Como integrar as ações de marketing com CRM
15 de maio de 2017
Você já sabe que é necessário que as áreas de marketing e vendas trabalhem juntas para sua agência e seus clientes terem mais resultados. Inclusive, já contamos os 6 benefícios que o Smarketing pode trazer para a sua empresa. No entanto, é preciso um pouco mais do que alinhamento e boa vontade para os planos darem certo: os times precisam, também, que os softwares utilizados em cada departamento conversem entre si.
Como assim? Pense: se o lead, afinal, precisa caminhar pelo funil de vendas, a nutrição com informações necessita ser coerente com as estratégias comercial e marketing adotadas. Lembrando que o objetivo é fazer com que o prospect do cliente da sua agência esteja o mais orientado possível durante a jornada de compras.
Por isso eu lhe pergunto: a sua plataforma de automação de marketing está integrada com o seu CRM? Se ainda não estiver, entenda por quê considerar essa integração.
1. Trabalho integrado é sinônimo de agilidade
As informações sobre seus clientes ficam agrupadas em planilhas separadas? Os vendedores não têm acesso às informações do software de automação de marketing sobre seus clientes? Algum lead que já entrou em contato disse que fez uma pergunta no Facebook ou já mandou e-mail e seu vendedor não está por dentro da informação?
Pois é, quando as informações sobre seus contatos (leads) são unificadas entre o software de automação digital e o CRM isso para de acontecer, já que os dados sobre o perfil, engajamento e estágio do funil de vendas (que mencionaremos no próximo tópico) de cada lead passa a ser integrado.
Isso é essencial para empresas que já trabalham com marketing digital e precisam escalar os negócios, o que só é possível com automação de processos que faz a entrega de leads qualificados para o time de vendas.
Sem falar que a integração entre o CRM e a automação de marketing garante que as informações não sejam duplicadas e, consequentemente, você não terá mais a equipe de vendas ou de atendimento entrando em contato com a pessoa mais de uma vez. Ou seja, você economiza tempo, ganha produtividade e a sua venda será personalizada, pois você conhece todos os passos do lead e do que ele realmente gosta.
2. Nutrição do lead pelo funil de vendas
Quando a automação de marketing e o CRM estão integrados fica mais fácil de seguir os leads que passam pelo funil de vendas e determinar quem está pronto para ser abordado pela equipe de vendas, pois já demonstrou interesse suficiente.
Isso porque os leads podem ser classificados pelo lead scoring e serem passados automaticamente para a equipe de vendas depois de atingirem determinada pontuação, segundo parâmetros estabelecidos previamente.
A equipe de marketing também pode acompanhar as oportunidades que tornaram-se clientes e que estarão prontas para serem fidelizadas por meio de campanhas já programadas. E, claro, conhecer os perfis das oportunidades perdidas que voltaram para serem nutridas novamente.
Além dos itens que são definidos no Smarketing, como as metas, alinhamento de cada etapa do funil de vendas e compartilhamento das personas, é importante que as duas áreas tenham esse panorama e façam o acompanhamento das ferramentas no dia a dia.
3. Acompanhe os resultados para ter mais vendas
Os times de marketing e vendas do seu cliente já estão integrados e interagem bastante no dia a dia? Se a resposta for SIM, com a integração da automação de marketing com o CRM ficará fácil acompanhar os resultados e avaliar o que funciona ou não, ajustando cada etapa do funil para atingir as metas e ter mais vendas.
Se a resposta for NÃO, procure casos de sucesso em websites especializados e apresente ao seu cliente. Outra leitura que pode ser interessante para ele pode ser o livro “Predictable Revenue Book | How to Generate Scalable Leads”, best seller dos autores Marylou Tyler e Aaron – este último estará em agosto, no Brasil, em evento promovido pela HSM. Confira!
Independentemente de estar ou não integrado, o seu cliente necessitará estar à par das novas métricas. Reúna-se com o ponto focal, estabeleça quais são os resultados mais importantes (geração de leads; leads qualificados; oportunidades; custo de aquisição de clientes; otimização de custos por vendas; entre outros).
A integração entre as duas ferramentas também possibilita que o time faça mais com menos. Dessa forma, o seu cliente precisará ter menos pessoas no time de vendas e terá uma performance melhor, pois a equipe terá todas as informações em mãos para fechar mais negócios.
Na prática…
Agora que você já deve ter entendido a importância de integrar as ações de marketing com CRM, vamos à prática. Verifique se seu software de automação de marketing ou seu CRM possui algum API de integração e com quais ferramentas é possível integrar. O Zapier, por exemplo, permite a integração em quase todos os principais CRMs, como Zoho, Pipedrive, Nimble, etc.
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Por Daniel D’Amelio
SMarketing Manager da SharpSpring Brasil, possui experiência de mais de 18 anos de mercado. Realiza palestras, treinamentos e cursos em todo o país para iniciantes ou experientes profissionais de Inbound Marketing. Além de já ter contribuído para estruturação e desenvolvimento de mais de 100 agências digitais do país. Linkedin