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Case de sucesso: Como a Moinhos Vieira faturou 3x com Smarketing

28 de dezembro de 2020


A Moinhos Vieira é uma empresa que atua no mercado de máquinas industriais com soluções eficazes para moagem de grãos, cereais e condimentos. Presente no mercado desde 1948, a empresa já alcançou um status de privilégio, estando com os seus produtos presentes na rotina das principais indústrias alimentícias do Brasil.

Uma questão interessante que pode ser resolvida, ao longo desta leitura, é: como uma empresa já consolidada pode triplicar o seu faturamento?

Conheça o Case de Sucesso da Moinhos Vieira, que ao usar a plataforma SharpSpring, conseguiu unificar as áreas de marketing e vendas (Smarketing) e triplicar seu faturamento.

 

A Moinhos Vieira

Com mais de 70 anos de história, a Moinhos Vieira tem se especializado continuamente na produção de produtos para moinhos, grãos e especiarias, focando tanto em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Trata-se de uma empresa familiar, e que hoje é capitaneada por três irmãos. Entre eles, Flávio Pavanelli, que começou a se interessar de maneira mais aprofundada — e profissional, até — em marketing digital.

A partir de 2007, a Moinhos Vieira intensificou a sua atuação digital. Iniciou com uma reestruturação do site e um pensamento estratégico em SEO e também em links patrocinados.

De imediato, percebeu-se um aumento de vendas em decorrência dessas ações. Inclusive, entre os anos de 2011 e 2012, os pedidos que se originavam de algumas dessas estratégias de marketing digital correspondiam a algo em torno de 40 a 45% do total de vendas.

 

Os desafios encontrados no caminho

Entretanto, alguns problemas interpelaram o caminho sustentável do crescimento da Moinhos Vieira. O primeiro deles foi o aumento exponencial em comparativo com a capacidade da empresa, no momento.

Na sequência, os avanços tecnológicos — em ritmo acelerado a ponto de desnortear qualquer empreendedor — se acumularam, dificultando uma decisão rápida e assertiva a respeito da melhor solução para os objetivos da organização.

Alguns exemplos que Pavanelli cita: o direcionamento de um profissional para cuidar, exclusivamente, do chat on-line da empresa, implementado em 2012. Além disso, nem todos os consultores técnicos da Moinhos Vieira acompanhavam de perto todas as mudanças tecnológicas, o que gerava gargalos ao longo do percurso.

Por fim, a partir de 2013, a acelerada tomada mercadológica das startups, o 4G, os aplicativos e outras soluções digitais que tornaram soluções anteriores obsoletas causou um problema: a falta de integração entre as plataformas usadas na empresa.

Como resultado, haviam abas e mais abas abertas, nos navegadores, para alimentar diversos softwares que não dialogavam entre si. Era um problema evidente, que só dificultava a real análise da situação da empresa, por mais que cada departamento tivesse uma ou mais plataformas com dados confiáveis e constantemente atualizados.

A descentralização de dados era algo que, se por um lado prometia um futuro de tomadas de decisão assertivas, tornava o caminho para o sucesso entremeado em um verdadeiro labirinto de soluções.

 

O uso do SMarketing para aumentar o faturamento

Hoje, citar a integração de dados como solução parece uma resposta óbvia. Mas, entre 2013 e 2015, isso era pouco discutido ou difundido entre as empresas de tecnologia e, consequentemente, para as empresas que consumiam os seus produtos.

Pavanelli destaca o árduo trabalho de encontrar uma solução definitiva (encontrada na ferramenta de CRM da SharpSpring). Árduo, porque ele destaca que o trabalho de conhecer a ferramenta faz parte do processo de aprendizado. E isso significa testar, cansar-se de analisar os recursos e de personalizá-los continuamente de acordo com as características do seu negócio. E ele fez isso, diariamente, até entender a plataforma.

Em seguida, por meio da automação de integração de dados possível, pois a SharpSpring oferece automação de marketing e vendas, a Moinhos Vieira contemplou um futuro ainda mais promissor.

Alguns exemplos citados por Pavanelli focam na parte da venda consultiva. Para facilitar o trabalho dos vendedores e sobrecarregá-los cada vez menos com tarefas burocráticas, foi implementado o conceito de spin selling.

Nele, a venda consultiva é iniciada por um vendedor e, posteriormente, a partir da automação de marketing são enviados dois follow ups (um após sete dias desse contato telefônico, e o outro após 21 dias) via e-mail, com uma mensagem personalizada.

A plataforma da SharpSpring consegue mensurar quais e-mails foram abertos e qual é o nível de engajamento de cada lead da empresa (por meio do lead score), o que permite à gestão apontar quais clientes em potencial abrem os e-mails e aparentam real interesse nas soluções da empresa.

Nesse momento, o vendedor liga para o cliente. Pavanelli inclusive destaca que 60% das vendas ocorrem no quarto contato com o lead. Ou seja: é necessário entender a jornada de compra de cada um e dispor de ferramentas que permitam o acompanhamento dessa jornada.

O que não faz do SMarketing a única solução. Conteúdos ricos e valiosos para a persona e outras estratégias de marketing digital fazem parte dessa educação e engajamento com o usuário. É uma somatória que ajuda a abordar, interagir e orientar o cliente em potencial através de todas as etapas até que ele mesmo se convença de que é hora de fazer a compra com determinada empresa.

Com o follow up automático (também no fechamento) foi possível internacionalizar a empresa. Foram criados conteúdos também em espanhol, só fazendo o trabalho de marketing digital no idioma estrangeiro e também com o auxílio de uma ferramenta de CRM com potencial para atender à sua demanda (e ao debruçar-se em todos os recursos da plataforma).

 

O passo a passo para desenvolver sua empresa com SMarketing

O dever de casa deve ser feito. Para isso, antes de depender do SMarketing sem nenhuma orientação, veja o que deve ser feito de maneira prévia:

  • Defina o perfil do seu cliente — e refaça constantemente, semestral ou anualmente;
  • Entenda o diferencial da sua empresa;
  • Decida-se pelo seu meio de comunicação — como a abordagem e o tom de voz — para gerar proximidade e identificação com o público-alvo;
  • Defina uma jornada do cliente.

Complementarmente, todo o processo (como marketing vai trabalhar e alinhar com vendas) tem que ser desenhado. Deve estar muito bem esclarecido como isso tudo vai impactar a sua audiência por meio de materiais qualificados e personalizados.

Viu como o SMarketing pode ter um papel relevante no aumento do faturamento da sua empresa também? É claro que você pode obter ainda mais informações sobre o assunto, para que não restem dúvidas na sua tomada de decisão.

Para tanto, confira na íntegra o depoimento de Flávio Pavanelli, da Moinhos Vieira, em um produtivo bate-papo que ele teve com Eduardo Correia, da SharpSpring, e com Samira Cardoso, da Layer Up.

Dê uma olhadinha no vídeo — completo e gratuito — neste link aqui!

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