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Como usar as mídias sociais para o marketing B2B?

24 de março de 2016


Aqueles que acham que o potencial das mídias sociais pode ser explorado apenas por empresas B2C, estão equivocados. As ferramentas das redes sociais podem contribuir, e muito, para a estratégia de comunicação de uma empresa B2B.

Por esse motivo, listamos 6 dicas que vão auxiliar você a usar as mídias sociais corretamente no seu negócio B2B:

 

1. Definindo seus objetivos

Definir seus objetivos nas redes sociais é o primeiro passo para o sucesso. Criar uma estratégia que responda perguntas básicas, como por exemplo, “Onde eu quero chegar? Por quê? Como?” são fundamentais para um bom planejamento. Estabelecer métricas para avaliar se as ações estão de acordo com as expectativas e fazer uso de ferramentas de rastreamento como o Google Analytics, é importante para saber de onde vêm os leads e quais ações geram mais vendas.

 

2. Cobrindo o terreno

O investimento na criação de páginas corporativas nas principais mídias sociais são um passo importante na abertura de novos negócios, pois a aproximação com o seu público estabelece uma interação de igual para igual. Para isso, é necessário encontrar seu público e identificar as suas necessidades, e saber onde eles se informam. Isso pode ser feito através de ferramentas de monitoramento pagas como o Scup, ou gratuitas como Cyfe.

 

3. Participando de comunidades

Além da criação de páginas, a participação ativa em fóruns, comunidades e grupos do setor aumenta a capacidade da empresa de conquistar novos clientes. O LinkedIn, por exemplo, pode ser utilizado como portfólio, auxiliando na identidade e no posicionamento da marca. O blog, outro exemplo, pode ser uma ótima vitrine para os conteúdos produzidos.

 

4. Valorizando o conteúdo

Em relação ao conteúdo, peça chave desse assunto, oferecer materiais de qualidade e que realmente sejam úteis para os seus potenciais clientes são essenciais. Conteúdos relevantes podem despertar interesse de outras organizações em adquirir seu produto ou serviço, pois a sua empresa inspira credibilidade e domínio sobre o tema. E-books, blogs e guias são apenas alguns formatos disponíveis para conteúdo web. É interessante vincular ao consumo desse material um formulário, captando os dados relevantes de quem deseja consumir o conteúdo ofertado.

 

5. Usando calls-to-action

Inserir botões de compartilhamento (CTA ou call-to-action), é uma ótima opção de disseminação de conteúdo e, consequentemente, disseminação da sua marca. Além disso, eles facilitam a navegação do usuário e possuem poder persuasivo, fazendo com que o usuário faça o que você deseja. Seja para responder enquetes, indicar aplicativo, votar em postagens ou acessar links, os CTAs possuem grande funcionalidade.

 

6. Preocupando-se com a aparência

Outra dica importante é se atentar ao layout, pois não adianta atrair pessoas para um site/blog mal estruturado ou pouco atrativo. O layout é responsável pela transmissão de seriedade e confiança, quanto mais simples, objetivo, personalizado e específico, maiores são as possibilidades de consolidar clientes e fortalecer o nome da empresa na Web.

As empresas B2B estão cada vez mais presentes nas redes sociais. Essas plataformas de comunicação e relacionamento dão uma face mais humana às empresas, e a partir disso, é construída uma relação de confiança, gerando leads e reconhecimento da marca. A IBM por exemplo, é a líder em reconhecimento digital entre as empresas B2B analisadas pela Brandwatch na pesquisa B2B Social Media Report 2015, ela tem tido uma atuação consistente nas redes sociais, possui mais de 700 mil seguidores na página do Facebook e mais de 200 mil no Twitter.

Sobre o Autor

Autor Ricardo ForteRicardo Forte é fundador da agência 10FC, especializada em Inbound Marketing.
Com mais de 15 anos de experiência no varejo/e-commerce, tornou-se especialista de Inbound Marketing porque acredita que é a melhor estratégia para as empresas gerarem novos negócios.

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