Informamos que a marca Sharpspring passou a ser chamada de Constant Contact e a marca Sharpspring Brasil agora é Saaspro, representante oficial da Constant Contact no Brasil. Apesar da mudança de marca, reforçamos nosso compromisso de alavancar resultados de nossos clientes através da tecnologia.

Blog

Checklist: como usar nas demandas da agência

13 de novembro de 2017


Olha, vamos confessar: nem todo mundo tem o dom da organização, não é mesmo? E há vários estudos que justificam a desordem das pessoas. Você já deve ter lido por aí algo do tipo: “Pessoas criativas são desorganizadas” ou “Pessoas inteligentes costumam não ter organização”, mas não podemos negar que a organização é necessária, principalmente no trabalho.

Em uma agência, então, nem se fala! É necessário ter disciplina para atender com qualidade os clientes, potencializar os resultados e estar à frente da concorrência. Existem tantos recursos disponíveis para manter a organização no dia a dia, que não há espaço para desculpas! E o principal deles é o checklist, tão disseminado atualmente pelo marketing de conteúdo.

Vamos te ensinar a usar o checklist nas demandas da agência e até mesmo como produto para seus clientes.

Checklist: como organizar as tarefas e metas da agência

Tem coisa mais chata do que retrabalho? O checklist te ajuda a ser mais produtivo, porque poupa seu tempo e diminui a margem de erro. Você vai economizar seus recursos com o uso dessa ferramenta para os principais processos da sua agência.

Primeiro, faça um levantamento de quais são. Aqui vão algumas sugestões:

  • Setup de Campanhas;
  • Disparo de Newsletter;
  • Lançamento de e-book;
  • Configuração de Tools;
  • Campanha de Google Adwords;
  • Criação de site;
  • Entrada de novo funcionário na agência;
  • Compra de novo computador;
  • SEO Site Clinic;
  • Disparo de e-mail marketing.

A partir disso, você poderá definir metas realistas e alcançar pequenas conquistas a partir de prazos curtos e resultados mensuráveis.

Onde e como fazer checklist

A estrutura do checklist é simples: um título identificando o trabalho e as tarefas diluídas abaixo. É como um passo a passo. Veja um exemplo:

Viagem para a Europa

[ x ] Conferir passaporte

[   ] Comprar passagem

[   ] Definir roteiros

[   ] Fazer mala

[ x ] Comprar roupas de frio

Você pode utilizar a tecnologia a seu favor. Existem diversos aplicativos, que você pode acessar até mesmo do seu celular. Conheça as mais utilizadas:

  • Google Keep: é o bloco de notas do Google. Além de ter a versão mobile, também tem a versão Web;
  • Google Drive: o app de planilha do Google pode ser utilizado de diversas maneiras, incluindo gerenciar o passo a passo das tarefas;
  • Evernote: possui funcionalidades como agenda, desenho, gravação de áudio e até serviços de criação colaborativa, como o Google Docs;
  • Trello: um dos mais famosos nas agências, esse software é tão querido pois permite encontrar informações facilmente, identificar o andamento de vários projetos, criar e copiar checklists e controlar prazos de forma visual. Vale a pena conferir;
  • One Note: seu visual amigável traz recursos como fazer anotações manuscritas e convertê-las em texto digitado. As possibilidades para destacar o que é importante e expressar ideias com cores ou formas são instigantes.

Checklist como material rico para os clientes

Os e-books e infográficos são materiais ricos muito produzidos pelas agências, mas os checklists estão conquistando o coração dos usuários, pois são práticos, educativos e diretos.

Você pode criar um checklist para ensinar os usuários a utilizarem um produto ou a realizarem um processo do seu interesse. Alguns exemplos:

  • Checklist para lançamento de e-book;
  • Checklist para fazer a sobrancelha;
  • Checklist para a sua viagem para o exterior.

As possibilidades são muitas com essa ferramenta. Comece a usar e colher os resultados a pequeno prazo! Quer conhecer uma novidade para sua agência? Então leia esse artigo sobre call tracking no inbound marketing.

Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Assine nossa newsletter.