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Call tracking e automação de marketing juntas para impulsionar vendas

7 de dezembro de 2020


Enganou-se quem dizia que as tecnologias digitais — como o e-mail e os aplicativos de mensagens instantâneas — tornariam os meios de comunicação convencionais, como o telefone, obsoletos. O call tracking é prova viva disso.

A solução usada para rastrear e identificar a origem dos telefonemas para empresas tem crescido bastante nos últimos anos. E não faltam motivos para isso. Integrado à automação de marketing, o call tracking pode impulsionar ainda mais as vendas!

 

O que é o call tracking?

Imobiliárias, concessionárias, indústrias e o setor da saúde, entre outros nichos, têm muitas coisas em comum e também em contraste. Mas o call tracking tem se tornado um elemento presente em grande parte das empresas desses segmentos.

Tudo porque a tecnologia tem como premissa o rastreamento e a identificação da origem de um telefonema que a sua empresa recebeu. Assim, fica fácil saber qual estratégia rendeu o resultado esperado com base no número utilizado pelo cliente em potencial.

Às vezes, ele veio pelo Facebook Ads. Em outras, diretamente pelo Google. Independentemente da origem da estratégia que inspirou a chamada, o call tracking facilita a identificação de maneira inteligente.

 

Quais são os benefícios em utilizar esse tipo de solução?

Além desse trabalho constante de monitoramento e identificação, o call tracking é um produto de desenvolvimento interno. Afinal, ele pode gravar as conversas entre os atendentes e os clientes.

Com isso, aumentam as chances de analisar:

  • O nível do atendimento;
  • A receptividade do cliente em potencial para todo tipo de abordagem e proposta;
  • O tom de voz usado pelos clientes;
  • A rejeição mais usada — e aos tipos de solução oferecidos.

Entre outros insights valiosos para moldar e personalizar as suas estratégias de maneira gradual.

Outro ponto interessante é que, no dinamismo desta era digital em que vivemos, o consumidor já não tem tanta paciência para entrar em contato com uma empresa.

Hoje em dia, buscamos no Google três ou mais empresas e tentamos contato com elas de maneira sequencial e ágil. Se uma empresa não responder à chamada, as pessoas tendem a partir para a próxima opção. E não raras vezes, sequer tentam ligar novamente.

Nesse sentido, o call tracking pode servir como um elemento para recuperar esse contato potencialmente perdido — independentemente do motivo pelo qual o telefonema não foi atendido. Pode ser uma maneira de recuperar a oportunidade que teria ficado para trás a partir desse uso estratégico do call tracking.

 

Como automação de marketing e call tracking caminham juntos?

Soluções integradas têm elevado o poder de otimização dos resultados projetados para os seus objetivos. No caso do call tracking, já mencionamos algumas possibilidades, mas é possível ir além, de maneira consistente e gradual, a partir do uso combinado de tecnologias.

Por exemplo: o Google Meu Negócio é, atualmente, um must have para as empresas — basicamente, uma necessidade — para que os clientes em potencial encontrem as principais informações de contato da organização, facilitando o a conexão entre as suas soluções e um perfil verdadeiramente interessado em adquiri-las.

Mas não para por aí. O call tracking concentra outros recursos que, associados à automação de marketing, tornam as suas análises e estratégias mais precisas e assertivas. 

1. Rastrear chamadas

Como já mencionado, você consegue rastrear a origem das chamadas por meio do call tracking. Complementarmente, você entende:

  • Qual campanha está rendendo melhor;
  • Quais palavras-chave que geraram ligações (a partir de um número diferente de telefone gerado automaticamente pelo sistema).
  • O perfil do seu público-alvo.

Com o tempo, você só lapida melhor as campanhas planejadas para impactar esse tipo de usuário.

2. Nutrir o marketing e o setor de vendas com insights

Ao escutar as ligações atendidas, os vendedores podem ser treinados, como já mencionamos.

No entanto, o setor de marketing também é amplamente beneficiado pelos dados compilados com o call tracking. Cada ligação possui insights valiosos para a geração de conteúdo educativo e de qualidade. É uma oportunidade única para acompanhar aquilo que, normalmente, esses profissionais não têm a oportunidade: a relação do vendedor com os prospectos e consumidores.

Isso sem falar na possibilidade de entender o tom de voz da sua audiência, a abordagem que funciona e, posteriormente, também vai servir para dialogar com o público-alvo por meio de conteúdos e tornar a jornada de compra ainda mais rápida e eficiente.

Lembrando que a automação de marketing, associada ao call tracking, pode gerar dados importantes em qualquer etapa do funil de vendas — seja para o desenvolvimento de e-mails ou só para elaborar a pauta no calendário de conteúdo da empresa.

 

Como dar o primeiro passo?

O call tracking é uma tecnologia que desmistifica os rumores de que meios de comunicação convencionais estão com os dias contados.

De maneira generalizada, é fácil destacar que a solução dá ainda mais poder, autonomia e flexibilidade para os setores de marketing e de vendas. Alinhe-se a um tipo de produto que pode enriquecer ainda mais ambos os departamentos e comece seu planejamento da maneira mais acertada possível.

E para saber ainda mais pontos relevantes sobre o assunto, você pode acessar gratuitamente — e na íntegra — uma conversa que tivemos com Caio Vaz, da Phonetrack. Nesse bate-papo, não vão restar dúvidas sobre a importância do call tracking e como você pode combiná-lo às suas ações de marketing digital. Para isso, basta clicar aqui para ter acesso ao vídeo!

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