Como criar landing pages que convertem mais

5 de junho de 2017


Se há uma estratégia queridinha das empresas que desejam aumentar seus resultados, ela atende pelo nome de landing pages, certo? E justificativas não faltam para isso! Dados de mercado indicam que 45% dos usuários que visitam essas páginas são mais propensos a comprar um produto. As taxas de conversão de quem usa essa estratégia tendem a saltar para 80%. Nada mal, né?

Mas esse resultado não acontece de graça. É preciso que a landing page siga as melhores práticas de mercado, desenvolvidas por gigantes do setor, que dão demonstrações gratuitas de softwares de automação de marketing digital focados na construção de landing pages com ótimas taxas de conversão.

É lógico que essas soluções dão uma mão e tanto para as empresas facilitarem a criação de suas páginas focadas em conversão. Mas para as agências se diferenciarem no mercado, é interessante contar com uma ferramenta que permita 100% de personalização e customização das landing pages, como a Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) oferece. Dessa forma você pode criar algo com a cara do seu cliente e mostrar o seu diferencial.

Além de usar a criatividade, você precisa ficar de olho nesses elementos fundamentais para aumentar as taxas de conversão das landing pages. Confira!

5 elementos indispensáveis para landing pages campeãs (com design exclusivo e lindo!)

Fique de olho nestes cinco elementos fundamentais para desenvolver uma landing page campeã de conversão e, por consequência, de resultado.

1. Objetivo e proposta de valor bem claros

O primeiro passo para quem deseja criar uma página focada em conversão é estabelecer o objetivo dela e a proposta de valor que se pretende com esse canal. A partir disso, é preciso ter uma redação primorosa para comunicar com clareza esse propósito aos visitantes da página. Em geral, são quatro itens que compõem essa apresentação:

  • Título principal;
  • Subtítulo que explique em poucas palavras;
  • Mensagem de apoio para detalhar melhor a proposta;
  • Explicação final.

Tanto a mensagem de apoio quanto a explicação podem ser apresentadas em forma de bullets points (ou seja, itens explicativos, como os que utilizamos acima).

2. Recurso visual de impacto

As landing pages responsáveis por aumentar a venda em até 47% (conforme estatísticas de mercado) usam recursos visuais que capturem a atenção do internauta que chega nela. Isso pode ser feito de duas formas: uma foto bem impactante ou um breve vídeo que complemente a proposta de valor comunicada em forma de texto.

Outro recurso que pode auxiliar – e bastante – na estratégia é o uso do “Conteúdo Dinâmico”. Ao definir o conteúdo mais adequado para cada persona, é possível disponibilizar a imagem mais adequada conforme o perfil do lead. O objetivo de um recurso como esse é aumentar, sensivelmente, as taxas de conversões nas landing pages.

3. Benefícios do seu produto/serviço

Na sequência da página, normalmente, é apresentada uma lista sucinta sobre os benefícios da oferta. Você pode usar recursos visuais (como ícones gráficos) e, abaixo, deles apresentar características.

Por exemplo: se sua página for sobre uma caixa de som wireless, você pode colocar a duração da bateria, como é feita a conectividade e quanto tempo leva para carregar.

Importante: na construção de landing pages é possível criar uma série de páginas de conversão de acordo com o funil de vendas. Basta criar as peças e prever quais serão as conversões necessárias a partir das ações realizadas.

A Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) disponibiliza todos esses recursos nativos no software.

Você pode fazer o teste gratuito aqui!

4. Recomendações ou indicações

Outro ponto importante de incluir na sua landing page é o que se chama no mercado de influência social. Trata-se de recomendações de pessoas influentes ou com conteúdos representativos na fala de clientes, que ajudam no poder de convencimento dos demais argumentos que são colocados ali.

Utilize a frase, o nome completo, o cargo e a empresa dos depoentes sempre com a imagem do seu perfil. Tudo isso é imprescindível para a credibilidade do material apresentado.

5. Objetivo de conversão

Por último, outra estratégia que não pode ser ignorada é manter um call-to-action (CTA) muito claro. O que é isso? É a isca que você vai lançar para que o visitante que chegar na página se sinta atraído para que seja gerada a conversão. Nesse caso, a conversão pode ser um cadastro, uma venda de produto, a inscrição em um curso, uma demonstração do software etc.

Dica adicional: Teste A/B

Por fim, seguindo essas cinco recomendações você estará mais bem preparado para colher ótimos resultados. Ao implementar, é importante analisar os resultados e realizar testes (como teste A/B), com variação de conteúdos ou de imagens para saber aquilo que é melhor para convencimento da sua audiência. Não é tudo que vai funcionar, por isso é fundamental monitorar os resultados o tempo todo para realizar as modificações a tempo de garantir o sucesso de suas campanhas.