir, tudo sobre a principal atualização do Google, desde o RankBrain, e como ele irá influenciar nas principais pesquisas no ranqueamento das respostas. Originalmente previsto para fazer mudanças somente nas pesquisas em inglês, mas que logo chegará também para nós, brasileiros.

O que é o Google BERT?

O algoritmo BERT aproveita o aprendizado de máquina e o processamento de linguagem natural para obter um melhor contexto em sua pesquisa.

Seus modelos podem interpretar, de maneira geral, o contexto completo das palavras utilizadas em todos os seus termos. Também é possível apresentar uma pesquisa de maior qualidade quando o número de palavras utilizado for maior.

Mas e o RankBrain?

A inteligência artificial anterior do Google vai ser complementada com o BERT. Ou seja, os dois podem trabalhar juntos para uma melhor definição do ranqueamento de resultados a uma determinada pesquisa. Podendo, ainda, se juntar a outros métodos.

Como isso afeta os profissionais de SEO?

Três tipos de consultas são normais quando se trata de uma pesquisa:

  • Informal;
  • Navegacional;
  • Transacional

Onde basicamente uma pessoa faz sua pesquisa de maneira informal, como por exemplo: “como perder peso”. Nessa pesquisa, ela obterá uma “solução”, tratando-se de uma consulta navegacional, podendo encontrar indicações de livros que lhe oferecem maiores respostas.

Enfim, segue, então, para nossa última etapa de consulta, onde ela já obteve uma solução exata e pode fazer sua pesquisa “transacional”, conseguindo obter mais informações pelo título do livro que encontrou.

Criação de conteúdo

Quando se está criando um conteúdo, os profissionais de SEO dizem que a maneira mais fácil para se obter um bom ranqueamento, é criar um conteúdo longo. Você pode notar que há muitos desses conteúdos bem ranqueados no google, mas eles não focam na quantidade de palavras, e sim em sua qualidade.

Ou seja; os profissionais de SEO devem focar em conteúdos que possuam boa qualidade, sejam originais, úteis e que chamem a atenção. Também parar de focar na densidade de palavras-chave, pois no futuro elas serão ainda menos importantes no entendimento do Google quanto ao contexto do conteúdo que você está escrevendo.

Conteúdo relevante continuará a produzir melhores resultados

Independentemente se você vai criar loja virtual, ou um blog de notícias, o Google será capaz de compreender melhor o conteúdo por trás de sua pesquisa. As empresas mais relevantes serão classificadas, e não os sites que tem muitas palavras-chave apenas para seu tráfego.

Ou seja, somente o conteúdo mais específico, que responde as perguntas reais, terá um aumento no tráfego orgânico ao oferecer uma resposta ao seu usuário o mais rápido possível.

Para ter sucesso nos rankings, seja bastante específico e responda a pergunta de maneira mais prática que seus concorrentes. Uma boa opção é incluir vídeos, áudios, fazer o que for necessário para oferecer uma melhor experiência.

Para concluir e esclarecer, não quer dizer que o conteúdo longo não seja interessante para o SEO. É apenas que, se há um bom ranqueamento desse conteúdo mais extenso, significa que o algoritmo está focando em qualidade.

Esse é o foco do Bert Google e a sua atualização impactante para o SEO. Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!