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Chatbots: alavanque suas estratégias digitais

12 de março de 2018


Sem dúvida alguma você já se deparou com um chatbot ao navegar na internet. Seja em uma fanpage pelo messenger ou mesmo em sites, por exemplo, em que um vendedor pergunta se você precisa de algo ou se ele pode te ajudar. Lembrou-se deste tipo de situação?

Saiba que essa é uma realidade cada vez mais comum. Por isso, os chatbots foram tema do nosso webinar em parceria com a Zenvia Mobile. Nele, explicamos tudo sobre a tendência, seus tipos e destacamos boas oportunidades de uso nas suas estratégias de marketing. 

Mas, se, assim como algumas pessoas, você ainda acredita que chatbot se resume apenas a um programa desenvolvido para simular a conversação no ambiente web, saiba que esse é um pensamento obsoleto. Realmente, ainda existe um conceito superficial sobre chatbots, mas o potencial de aplicabilidade dessa tecnologia é extremamente maior para as empresas do que você imagina.

Vamos aos fatos?

  • 60% do tráfego da internet é gerado por processos automatizados (apenas não percebemos);
  • Até 2020, 85% das interações dos consumidores será conduzida por um mecanismo automático (fonte: Gartner Summits. Gartner, Inc. 2011);
  • 70% do atendimento do Banco do Brasil nas redes sociais é feito por robô (essa você não sabia, não é?)

A ascensão dos chatbots: os canais conversacionais ultrapassaram as redes sociais

A inteligência tecnológica dos chatbots é mais antiga do que parece. Há cerca de 15 anos, já existiam respostas automáticas de e-mails, assim como aplicativos com interações pré-definidas. Mas a sua evolução acompanhou uma mudança comportamental da sociedade.

Até 2015, as redes sociais eram responsáveis pela maior interação na internet. Atualmente, a maior parte do tráfego na internet é realizada por canais conversacionais, e a tendência é que isso só aumente.

Os grandes players como a Amazon, que desenvolveu a Alexa, a Apple, que criou a Siri, a Microsoft, que possui a Cortana, e o Google, que conta com o Google Now, entenderam o contexto e a demanda de seus consumidores, investindo, assim, em tecnologia própria orientada ao comando de voz e à conversação com robôs.

Uso dos chatbots nas estratégias digitais: a hora é agora

Os chatbots abriram um leque de oportunidade no universo do marketing digital em termos de operação, qualificação dos leads e atendimento ao consumidor. Claro que essa é uma automatização de processos com inúmeros benefícios, mas não a solução de todos os problemas.

Você precisa ter processos bem definidos e uma equipe de qualidade. Com isso, o chatbot poderá impulsionar melhores resultados de atendimento, como a economia de tempo e dinheiro, assim como diminuir o período necessário para fechamento das vendas.

Vamos à prática:

  1. Você cria uma campanha de Google Ads para ser encontrado;
  2. O visitante clica no anúncio, e é direcionado para uma Landing Page da Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring);
  3. Lá, ele insere nome e e-mail, e, claro, seu lead score é baixo (não se sabe se ele se encontra no topo, meio ou fundo de funil);
  4. Demandaria, então, tempo para nutri-lo até chegar o melhor momento para abordá-lo;
  5. Mas no pop-up de agradecimento por ter baixado o material rico, pode vir um chatbot com algumas perguntas adicionais, relevantes para qualificá-lo mais rapidamente;
  6. Com isso, o seu lead score aumenta diretamente na ferramenta, conforme suas respostas. Assim, tratá-lo fica mais fácil, bem como a oportunidade para fechar a venda.

Se a pessoa está no fundo de funil e numa página de promoção, por exemplo, o chatbot também pode perguntar se ela deseja atendimento ou mais informações para fechar a compra. O chatbot ainda auxilia no agendamento de consultas, atualização cadastral e proporciona melhor experiência e praticidade para a vida do usuário.

No dia 7 de março, a Zenvia Mobile desenvolveu um webinar em parceria com a Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) sobre o assunto. A Zenvia é uma empresa 100% nacional, que atua há mais de 14 anos no mercado de mensageria corporativa. Agora, por meio de chatbots, a empresa promove conversas que irão transformar a experiência dos consumidores.

No webinar, o especialista convidado, Adriano Freire, Head de Alianças Estratégicas e Canais da Zenvia Mobile, falou sobre: desmistificação do conceito “chatbots”, onde, quando e como utilizar esse recurso, de que maneira ele se relaciona com o marketing digital e ainda citou os principais casos de uso.

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