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Call Tracking: o que é e como usar

2 de outubro de 2019


Se você reconhece a importância de uma estratégia de Marketing bem definida no dia a dia de uma agência, provavelmente entende que para atingir os resultados desejados é preciso uma mensuração de campanhas muito mais exata que apenas a quantidade de cliques e visitas em uma página. Não é mesmo? E o avanço das ferramentas permite realizar ações antes desconectadas, como, por exemplo, integrar ações de automação de marketing vinculadas aos softwares de call tracking.

Um dos grandes debates no mercado, atualmente, é como fazer a gestão de leads gerados. E, indo mais além, como integrar as estratégias de marketing com as de vendas. Parece óbvio, mas não é.

Ao ler este texto, mais do que entender sobre Call Tracking e sua aplicação, você estará pronto para iniciar a execução de uma estratégia relevante com foco em maior mensuração de campanhas e, consequentemente, conversões de leads. Vamos lá?

O que é o Call Tracking?

O termo Call Tracking vem do inglês e tem como significado algo como: “rastreamento de chamadas”. Esse é um sistema que vem se tornando imprescindível nas estratégias de marketing. Com ele é possível mensurar quais são os canais que mais atraem clientes para sua empresa por meio do telefone.

Por mais que existam muitas campanhas online e atendimento via chats, o telefone ainda fica em primeiro lugar para o atendimento aos consumidores. Além disso, por mais que o mundo virtual esteja crescendo a cada dia e as campanhas offline ainda cumpram muito bem o seu papel de informar, é difícil mensurar como as estratégias de marketing atingem o cliente. É nesse momento, então, que o Call Tracking age! 

Mas como ele funciona?

Com a devida aplicação de números virtuais exclusivos para cada campanha ou canal de contato, o Call Tracking mensura os leads que chegam pelo telefone conforme cada campanha. Dessa forma, cada vez que alguém liga para esse número, ele é redirecionado para a linha principal, então, é possível identificar a origem da ligação.

Pense no seguinte exemplo: uma agência quer fazer uma campanha para atrair clientes, então, os principais canais utilizados serão: Facebook Ads e Google Ads. Com o apoio do sistema Call Tracking será possível atribuir números de telefone virtuais exclusivos para cada estratégia de marketing ou canal de contato, haverá a atribuição de números máscara para o número principal da agência para cada um dos veículos escolhidos. Portanto, o cliente que viu o post no Facebook Ads entrará em contato por um telefone, já aquele que buscou as especificações do anúncio da sua agência no Google Ads, por outro. Porém, os números virtuais são automaticamente redirecionados para o número principal, assim é possível verificar qual campanha ou anúncio gera mais leads telefônicos.

Aqui estão algumas das funções dos sistemas de Call Tracking:

  • Saber quais campanhas de marketing estão gerando mais ligações telefônicas;
  • Quais ligações geradas por campanhas não foram atendidas;
  • Em qual dia da semana há mais ligações e qual o horário de maior pico de ligações;
  • Tempo de ligação, com indicativo do tempo médio de cada ligação telefônica.

Além disso, alguns sistemas mais avançados ainda podem notificar automaticamente as ligações perdidas, por SMS ou e-mail.

Diante dessas funções, com esse software é possível garantir que o investimento em marketing será direcionado para campanhas nos canais certos, possibilitando a mensuração exata do ROI de cada ação. Assim, fica fácil perceber quais das campanhas possuem melhor desempenho e, com isso, é possível concentrar os esforços do time de marketing nos canais com melhores índices de retorno.

Outro ponto é a produção de um conteúdo direcionado e nada superficial. É necessário lembrar que a experiência dos clientes começa muito antes de ele entrar em contato com a agência. Ou seja, deve-se pensar nos consumidores desde o primeiro contato que eles têm com serviço de uma agência em um de seus veículos de comunicação. Com o Call Tracking, é possível identificar quais são as plataformas mais acessadas e garantir a produção de conteúdo direcionado nessas mídias. Além disso, as dúvidas apresentadas pelo telefone podem ser sistematizadas e, posteriormente, incluídas em alguma parte do site ou rede social.

Agora que o conceito de Call Tracking está bem claro, alguns aspectos devem ser considerados antes da contratação desse tipo de sistema:

1 – Conhecimento da equipe

É necessário que a equipe da empresa que utilizará o software esteja preparada e familiarizada com o software, por isso é tão importante tomar conhecimento do sistema e ter uma equipe de suporte que o conheça bem. Além disso, é interessante optar por sistemas com funcionalidades complementares, como o uso de Speech Analytics, que permite extrair dados de voz de cada ligação por meio de inteligência artificial. Assim haverá uma análise aprofundada do interesse dos leads telefônicos, sem que seja necessário ouvir todas as ligações.

2 – Atendimento eficiente

O Call Tracking pode ser utilizado também como forma de entender quais áreas da empresa estão recebendo maior volume de chamadas, possibilitando adequações nos times de atendimento. Quando utilizado em conjunto com URAs, por exemplo, é possível identificar com precisão quais campanhas geram mais demandas e quais os principais interesses dos leads que chegam até à empresa do seu cliente. Assim o atendente já consegue, antes mesmo de falar com o lead ter em mãos as informações necessárias para atender de forma efetiva a pessoa que está ligando. Assim, as chances de que esses leads sejam convertidos em clientes são maiores.

3 – Funcionalidades do sistema

Conhecer as particularidades de cada plataforma é o primeiro passo para garantir que o investimento será certeiro. Afinal, não basta apenas adquirir o software, integrações são necessárias para que o sistema faça sua melhor performance. Um bom exemplo é a integração do Call Tracking com CRMs, automações de marketing e serviços de  anúncios online como Google Ads. Isso facilita a rotina de atividades e permite o acompanhamento em tempo real dos detalhes das chamadas recebidas e uma única plataforma. Portanto, é crucial entender essas necessidades para que o investimento esteja de acordo com o que a agência e seus clientes esperam de retorno das ações.

Diante dessas informações já dá para ter uma noção do valor que o call tracking agrega nas entregas para seu cliente, né? Agora é só buscar as melhores opções para o seu formato de agência e começar a entregar relatórios completos e resultados de campanha ainda melhores.

 

Este conteúdo foi produzido pela PhoneTrack.

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