Como unir a equipe de marketing e vendas?
11 de março de 2016
Fazer com que a equipe de vendas e a equipe de marketing trabalhem juntas, dividindo informações e dando suporte para ampliar os negócios, é o ideal de qualquer empresa. Caso isso ainda não tenha acontecido, o melhor é estabelecer rapidamente essa relação com metas. A utilização da plataforma de automação de marketing pode ser a saída para fazer com que todos trabalhem para alcançar estas metas e para tornar os profissionais mais eficientes.
Temos observado uma grande mudança de postura nas equipes de nossos clientes quando conseguimos integrar as plataformas de marketing e vendas fazendo com que o fluxo de geração e conversão de leads seja pensado de maneira conjunta.” Comenta Gabriel Motta, da agência de marketing digital Ingage.
Vamos explorar aqui os diferentes aspectos que tornam a automação de marketing uma poderosa ferramenta para aumentar os negócios e fazer com que as equipes de marketing e vendas interajam cada vez mais.
Lead nurturing
Se alguma vez você já fez a nutrição de leads de forma eficiente, então você já deve saber porque ela é tão importante. A nutrição de leads ajuda a impulsionar as vendas com clientes potenciais que possuem necessidades a longo prazo. A automação de marketing ajuda a você trackear e gerenciar aqueles leads em vários estágios antes do fechamento da venda.
Quanto à rapidez, vendas de curto prazo são ótimas, você pode gerar vários relacionamentos de longo prazo e repetir negócios através do lead nurturing. O propósito de fazer isso é avançar os leads de conhecimento básico dos seus produtos, para perguntas e considerações, e então, finalmente a compra.
Outbound marketing
As ferramentas da automação de marketing utilizam outbound marketing para fazer o follow-up e segmentar os leads de inbound sales.
Uma vez que você segmenta os leads através do sistema de automação de marketing, você pode nutrí-los individualmente através de e-mails de follow-up para persuadí-los, ou chamar a sua atenção antes que eles conversem com alguém da equipe de vendas. O processo de outbound marketing é acionado por uma ação do cliente. Isso leva a e-mails sendo gerados e enviados com o conteúdo que você desejar – desde maiores informações dos produtos, ou até mesmo, a convites para um webinar ou podcast!
Se você receber respostas destes e-mails você saberá que este lead ainda está interessado em saber mais quando estiver pronto.
Campanhas publicitárias especializadas
Você pode pensar que a automação de marketing é como um garçom, que serve individualmente seus leads, distribuindo vários elementos da campanha preparados pelo time de marketing.
Por exemplo, você pode enviar comunicação aos clientes no formato de pesquisas, solicitando informações por e-mails para que eles respondam positivamente. Pode também enviar campanhas que eles expressem interesse e tenham contato básico com seu site.
De qualquer maneira, a plataforma envia as mensagens no tempo certo, com base em comportamentos, o que resulta em alta qualidade dos leads para serem acompanhados pela equipe de vendas.
Maior produtividade
A automação de marketing torna o time de vendas mais produtivo quase que automaticamente. Em vez de perder tempo com leads frios, os vendedores conseguem possíveis compradores de qualidade e que já estão muito perto de realizar a compra. A ferramenta cria listas com base nos e-mails respondidos em site, podendo analisar as atividades da página para gerar uma lista de qualidade.
A equipe de marketing também pode tirar ideias das mensagens respondidas dos leads e usar as informações para fazer campanhas melhores.
Uma solução
Quem ainda não conseguiu a tão sonhada integração entre vendas e marketing pode conseguir agora com a ferramenta de automação de marketing. Ao utilizá-la de maneira correta, você pode obter resultados promissores com as equipes, quase instantaneamente, permitindo visualizar os clientes e futuros clientes com mais clareza e gerando dados mais precisos para embasar campanhas e planejamentos da empresa.