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Cinco erros que as agências cometem no inbound marketing

13 de junho de 2016


É normal cometer deslizes quando você está começando no mundo do inbound marketing ou até mesmo para mostrar resultados rápidos ao cliente. Um dos piores erros é ignorar processos fundamentais de estratégia. Ao pular algumas etapas para baratear os custos sua agência de marketing digital corre o risco de não entregar o que foi acordado. Mas fique tranquilo: o importante é aprender com obstáculos e resolver os problemas sem jogá-los para baixo do tapete.

Por isso, elaboramos cinco erros que podem comprometer a imagem da agência e manter o cliente insatisfeito. Fique atento para elaborar buyer personas, conteúdos relevantes e alinhar equipes de marketing e vendas. O mais importante: não pense a curto prazo.

1 – Não definir buyer personas

Toda a estratégia de inbound marketing só pode ser feita se tiver um cliente potencial para ser levado pelo funil de vendas. A partir de entrevistas com quem já consome os produtos ou serviços da empresa que você atende, saiba pelo menos as características básicas:

  • Poder de compra
  • Perfil de idade
  • Sexo
  • Comportamento e gostos

Só com estas informações será possível mapear os assuntos que podem atrair a atenção desse público. Não ter uma buyer persona, fará com que os materiais produzidos sejam mais genéricos, não se tornando atrativos para quem de fato pode comprar o produto de seu cliente. Não adianta produzir milhares de conteúdos se a entrega de leads e de compras não acompanhar. A função do inbound marketing é diminuir os custos com marketing e destinar esforços justamente em quem quer e precisa comprar.

2 – Não criar conteúdos com regularidade

A palavra-chave do inbound marketing é relação. Trata-se de uma maneira inovadora de convencer os usuários a comprar sem ser agressivo com propagandas. É uma maneira de comunicar mais próxima e adaptável ao perfil do usuário.

Para garantir uma relação promissora entre leads e seu cliente, é preciso manter uma regularidade nos conteúdos. Falhas na estratégia podem fazer com que em certo período se publique muito e depois o usuário, já interessado no assunto, fica sem ser alimentado por um longo período, perdendo o interesse ou buscando suprir suas necessidades em outro lugar.

Por isso, é importante manter a frequência dos conteúdos, alinhados com a estratégia do funil de vendas, fazendo com que os usuários e futuros leads passem tranquilamente entre uma fase e outra. Isso só acontece tendo os materiais certos na hora certa. Você já deve ter entendido que a palavra de ordem é planejamento. Somente assim não serão perdidos os esforços de atração e os resultados serão melhores.

3 – Pensar a curto prazo

Esse é um erro muito comum, principalmente para as agências que iniciam agora no inbound marketing. Interessadas em garantir o cliente, oferecem as soluções para o déficit nas vendas em um mês, dois meses, um trimestre. Quem conhece a estratégia profundamente sabe que não é assim que funciona. Também não adianta oferecer milagres porque depois não será possível entregar o resultado esperado. Lembre-se:

  • Os perfis do seu cliente nas redes sociais demoram para ganhar relevância
  • Leva tempo para que os usuários cheguem organicamente ao conteúdo
  • É preciso respeitar as necessidades de cada usuário na etapa do funil
  • O consumidor precisa saber que tem uma necessidade, que há caminho para solucioná-la e, por último, porque a empresa de seu cliente é a melhor solução
  • A nutrição de leads tem que ser fundamentada com e-mail marketing e conteúdos personalizados

Se o interesse da empresa for gerar um grande impacto em pouco tempo, a saída é o outbound. O inbound entra em campo para oferecer resultados mais garantidos e duradouros no médio e longo prazo. É preciso, como já dissemos antes, estabelecer uma relação com os usuários, uma ligação forte, estável e de connfiança. Isso demanda tempo e qualidade na oferta do conteúdo.

4 – Conteúdos de baixa qualidade

Esse erro também aparece com frequência nas agências que querem manter os clientes a qualquer preço. Para conquistá-los, baixam o preço da aplicação do inbound marketing e depois, para compensar, é preciso cortar custos, como na produção de conteúdo.

É importante deixar claro que todo o processo só é possível com a oferta de materiais de qualidade e relevantes. Qualquer item que interfira nestes conceitos colocará em risco os objetivos e os resultados. Se o conteúdo ofertado, seja no topo do funil, no meio ou no fundo apresentar falhas ou for raso demais, o usuário perderá a confiança e o desejo de compra. E isso não pode acontecer.

5 – Não alinhar marketing e vendas

Outra falha comum no processo de inbound marketing é as áreas de marketing e vendas não interagirem, principalmente se o marketing for executado somente pela agência e fora da empresa do seu cliente. Isso compromete todo o planejamento.

Não adianta traçar uma estratégia para atrair o usuário, transformar em lead e fazer a nutrição se o vendedor não atender o cliente em potencial rapidamente. Outra quebra na comunicação acontece também no pós-venda, quando os dados da compra não são alimentados nas plataformas de automação de marketing, impedindo que a empresa saiba o quanto gastou para atraiar os leads e qual o impacto efetivo em vendas.

Foco na estratégia

O inbound marketing não tem um panorama de leis que precisa ser cumprido à risca, nem um pacote de soluções pronto para ser executado fielmente. Mas é sim uma estratégia forte de conversão que tem conceitos básicos que devem ser levados em conta. Fazer adaptações que destruam essas bases coloca em risco todos os objetivos e a entrega dos resultados. Para evitar problemas, aprofunde o conhecimento de sua agência sobre o inbound marketing e, se necessário, contrate uma consultoria. Na hora de vender, destaque os pontos fundamentais do planejamento para convencer o seu cliente a não fazer adaptações, principalmente para baixar custo. Enfoque que em comparação com outras estratégias, essa já é a mais barata e eficiente do mercado. E se tratando de um momento de crise, vale a pena estabelecer uma relação duradoura com os clientes e futuros consumidores, mesmo que isso demande tempo. Bom trabalho!

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