Break even: como alcançar o equilíbrio financeiro da sua agência
16 de agosto de 2018
Equilíbrio é estabilidade, um estado sem oscilações ou desvios. Quem não quer ter equilíbrio na sua vida profissional e pessoal? É o sonho de qualquer pessoa, principalmente dos empresários. Saber que sua empresa está nadando num mar azul e em curso favorável, mesmo em tempos mais difíceis, tem tudo a ver com o break even.
Mais um termo para você decorar? Calma, ela é bem simples, e traz um conceito importante para o seu negócio. As agências, principalmente as mais novas no mercado, buscam o break even a todo momento.
Afinal, o que é break even?
Nada mais é do que um dos principais índices utilizados pelas empresas para mensurar os resultados e a saúde financeira do negócio. “O break even demonstra, então, se a empresa está tendo lucro?”. Não! Mas é o ponto de partida para você entender o que é o lucro. Entenda a seguir.
Break even é o valor necessário para cobrir os custos fixos e variáveis da sua agência. Para calculá-lo, você precisa considerar alguns elementos. Vamos citá-los a seguir e trabalhar exemplos de valores fictícios:
- Custos variáveis: custos para executar seu serviço – suponhamos que seja R$ 50 mi;
- Custos fixos: despesas permanentes, como aluguel, luz, água, internet, dentre outros – R$ 15 mi;
- Vendas: essa é fácil! A soma total das suas vendas – R$ 90 mi;
- Margem de contribuição: gastos para executar um serviço. Você consegue esse valor subtraindo os custos variáveis pelo total de venda. No nosso caso, seria R$ 90 mi – R$ 50 mi = R$ 40 mi.
Pronto, com isso, você já conseguirá calcular o break even.
Como calcular o break even?
Agora tá fácil! Divida o valor dos custos fixos pelo resultado obtido pela divisão dos custos variáveis pelo total de vendas, logo acima! Então, seria custos fixos (R$ 15 mi) dividido pela margem de contribuição (R$ 40 mi). O resultado é 0,3: esse é o índice da margem de contribuição, ou seja, margem de contribuição dividido pelo total de vendas.
Agora, é só dividir o seu custo fixo (R$ 15 mi) pelo índice da margem de contribuição (0,3) = R$ 50 mi! Pronto! Você encontrou o seu break even, ou seja, o valor necessário para cobrir todas as despesas da sua agência (fixas e variáveis).
Como o break even pode ajudar minha agência?
A partir desse índice, você poderá identificar onde está ganhando e perdendo receita. Um serviço, por exemplo, que você já presta há anos pode não ser o mais lucrativo nem mesmo o mais estratégico para a sua agência ao perceber que ele não cobre os custos.
Se um dos seus jobs é o planejamento de comunicação de uma grande mineradora, por exemplo, e que ao mesmo tempo requer demasiado esforço, como horas trabalhadas da sua equipe, que tal avaliar o break even desse trabalho? Pode ser que esteja saindo mais caro do que dispensá-lo.
Ainda é possível realizar uma análise dos custos fixos e variáveis atuais, de forma a refletir sobre o que pode ser economizado ou deve ser investido. Outra reflexão importante a partir do break even é se o montante de vendas está valendo a pena ou se é necessário um ajuste nos preços dos serviços.
Está com um volume grande de jobs em Mídia Online, por exemplo, mas o retorno financeiro não está significativo? Talvez os custos fixos estejam pesando, e valha a pena contratar freelancers que trabalham home office para isso, ou mesmo reajustar os preços. Pense se é viável, também, oferecer um serviço completo e duradouro, como o inbound marketing, por exemplo.
Avaliação extra das campanhas de Marketing
O break even também é um índice muito útil no atendimento prático aos clientes da agência. É possível utilizá-lo como fator de avaliação dos investimentos em mídia, por exemplo. Qual deve ser o ponto de equilíbrio em uma campanha de marketing? Será que o preço atribuído ao produto do cliente e as vendas do período são suficiente para cobrir os gastos com uma campanha? Esse é o caminho, inclusive, para obter uma previsão do Retorno sobre o Investimento (ROI), tão importante em qualquer ação de marketing.
Mas, lembre-se: para você alcançar o break even da sua agência — e otimizar a execução de campanhas dos clientes — o primeiro passo é organizar seus processos.